Como usar seu stream de música favorito para o aprendizado de idiomas

Stéfany Coura Coimbra
Brazilians in Tech
Published in
6 min readOct 9, 2023

Se você é como eu e adora ouvir aquela musiquinha para relaxar, na hora do banho, cozinhando, caminhando, limpando a casa ou mesmo fazendo suas tarefas da escola ou do trabalho, por quê não usamos isso também como uma ferramenta no aprendizado de idiomas?

Texto escrito por Stéfany Coura Coimbra

Foto: Tela do Spotify PC

Sabia que dá pra expandir nosso aprendizado em um idioma através da música? E mais, dá pra utilizar os recursos da nossa plataforma de stream favorita pra isso.

Pratique a velocidade de leitura na sua língua alvo

Você consegue acessar seu aplicativo, seja ele Spotify, Deezer, Youtube Music, Amazon Prime Music ou outro, dar play nas músicas que gosta e acessar a letra para acompanhar e tentar cantar junto. Isso faz com que treine a pronúncia do idioma e desenvolva uma maior fluidez. Não necessariamente precisa entender o significado logo de cara. Atualmente estou estudando coreano e continuo praticando meu inglês. O que eu faço é sempre pegar uma música que gosto, abrir a letra e tentar cantar. Se gosto demais do que estou ouvindo, faço esse processo várias vezes, voltando e tentando repetir as partes que não peguei direito. Na primeira vez escuto toda a faixa, depois vou voltando nas partes aos poucos que não compreendi.

Sabe o que é incrível nesse processo? Independente do idioma, vão existir inúmeras músicas, muitas vezes em diferentes ritmos e estilos que pode escolher e, ao selecionar as faixas que gosta, vai se tornar mais divertido treinar a leitura com elas. Outro ponto é que: sim, podem haver erros gramaticais na música ou mesmo você pode se questionar “mas é que as pessoas não falam desse jeito e não usam exatamente essas expressões”. Tudo bem, mas os livros e notícias que lê no idioma também não refletem muitas vezes como as pessoas falam, só que para aprender um idioma, é preciso que imersamos nele. Se pensar assim, então quando uma música tocar não vai conseguir identificar o significado, não conseguirá viver num país da língua, porque não vai conseguir assistir televisão e ver as notícias.

Pratique ouvir coisas no idioma que está aprendendo

Você consegue usufruir das músicas como falei no tópico anterior, mas também de podcasts, por exemplo. Se você é fã desse universo, então o céu não é o limite, porque pode treinar escutar pessoas conversando ou falando sobre um assunto no idioma que está aprendendo. Além disso, consegue desenvolver um vocabulário de áreas mais específicas, como software, física, matemática, negócios, comida …, devido a variedade de programas que existem. Se trabalhar com músicas também pode aumentar sua percepção de gírias e cultura. Muitas expressões não aprendi em cursos de idiomas, mas em músicas, filmes e séries.

Ouça músicas e/ou podcasts de nativos e não-nativos

No começo sei que isso pode bagunçar a nossa cabeça, mas se já está mais avançado na língua, pode ouvir coisas de nativos e não-nativos, porque seja lá qual for seu objetivo, seja viajar ou oportunidades de carreira, na vida, em qualquer situação podem surgir pessoas que precise se comunicar, mas que carregam sotaque e mesmo vocês com a mesma língua podem acabar se perdendo. Vamos supor que esteja aprendendo inglês. Hoje é um idioma requisito em diversas vagas de emprego pelo mundo. Nós brasileiros vamos falar com um sotaque, os chineses vão falar com outro, os indianos usam completamente outro, os franceses carregam outro sotaque e por aí vai. Isso sem contar as diferenças de sotaques dentro do próprio país que tem a língua pelo menos como uma das oficiais, como é o caso dos Estados Unidos e Inglaterra.

