5 maneiras de usar o ChatGPT para ganhar tempo

Stéfany Coura Coimbra
Brazilians in Tech
Published in
4 min readOct 16, 2023

O ChatGPT é uma ferramenta que vem bombando e é muito usado tanto para economia de tempo nas nossas tarefas quanto para aplicações não tão nobres assim (você sabe do que eu tô falando). Me segue que vou te mostrar o lado bom da Força!

Texto escrito por Stéfany Coura Coimbra

Foto: ChatGPT
  1. Crie textos e roteiros para seu projeto
Foto: Usando ChatGPT para escrever um texto

Se você escreve textos para blogs, livros ou mesmo queira mandar um email específico para alguém, pode usufruir do ChatGPT para isso. Basta ir até o chat dele e pedir que escreva pra você sobre um tópico. Só cuidado! Caso a versão da ferramenta não seja recente e mesmo sendo, podem haver erros quanto a datas, fatos e pessoas. Minha dica é: depois da geração do texto, cheque direitinho essas informações! Também consegue pedir a ele que construa personagens, faça brainstorms e até mesmo quebra-cabeças para RPGs!

2.Ensine coisas novas para o ChatGPT

Foto: Ensinando e pedindo um mapa mental para o ChatGPT

Vamos supor que queira montar um mapa mental. Dependendo da versão, ele não vai conseguir gerar pra você. Porém, nem tudo estará perdido. Você pode explicar o que é e como é feito um mapa mental através de um exxemplo e pedir pra ele gerar um novo depois. Ele vai compreender a estrutura e vai entregar uma resposta com o mesmo esqueleto. Só um ponto: não espere que ele gere algo visual, porque a ferramenta não tem essa função (pelo menos não ainda).

3.Planeje sua viagem e pegue dicas de lugares para ir

Foto: Pedindo planejamento de viagem para o Japão

Está com uma viagem programada? Se quiser ter dicas do país ou cidade, por exemplo, peça para o ChatGPT construir um plano de viagens para você. Ele consegue te entregar uma sugestão para cada dia com detalhes de lugares turísticos e ainda dar algumas diquinhas ao final. Claro, você pode não só se limitar a ele, mas já é um bom plano de partida para visualizar melhor sua viagem e até mesmo ficar sabendo de lugares para pesquisar com mais detalhes preços e dias de funcionamento.

4.Peça um resumo ou explicações sobre questões ou artigos científicos

Foto: Perguntando o que significa um trecho de artigo para o ChatGPT

Essa dica me ajuda bastante enquanto estou escrevendo e lendo artigos, principalmente quando abordam um tema mais complexo. Eu utilizo o ChatGPT copiando o texto ou parte do texto para dentro da plataforma e perguntando o significado de trechos ou expressões. Também se estou tentando resolver uma questão para estudo, mas ela está meio confusa, uso a ferramenta para tentar dar uma clareada. Muitas vezes funciona e consigo seguir adiante.

5.Pergunte trechos de código para o ChatGPT

Foto: Pedindo código, em C++, para contagem de caracteres repetidos em String

Você consegue também pedir que ele gere um código para você, só que muito cuidado, porque nem sempre vai dar certo, especialmente se for algo mais complexo, como geração de modelos mais completos de IA. Porém, se ao desenvolver precisar de uma função do Python, C++ ou qualquer outra linguagem de programação, você pode perguntar ele e recebe como é montada a função para que a integre no resto do seu código. De uma forma ou outra, gerando um código completo ou parte dele, precisa ir até sua IDE favorita e rodar para checar se funciona como esperado ou precisa de modificações.

O ChatGPT é uma plataforma que carrega suporte a aplicações incríveis e está sendo uma das bases para o avanço da inteligência artificial e outras ferramentas similares mais completas ou com propósitos mais específicos. Precisamos é ter mais cuidado ao utilizar a plataforma, pois ainda assim, ela não substitui completamente tarefas do ser humano, já que muitas precisam ser verificadas antes de colocadas em prática.

Stéfany é Editora do Blog BiT. Para saber mais sobre ela, acesse:

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/stefany-coimbra/

Instagram: @ster.coimbra

GitHub: https://github.com/stefanycoimbra

Linktree: https://linktr.ee/stefanycoimbra

Stéfany é apaixonada por tecnologia e também redatora do Blog BiT! É uma dev mineira, adora pão de queijo, pizza e de participar de Hackathons.

Estudante de Engenharia de Computação na Unifei — Universidade Federal de Itajubá, tem muito interesse em tópicos de Inteligência Artificial e Segurança da Informação. Já foi integrante da Equipe Uai!rrior de Robótica por quase 3 anos, maratonista de programação e, no ano de 2023, foi parar do outro lado do mundo na Coreia do Sul, fruto de um intercâmbio na KNU — Kyungpook National University, Daegu.

--

--

Stéfany Coura Coimbra
Brazilians in Tech

I'm passionate about tech, games, series, movies, travel, writing, programming and pizza!