Faça você mesmo: Crie sua Primeira NFT
Olá! É um prazer ter você comigo hoje, porque vou criar junto contigo sua primeira NFT para já colocar no mercado!
Texto escrito por Stéfany Coura Coimbra
Bem-vindo à arena de NFTs, minha cara e meu caro invocador (referência de League of Legends, para quem tá familiarizado). Vamos lá?
Antes, deixe eu te perguntar: você sabe o que é uma NFT? NFT significa Non-Fungible Token, que em português pode ser traduzido como Token Não Fungível. É uma unidade única de dados em um blockchain, que representa um item digital ou um ativo único, como uma obra de arte digital, uma foto, um vídeo, uma música, um jogo ou até mesmo um tweet. Quer saber mais? Então corre pra esse texto aqui.
Agora bora começar!
Passo 1: Configurar sua Carteira de Criptomoedas
Aqui vamos utilizar o ETH (Ether) como nossa criptomoeda. Caso prefira outra e já tenha mais conhecimento no assunto, você pode utilizar essa outra carteira. Só tenha certeza de que ela é compatível com Ethereum. Se é nova ou novo na área, recomendo carteiras como a MetaMask ou Trust Wallet.
Neste tutorial, vou usar a MetaMask como carteira. Se estiver utilizando outra, configure-a e familiarize-se com o processo de compra e transferência de criptomoedas.
Se quer ir comigo, vou te mostrar como configurar sua carteira MetaMask. Primeiro, se está em um navegador, como o Edge ou Google Chrome no seu computador, você pode ir no site https://metamask.io/download/, clicar no nome do navegador e baixar a extensão:
Caso queira ter sua carteira também ou só pelo celular, pode ir no site pelo seu smarthphone, clicar em iOS ou Android e fazer o download. Você será redirecionado à sua plataforma de instalação de aplicativos.
Agora, vamos criar uma carteira:
Ao criar uma senha, muito cuidado para não esquecer ela, pois diferente do email, por exemplo, ou outros sites que tenha conta, aqui não é possível recuperá-la se esquecer. Tenha certeza de salvá-la em um lugar seguro e de não perdê-la.
O próximo passo é proteger sua carteira. Você pode criar uma frase secreta de 12 palavras que funciona como uma chave-mestra para seus fundos. NUNCA COMPARTILHE ESSA FRASE! E não esqueça ela também de jeito nenhum! Guarde em locais muito seguros e até num cofre se precisar!
No meu caso, vou criar uma já agora. Para isso, clique em “Proteger minha carteira”. Beleza, ele então vai te levar pra tela onde pode clicar “Revelar Frase de Recuperação Secreta” e ver e anotar sua frase única que ele gerou para você.
Depois, você precisa confirmar as palavras da sua frase para continuar.
Se fez tudo certinho até aqui, vai estar com essa tela:
Clique em “Got it!”. Ele te dirá que a instalação da MetaMask está concluída, clique em “Seguinte” e depois em “Concluído”.
Você conseguirá visualizar sua carteira de ativos assim:
Passo 2: Acesse o Rarible e Conecte sua Carteira
Agora a gente vai usar nossa carteira para conectá-la a uma plataforma de troca, compra e venda. Vamos usar a Rarible. Vá até o site (https://rarible.com/).
No canto superior direito da página inicial, você encontrará a opção para conectar sua carteira. Clique nela e siga as instruções para conectar sua carteira Ethereum à plataforma Rarible:
Como a gente está no navegador, vamos conseguir conectar à nossa carteira que acabamos de criar de uma forma fácil. Escolha MetaMask:
Em seguida, ele pede para que assine sua carteira. Clique em “Assinar”.
Agora ele vai linkar a uma conta da Rarible que vamos criar:
Pronto! Está com sua carteira e usuário Rarible linkados e prontos pra gente ir pro próximo passo, que é fazer o passo a passo de adicionar uma NFT à plataforma.
Passo 3: Passo a Passo de Adição de NFT à Plataforma
Clique na bolinha no canto superior direito e em “Create” -> “NFT”.
Vamos selecionar qual tipo de Blockchain a gente quer, que no caso é a Ethereum.
