É oficial, deu positivo e estou gestando minha nova carreira
Como uma montanha-russa, a vida sempre está nos surpreendendo e nos teletransportando para novas experiências.
Texto escrito por Andressa Gomes, Escritora BiT
Nossa cabeça automaticamente nos teletransporta para o primeiro carrinho da montanha-russa da nossa vida. Estamos subindo e descendo diariamente, um misto de ansiedade e coragem emanam de mim.
É como me sinto neste momento de migração de carreira, estou gerando uma nova profissional que viveu e formou-se inteira em Marketing, mas que agora faz nascer uma nova profissional em uma área um pouco distante do que antes era conhecido.
A princípio, a ideia era embrionária. Estava interessada em aprender algo novo, me senti desafiada e também insegura, será que serei boa o suficiente? Nesta etapa fiz muitas pesquisas, quis conversar com mulheres que vivenciaram a transição de carreira para a área da tecnologia. Como era o dia a dia delas? Como se sentiam? Ouvir outras histórias nos ajuda a nos enxergar melhor, entender em qual etapa estamos no nosso próprio desenrolar da história e enquanto isso, subindo e descendo na mesma montanha-russa de emoções.
Tenho consciência de que terei algum tempo de incubação pessoal pela frente, onde será necessário conhecer este novo universo.
O próximo passo era me aproximar mais disso, me reconhecer e ser vista como alguém que está gestando uma nova carreira aos 25 anos. Participei do {Reprograma} , iniciativa de impacto social que foca em ensinar programação para mulheres cis e trans. No decorrer dos encontros, eu respirava aliviada, “eu realmente sou boa nisso!”. Me sinto capaz, inteligentíssima e posso aprender coisas de uma área totalmente apartada da minha vivência diária. Bingo!
Começo a me sentir diferente. Com o decorrer do tempo vou mudando e já não é mais possível esconder o que estou formando. Compartilho com meus colegas e amigos o que já está visível, sou comunicadora, mas a outra metade quer tornar-se também uma pessoa tecnológica por minha própria escolha e decisão. Sempre gostei de aprender coisas novas e me sentir desafiada. Porque não? Afinal, estamos no século XXI e podemos escolher, sem preconceitos, o caminho do qual queremos seguir.
No momento, estou vivendo um dia de cada vez. Tomando consciência sobre mim e sobre este novo mundo no qual estou ingressando. Respiro fundo confiante e certa de que estou tendo um desenvolvimento saudável e de que em breve teremos uma nova etapa gigantesca para descobrir.
Vamos juntas?
Mulher periférica, comunicadora, sonhadora e realizando tudo aquilo que vai contra a estatística de onde venho. Atualmente migrando da carreira de Marketing para o gigantesco mundo da tecnologia. Conduzida por uma corrente elétrica de mais de 220v, empolgada e imparável.
Andressa Gomes é uma Escritora BiT. Para saber mais sobre ela, acesse: