Método PAR: Conte Sua História de Forma Eficaz
E brilhe em todas as suas conexões profissionais e pessoais.
Durante o meu doutorado em Engenharia da Computação em Boston nos EUA, eu fiz um curso de liderança onde aprendi informações valiosas que uso na minha pesquisa, como co-fundadora da Brazilians in Tech, e na vida pessoal. Hoje percebo que tenho um balanço quase perfeito de reconhecer o que faço, o que sei, e o que preciso melhorar.
Compartilhar (para mim e para o mundo) as coisas nas quais sou boa não foi tarefa fácil, mas o método PAR contribuiu neste processo.
O método PAR vem me ajudando a contar a minha história de forma impactante em entrevistas de emprego, em novas conexões profissionais para os meus projetos, e pessoais ao me conectar com novas amizades. Quando você encontra uma paixão você aprende tanto sobre aquilo que poderia falar por horas com alguém. No geral, as pessoas gostam de falar de si quando sabem o que querem, porém “vender o seu peixe” pode ser muito desafiador, afinal, ninguém quer passar por convencido, que se acha, cheio de si, etc., ainda mais se você for mulher…
“We have to always be extraordinary, but somehow we’re always doing it wrong.”
É por isso que o método PAR é bastante popular entre pessoas se preparando para entrevistas de emprego. Ele te ajuda a formular de forma atrativa fatos sobre você, demonstrando de forma sutil as habilidades que você utilizou, e os resultados que você atingiu. Tudo isso de forma fluida e bem conectada.
- (P) Problema: Apresente a situação ou desafio específico que você enfrentou.
- (A) Ação: Descreva as ações especificas que utilizou usando verbos que reflitam suas melhores qualidades.
- (R) Resultado: Compartilhe os resultados concretos e mensuráveis das ações que você tomou.
Muitas vezes os fatos mais ordinários na nossa vida podem revelar fatores extraordinários sobre nós.
O método PAR nos ajuda a aprimorar estes fatos. Vamos de exemplo?
Escrevi um artigo sozinha.
Qualquer pessoa com expertise em um assunto pode escrever um artigo, de nível básico a avançado. Como posso elaborar este fato e torná-lo interessante?
- (P): ao final de minha iniciação cientifica da faculdade de Ciência da Computação estava buscando oportunidades e conheci a Grace Hopper Celebration. Vi que a conferência estava com submissão de pôsteres aberta, e scholarship.
- (A): pensei em escrever os resultados da minha pesquisa em inglês e submeter. Nunca tinha escrito um artigo em inglês. Nunca tinha escrito um artigo sozinha. Minha orientadora estava viajando e como o prazo era curto tive que liderar todo o envio.
- (R): o pôster foi aceito, ganhei também a bolsa de estudos para participar da conferência no mesmo ano nos Estados Unidos. Apresentei e passei para a segunda fase da competição de melhores pôsteres. Tive um dia para montar slides e fazer a minha primeira apresentação oral em inglês para uma plateia de juízes por 20 minutos. Ganhei 1° lugar na categoria de graduação, competindo com estudantes das melhores universidades do mundo.
Completo: “No último ano do meu Bacharel em Ciência da Computação, durante as férias de verão, eu tomei a iniciativa de submeter um pôster sobre a minha pesquisa de iniciação científica para a Grace Hopper Celebration, a maior conferência do mundo em tecnologia. Minha orientadora da época estava viajando de férias. Me desafiei e me comprometi a escrever o meu primeiro artigo sozinha e em inglês. Fui proativa em pesquisar pôsteres apresentados em edições anteriores, ler trabalhos relacionados, e aperfeiçoar a minha escrita todos os dias durante as duas semanas até o prazo. O pôster foi aceito e venceu o prêmio de melhor pôster dentre outros 160 competidores.”
Esta forma de contar a minha história mostrou que tenho iniciativa, gosto de desafios, me comprometo a dar o meu melhor em cumpri-los, e posso atingir resultados grandiosos (e mensuráveis). Idealmente, o seu discurso final terá de 1min — 1.5min de duração. Eu poderia inserir mais fatores sobre a minha história, mas neste caso resolvi focar na escrita em inglês.
Considere a sua audiência.
Você sabe suas lutas e esforços, mas a pessoa ouvinte não. Porém, é difícil ter tempo de contar todos os detalhes, e formatar sua história para que a ouvinte entenda a relevância da sua conquista, mesmo se não conhecer a Grace Hopper Celebration, por exemplo.
De novo, a maioria das pessoas gosta de falar de si ou presta atenção apenas a porção do seu discurso em que se identificam. Por isso, seja clara, direta, e objetiva, e pratique!
Espero que este método também te ajude a alavancar a sua confiança e compartilhar coisas extraordinárias que você está fazendo na sua vida, e que às vezes nem percebe.
Vamos conversar? Comente aqui ou entre em contato comigo no meu LinkedIn. Quer ler mais textos como este logo e receber notificação logo que eu publicar? Se inscreva no Medium pelo meu link. ♡