Depois você pode escolher o tipo de compartilhamento da sua NFT: se vai vender uma única vez ou tê-la como cópias em que várias pessoas podem comprar aquela NFT.
Vamos de “Single”! Queremos uma NFT única e que vire um colecionável raro.
Chegou finalmente a hora de subir sua NFT para a plataforma.
Passo 4: Criando sua NFT
Como tinha dito antes, uma NFT pode ser uma imagem, foto, arte, áudio, vídeo, então a plataforma aceita vários formatos.
Eu quis selecionar uma foto que eu mesma tirei de um lugar como minha NFT. Caso tenha alguma obra digital, foto, vídeo ou áudio que acha que tem potencial, você pode usar. Se estiver sem ideias, nessa primeira vez você pode tirar uma selfie sua em algum lugar legal ou mesmo onde esteja e customizar com filtros artísticos para colocar na plataforma.
Escolhida sua peça única, você vai em “Choose File” para fazer o upload dela.
Na parte de preços, deixe em “Fixed price” e em “Price” coloque 0.001 ETH. Nossa, mas tão pouco? Você deve estar se perguntando. Então, hoje para você uma ideia, 1 ETH equivale a 2.047,70 dólares, ou 10.018,75 reais. É muita coisa! Precisamos começar devagarzinho e é por isso que recomendo esse preço inicial. Se achar que sua obra vale mais, tente subir um pouco, como 0.002 ETH, por exemplo (dá uns 20,04 reais).
Agora, precisamos colocar a data de validade da nossa venda (quando a venda da NFT expira). Eu mudei em “Date of listing expiration” e deixei 1 ano.
Ali em “Choose collection” pode deixar como está (selecionado “Rarible”). É só o tipo de coleção. No nosso caso, é somente uma NFT, então não vamos colocar numa coleção com outras.
Agora coloque um nome na sua NFT e uma descrição legal que faça as pessoas se apaixonarem pela sua peça:
Deixe habilitado também o “Free minting”, porque não temos nada na nossa carteira digital, então para não precisarmos pagar nada, selecionaremos essa opção.
A parte dos “Royalties” é qual a porcentagem que ganha em cima da revenda da sua NFT após a primeira compra. Vamos deixar o recomendado de 10%, como é nossa a primeira venda.
É muito importante pensarmos nas pessoas com alguma deficiência também, então por isso, vá em “Show advanced settings” e coloque uma descrição que será lida para a pessoa que tenha alguma deficiência visual, por exemplo.
Beleza, finalmente clique em “Create item”! Ele seguirá alguns passos e precisará que você assine o acordo no processo.
Prontinho! Deu certo e sua NFT já tá no mercado!
Passo 5: Promoção da sua NFT
Promova sua NFT em redes sociais, compartilhando ela em fóruns, grupos de Whatsapp , Instagram e comunidades relacionadas a NFTs para aumentar sua visibilidade e atrair potenciais compradores.
Parabéns! Você agora criou e listou sua primeira NFT na plataforma Rarible. Lembre-se de que o mundo das NFTs é dinâmico, então continue explorando, aprendendo e interagindo com a comunidade para maximizar suas oportunidades neste emocionante espaço digital.
Gostou do conteúdo? Então dê alguns claps nesse post, comente aqui o que achou e compartilhe também com a gente o link sua NFT! Estou ansiosa pra ver ela no mercado!
Stéfany é Editora do Blog BiT. Para saber mais sobre ela, acesse:
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/stefany-coimbra/
Instagram: @ster.coimbra
GitHub: https://github.com/stefanycoimbra
Linktree: https://linktr.ee/stefanycoimbra
Stéfany é apaixonada por tecnologia e também redatora do Blog BiT! É uma dev mineira, adora pão de queijo, pizza e de participar de Hackathons.
Estudante de Engenharia de Computação na Unifei — Universidade Federal de Itajubá, tem muito interesse em tópicos de Inteligência Artificial e Segurança da Informação. Já foi integrante da Equipe Uai!rrior de Robótica por quase 3 anos, maratonista de programação e, no ano de 2023, foi parar do outro lado do mundo na Coreia do Sul, fruto de um intercâmbio na KNU — Kyungpook National University, Daegu.