Use os recursos das próprias plataformas de música e outros extras

Para expandir seu aprendizado do idioma, caso queira traduzir a música para verificar o significado e estudá-la, no caso do Spotify, por exemplo, há um tradutor embutido para o aplicativo mobile. Com ele, você pode acompanhar a letra e a tradução. Provavelmente as outras plataformas possuem isso, basta dá um Google que vai encontrar.

Foto: Função Tradutor do Spotify Mobile

Também você consegue usar outros recursos, como o site https://lyricstranslate.com/, em que consegue pesquisar a música e artista, verificar a letra, video e também as traduções disponíveis.

Foto: Música You’re Beautiful, de The Rose, acessada pelo Lyrics Translate

Outro site é o https://genius.com/. Nele, se criar uma conta, consegue também fazer anotações na letra da música para voltar e rever. Além disso, pode acessar as anotações que estão lá públicas e que até mesmo ajudam a entender o significado de partes de música.

Foto: Música cardigan, de Taylor Swift, acessada pelo Genius

Além disso, há extensões para o navegador que pode instalar e que podem traduzir, achar informações e te ajudar a navegar melhor pela letra da música, como o definer, que pode ser utilizado no Google Chrome para este fim.

Foto: Música Rainy Days, de V, analisada com a extensão definer

Dicas para o aprendizado de idiomas usando os streams de músicas

  • É interessante falar aqui que não acho que somente essas ferramentas que mencionei pra você sejam suficientes para o domínio de um idioma. Talvez seja importante, na minha opinião, um aprendizado mais formal principalmente se estiver começando, mas cada pessoa encontra uma forma de aprender, tem gente que de maneira autodidata, outras a partir de um curso de idiomas. Ainda assim, esses tipos de plataformas podem ser essenciais para prática e avanço na língua.
  • Aprenda a partir de coisas que gosta e que sinta curiosidade. Eu, particularmente, acredito que funciona muito para mim utilizar música no meu dia a dia para progredir nos idiomas que estou me desenvolvendo, porque se gosto muito de uma música posso escutar ela muitas vezes, não me canso, sempre volto nela para testar minha memória nos significados que aprendi e tudo isso é pelo prazer que tenho em ouvi-la e a curiosidade em saber o que aqueles artistas estão me dizendo.
  • Combine métodos de estudo. Você pode ouvir a música, anotar os significados que não conhece, novas expressões, novas gramáticas ou aquelas que já aprendeu e encontrou na letra. Também pode escrever a música em algum lugar, retirar algumas partes e treinar voltar nela mais tarde para tentar completar apenas ouvindo. Isso treina a nosso ouvido a perceber a entonação e o que a pessoa está dizendo. Meu professor de francês fazia isso com minha turma e confesso que foi uma das aulas mais divertidas que tive na minha vida!

Faça playlists, escute suas músicas e podcasts favoritos e avance nos estudos de um idioma curtindo a vida! Por quê não podemos unir os dois, não é mesmo?

Stéfany é Editora do Blog BiT. Para saber mais sobre ela, acesse:

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/stefany-coimbra/

Instagram: @ster.coimbra

GitHub: https://github.com/stefanycoimbra

Linktree: https://linktr.ee/stefanycoimbra

Stéfany é apaixonada por tecnologia e também redatora do Blog BiT! É uma dev mineira, adora pão de queijo, pizza e de participar de Hackathons.

Estudante de Engenharia de Computação na Unifei — Universidade Federal de Itajubá, tem muito interesse em tópicos de Inteligência Artificial e Segurança da Informação. Já foi integrante da Equipe Uai!rrior de Robótica por quase 3 anos, maratonista de programação e, no ano de 2023, foi parar do outro lado do mundo na Coreia do Sul, fruto de um intercâmbio na KNU — Kyungpook National University, Daegu.

--

--

Stéfany Coura Coimbra
Brazilians in Tech

I'm passionate about tech, games, series, movies, travel, writing, programming and pizza!