Iniciativa International Day na minha universidade

Stéfany Coura Coimbra
Brazilians in Tech
Published in
4 min readOct 5, 2023

As oportunidades e os pré-requisitos para fazer seu sonho de intercâmbio virar uma realidade.

Texto escrito por Stéfany Coura Coimbra

Foto: Apresentação do meu intercâmbio na Coreia do Sul com meus colegas Rafael Coelho e Ana Flávia (eu sou a da direita)

Nessa quarta-feira, dia 04/10/2023, aconteceu um evento maravilhoso na minha universidade: o International Day, em sua primeira versão. Teve uma programação voltada para a apresentação de oportunidades de intercâmbio na Unifei — Universidade Federal de Itajubá com organização pela DRI — Diretoria de Relações Internacionais da faculdade. Também tiveram várias palestras relacionadas a idiomas, um dos maiores pré-requisitos e também obstáculos para sair do país.

A programação do evento contou com diversos stands dos países com os voluntários intercambistas que já foram ou estão se preparando para ir estudar fora. Além disso, houve a participação de influencers, professores e até mesmo um francês, parte da Aliança Francesa aqui no Brasil.

Os stands contaram com intercambistas da França, Portugal, Espanha, Noruega, Alemanha, Canadá e Coreia do Sul. Muitas dessas parcerias possuem bolsas para os estudantes e programas incríveis para praticamente todos os cursos da universidade. Eu mesma fui como parte do programa GKS — Global Korea Scholarship, com tudo pago para a Coreia do Sul neste ano de 2023, devido a uma parceria entre a Kyungpook National University e Unifei. Foi uma experiência inesquecível!

Mas para isso, precisei deixar afiado meu inglês, que foi o idioma que precisava já do certificado no ato de inscrição para o edital, então é muito importante já começar o idioma que precisa e quer aprender desde cedo, pra que quando a oportunidade chegue você já esteja de malas prontas!

A teoria do iceberg: será que estamos apenas aprendendo um idioma superficialmente?

A Carol Luz, professora de inglês e dona do seu próprio negócio, trouxe para gente a teoria do iceberg e mostrou que nem sempre ao aprofundar em um assunto vamos encontrar uma coisa assustadora, como se aplica à internet e dark web, mas sim que, para o aprendizado de idiomas e vários outros temas, descobrir a estrutura escondida no oceano é de fato conhecer e se tornar melhor naquilo.

Qual o presente e como é o futuro da IA? Conseguimos entender e desenvolver um assunto mais técnico ou mais específico em inglês?

O professor, pesquisador e pós-doutorando na Recod.ai, Unicamp, Gabriel Cirac, mostrou que devemos começar a estudar agora e não deixar para amanhã. Além disso, topou com imenso prazer a desenvolver seu seminário completamente em inglês para que as pessoas pudessem ter mais uma experiência com a língua e ainda entender o espaço da IA nos dias de hoje e como está cada vez mais intrínseca às nossas vidas.

Você sabe Espanhol ou Portunhol?

Sabe quando temos aquela vontade louca de colocar no currículo que sabemos Espanhol? Então, será que sabemos mesmo ou só colocamos por serem línguas irmãs? Você consegue conduzir uma conversa inteiramente em Espanhol? E porque compreendemos muito, mas não tudo? A Roberta Spessatto contou pra gente as maiores dificuldades e facilidades no aprendizado da Língua Espanhola para os brasileiros e a solução: ter conciência e explorar continuamente o nosso processo de aprendizagem (recebemos com leitura e escuta e precisamos produzir com fala e escrita).

Ah, mas alemão não é pra mim. Que idioma difícil!

A Raquel Zeraib é professora de alemão por mais de 20 anos e desmistifica a aprendizagem do alemão como um idioma que apenas pouquíssimas pessoas aprendem. Toda língua tem suas dificuldades, mas podem ser conhecidas e trabalhadas. O que muda talvez seja um pouco como são conduzidas, devido às suas particularidades, mas não deixe de tentar aprender alemão só porque parece difícil, vai ver seja porque você simplesmente não deu uma chance pra língua.

O segredo por trás do sucesso de uma viagem para a França

O francês e diretor da Aliança Francesa de Araraquara, Erick Langon, explicou um pouco e deu dicas de como ter a bagagem correta para ter uma estadia de sucesso na França, seja à passeio ou para estudos no país.

Oportunidades de intercâmbio e parcerias

Também tivemos o Professor Tales Pimenta contando sobre os canais de oportunidades da universidade e as parcerias com instituições no exterior, incluindo colaborações para duplo diploma com universidades parceiras, como na França e para intercâmbios em diversos países.

Stéfany é Editora do Blog BiT. Para saber mais sobre ela, acesse:

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/stefany-coimbra/

Instagram: @ster.coimbra

Linktree: https://linktr.ee/stefanycoimbra

Stéfany é apaixonada por tecnologia e também redatora do Blog BiT! É uma dev mineira, adora pão de queijo, pizza e de participar de Hackathons.

Estudante de Engenharia de Computação na Unifei — Universidade Federal de Itajubá, tem muito interesse em tópicos de Inteligência Artificial e Segurança da Informação. Já foi integrante da Equipe Uai!rrior de Robótica por quase 3 anos, maratonista de programação e, no ano de 2023, foi parar do outro lado do mundo na Coreia do Sul, fruto de um intercâmbio na KNU — Kyungpook National University, Daegu.

--

--

Stéfany Coura Coimbra
Brazilians in Tech

I'm passionate about tech, games, series, movies, travel, writing, programming and pizza!