Faça você mesmo: Crie apresentações interativas com Canva e Google Slides

Stéfany Coura Coimbra
Brazilians in Tech
Published in
6 min readOct 20, 2023

Se você quer tentar novas ferramentas com seus alunos ou ainda construir várias ideias com seu time, você pode experimentar soltar sua criatividade com o Canva e adicionar interatividade em suas apresentações com o Google Slides!

Texto escrito por Stéfany Coura Coimbra

Foto: Canva + Google Slides

Não sei se alguma vez utilizou o Canva, mas é uma ferramenta muito poderosa com diversos recursos que te ajudam a montar apresentações mais facilmente. Já o Google Slides é como se fosse o PowerPoint online, claro, com as suas diferenças de recursos, mas mesmo propósito.

Hoje vamos adicionar recursos interativos numa apresentação pensando em uma classe de inglês.

1.Crie uma conta no Canva

Primeiramente crie uma conta no Canva.

Foto: Site do Canva

2.Abra o link do template

Eu editei já um template que encontrei no Canva e achei bonitinho. Você pode usar ele, outro da sua escolha ou até mesmo criar seu próprio modelo. A ferramenta tem muitos recursos e a sua criatividade é o limite!

O link do template é este aqui! Se divirta adicionando elementos, trocando fundo, letra ou mesmo use a aba de Apps do Canva para gerar imagens com IA ou colocar recursos extras nos seus slides!

Foto: Aba Apps do Canva

3.Salve a apresentação como PowerPoint no Google Drive

Para isso, vá em Compartilhar, Mais e procure pelo ícone do Google Drive.

Foto: Colocando a apresentação no Google Drive

Ao clicar no ícone, você precisa se conectar ao seu Google Drive e escolher a pasta de destino. Coloque numa pasta de fácil acesso, porque precisamos abrir a apresentação por lá depois. Cuidado com o formato, deve trocar para PPTX e clicar em Salvar.

Foto: Salvando em formato PPTX

4.Abra sua apresentação no Google Slides

Vá até a a pasta do seu Google Drive e clique para abrir com o Google Slides (Apresentações Google).

Vá até Arquivo -> Salvar como Apresentações Google. Precisamos fazer isso paa que possamos utilizar e instalar extensões.

Foto: Abrindo e salvando como Google Slides

5.Instale a extensão Pear Deck

Vá até a aba Extensões, na mesma linha de Arquivo que apareceu agora depois de salvar como Google Slides. Clique em Complementos -> Instalar Complementos. Vai abrir uma caixinha, daí vá até a barra de pesquisa, procure por “pear deck” e instale a extensão. É um recurso para adicionar elementos interativos nos slides com foco em professores e alunos.

Foto: Instalando a extensão Pear Deck

6.Coloque os elementos interativos nos slides

Para ir adicionando os recursos, vá em Extensões -> Pear Deck for Google Slides Add-on -> Open Pear Deck Add-on. Depois, você vai ver ir adicionando os recursos dentro da caixinha verde e, ao final, vá em Start a Lesson para testar. Vai precisar conectar a sua conta para isso.

Foto: Como iniciar o Pear Deck

Você irá navegando pelos slides e clicando nos recursos. Ele vai adicionar uma barrinha da extensão em cada tela que adicionar um elemento interativo. Por exemplo, para o slide Who am I?” eu quero que os estudantes escrevam a resposta, por isso, vou usar o Text ali da direita, com a logo escrita “abc”.

Foto: Colocando o primeiro elemento interativo

No terceiro slide da apresentação, preciso que desenhem, então utilizei o Draw.

Foto: Terceiro slide

No quarto slide, usei o Draggable, porque queria que os estudantes escolhessem a atividade arrastando um iconezinho.

Foto: Quarto slide

Finalmente, no quinto slide, precisei novamente do Text para que os alunos pudessem escrever sobre a rotina deles. Daí pode ser avaliada a escrita em inglês deles.

Foto: Quinto slide

7.Veja o Dashboard do professor e compartilhe os slides com seus alunos

Você deve clicar em “Start a Lesson” depois de adicionar esses elementos. Pode escolher dois modos: um em que os alunos respondam cada um em seu tempo e outro em que acompanhe-os em tempo real. Aqui como exemplo, escolhi o primeiro (Student-Paced Activity).

Foto: Escolhendo o modo da lição

Quando escolher, uma nova aba do Pear Deck vai ser aberta com o acesso do professor, que é você. Daí terá opção de compartilhar um link com seus alunos ou colocar diretamente no Google Classroom se preferir utilizar a ferramenta.

Foto: Escolha o modo de compartilhamento da apresentação

Se clicar para copiar o link e abrir numa nova aba, pode testar a ferramenta fazendo o papel de aluno para ver como funciona. Você pode alterar a opção de pedir ou não Login para o acesos dos alunos. Isso é feito na aba do Google Slides.

Foto: Como alterar opção de solicitação de Login

A visão do estudante dos slides está mostrada abaixo. O estudante pode escrever na caixinha que aparece na tela e isso já é submetido para a professora ou professor.

Foto: Uma das telas interativas na visão do estudante

Além disso, caso haja algum feedback das respostas dadas, é possível se direcionar ao respectivo slide e ver.

Foto: Feeedback

Na tela da professora e professor, é possível ver todas as respostas dos estudantes, dar feedback, convidar outros professores e terminar a sessão para que os alunos não possam mais responder à aquela apresentação.

Foto: Dashboard da professora e professor

Com o Canva e extensões do Google Slides, dá pra fazer muita coisa. Minha dica é: explore bastante essas duas ferramentas, porque são muito poderosas e entregam muitos recursos!

Stéfany é Editora do Blog BiT. Para saber mais sobre ela, acesse:

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/stefany-coimbra/

Instagram: @ster.coimbra

GitHub: https://github.com/stefanycoimbra

Linktree: https://linktr.ee/stefanycoimbra

Stéfany é apaixonada por tecnologia e também redatora do Blog BiT! É uma dev mineira, adora pão de queijo, pizza e de participar de Hackathons.

Estudante de Engenharia de Computação na Unifei — Universidade Federal de Itajubá, tem muito interesse em tópicos de Inteligência Artificial e Segurança da Informação. Já foi integrante da Equipe Uai!rrior de Robótica por quase 3 anos, maratonista de programação e, no ano de 2023, foi parar do outro lado do mundo na Coreia do Sul, fruto de um intercâmbio na KNU — Kyungpook National University, Daegu.

--

--

Stéfany Coura Coimbra
Brazilians in Tech

I'm passionate about tech, games, series, movies, travel, writing, programming and pizza!