A Magia das Palavras: de anotação a anotação

Stéfany Coura Coimbra
Brazilians in Tech
Published in
4 min readNov 10, 2023

Neste texto, compartilho como anotar frases de filmes e séries se tornou um hábito interessante para mim. Descubra como essas palavras da tela inspiraram minha criatividade e autoconhecimento, revelando o poder incrível das citações cinematográficas!

Texto escrito por Stéfany Coura Coimbra

Foto: Freepik

Antes da gente começar, dê um play pra ir escutando uma musiquinha enquanto lê (Blue, de V):

Áudio: Música Blue, de V

PS.: Essa é a música que estava ouvindo enquanto escrevia esse texto para você.

“O mundo é cheio de possibilidades. Venha! Que tal provar ao menos uma?” — Stéfany Coura Coimbra

Há algo incrivelmente mágico nas palavras que ecoam das telas de cinema e dos episódios de séries de TV. Elas têm o poder de nos fazer rir, chorar, refletir e, por vezes, até mudar nossas vidas. Por isso, decidi iniciar um hábito simples, mas profundamente significativo: anotar as frases mais marcantes que encontro enquanto assisto a filmes e séries. Essa jornada de capturar palavras e transformá-las em reflexões pessoais se tornou uma fonte inesgotável de inspiração e aprendizado para mim.

Descobrindo a Beleza nas Palavras

“A vida é muito curta pra perder um segundo.” — Stella, de A Cinco Passos de Você

A primeira vez que abri um bloco de anotações no meu celular para anotar uma frase foi praticamente por acaso. Estava assistindo a uma série (The Blacklist) e uma linha de diálogo simplesmente ressoou comigo (“O tempo é a única coisa que lhe permitirá se encontrar de novo” — Raymond Reddington). Pois é, não sei porque, mas acho que no momento talvez fez um sentido muito forte pra mim. Era como se o personagem estivesse falando diretamente comigo. Foi nesse momento que percebi que essas palavras mereciam ser preservadas e que comecei um pequeno diário de frases.

Conexões e Reflexões Pessoais

O ato de anotar essas frases não é apenas sobre coletar citações brilhantes; é sobre encontrar significado nelas. Cada vez que releio minhas anotações, descubro novas camadas do que escrevi. As palavras se transformam em portais para minhas próprias emoções e experiências. Elas me fazem lembrar de momentos em que me senti da mesma maneira que o personagem, ou me inspiram a agir de forma diferente na vida cotidiana, até mesmo me dando mais criatividade nas minhas atividades.

“Não sei uma nota musical, mas conheço a música tocada.” — Maria Aparecida Coura Coimbra, minha mãe

Pouco depois de ter iniciado esse hábito de anotar frases, veio a pandemia. Eu gosto de acreditar que isso foi uma das coisas que me manteve ainda mais conectada com minha mãe, por exemplo, que estava longe porque não estávamos na mesma cidade no início. Enquanto a gente estava separada fisicamente, começamos um momento nosso de escrever frases, ela sempre me mandava uma, seja de alguém famoso ou importante ou que ela mesmo escrevia. Até hoje estão eternizadas no meu bloquinho de anotações. De vez em vez eu releio elas, principalmente quando bate a saudade.

Inspirando a Criatividade

“A vida é curta e o mundo é vasto.” — Josephine Barry, de Anne with an ‘E’

Além de me ajudar a refletir sobre minha própria vida, anotar frases de filmes e séries sempre alimenta minha criatividade. Comecei a escrever frases por si só, além daquelas que ouço nos meus episódios ou filmes favoritos! Além disso, as palavras dos roteiristas e dos personagens me mostram novas formas de contar histórias e incrivelmente às vezes v~em no momento que preciso ouvi-las.

“Sou um mistério envolto em uma charada enigmática.” — Anne with an ‘E’

As palavras têm o poder de nos conectar uns aos outros, de nos fazer refletir sobre quem somos e de nos inspirar a sermos melhores. A simplicidade deste hábito torna-se uma celebração diária da riqueza da linguagem e do poder transformador das histórias. Então, da próxima vez que você assistir a um filme ou uma série, fique atento às palavras que ressoam em você — você pode guardar esses pequenos tesouros.

Stéfany é Editora do Blog BiT. Para saber mais sobre ela, acesse:

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/stefany-coimbra/

Instagram: @ster.coimbra

GitHub: https://github.com/stefanycoimbra

Linktree: https://linktr.ee/stefanycoimbra

Stéfany é apaixonada por tecnologia e também redatora do Blog BiT! É uma dev mineira, adora pão de queijo, pizza e de participar de Hackathons.

Estudante de Engenharia de Computação na Unifei — Universidade Federal de Itajubá, tem muito interesse em tópicos de Inteligência Artificial e Segurança da Informação. Já foi integrante da Equipe Uai!rrior de Robótica por quase 3 anos, maratonista de programação e, no ano de 2023, foi parar do outro lado do mundo na Coreia do Sul, fruto de um intercâmbio na KNU — Kyungpook National University, Daegu.

--

--

Stéfany Coura Coimbra
Brazilians in Tech

I'm passionate about tech, games, series, movies, travel, writing, programming and pizza!