O envelhecimento (em tecnologia) aos olhos do disquete ou smartphone?

Brazilians in Tech
Brazilians in Tech
Published in
3 min readMar 15, 2023

Já parou para pensar em como a tecnologia está evoluindo rápido? Com esse ciclo que muitas vezes não conseguimos acompanhar, vem muitas questões. Uma delas é: valorizamos o suficiente as conquistas ao nosso redor ou ficamos cegos e as classificamos pela idade? Se ficou curiose, vem com a gente que a Larissa escreveu um texto incrível sobre isso!

Texto escrito por Larissa Milhorance, Escritora BiT

Fonte: Imagem de Freepik

Nesse mês da mulher, várias questões passam pela minha cabeça e pela cabeça de várias pessoas que se identificam como mulheres, imagino. Ele serve como um lembrete de nossas conquistas e da importância que essas conquistas têm para o bem estar de toda uma sociedade.

Porém, passei um bom tempo do mês pensando em uma questão em específico: o envelhecimento da mulher dentro da tecnologia.

Obviamente uma parte considerável dessa reflexão passa por vivências de uma mulher cis, preta, mãe e em um relacionamento hetero normativo, é importante mencionar. Acho que a possibilidade de poder ouvir outras vivências é o que faz com que eu tenha a vontade de escrever nesse momento.

Enquanto eu crescia e me interessava por “Informática”, as referências femininas eram bem escassas na mídia tradicional. Foi após muita pesquisa que encontrei mulheres incríveis que vieram a ser grande inspiração para mim. No entanto, elas ainda eram algo bem longe da minha realidade. Comecei mesmo a ver pessoas que vieram de onde venho só agora, aos vinte e poucos anos. Isso me intriga ao mesmo tempo que paro e penso que, talvez, daqui a pouco essas mesmas mulheres darão palco para que novas mulheres ascendam e sejam o destaque. Talvez isso seja o que sempre deva acontecer. Mas não consigo parar de pensar em como essas mulheres ficaram.

Eu sei que o assunto envelhecer não é tão bem aceito e continua sendo um tópico bem delicado para a maioria de nós, que crescemos ouvindo que a ação do tempo e da gravidade, era sinônimo de desleixo. Quando se fala de tecnologia, quanto mais se estuda e se aperfeiçoa, maiores são as chances de você se tornar uma referência na área que se está inserido, é claro, se você for um homem.

Vejo que muitas das vezes, os cabelos brancos se tornam sinônimo de maturidade e anos de trabalho. Por qual motivo não consigo enxergar cabelos brancos femininos sendo vistos dessa forma? Por que toda semana tenho que ouvir e ver que mulheres que vêm fazendo um trabalho de acolhimento, ensinamento e mentoria de outras mulheres serem tratadas como irrelevantes só pela idade? Qual o motivo de suas bagagens profissionais e acadêmicas não serem levadas em consideração?

Já cheguei a ouvir que mulheres em tecnologia sendo bem sucedidas são novidade, são as “novas jóias”. Pouco se fala de quem realmente cavou o início do caminho para que essas jovens mentes pudessem encontrar o grande tesouro.

Para ser bem sincera, também tenho medo de que isso aconteça comigo. Porém, não é pelo fato de querer ser famosa ou algo do tipo, longe disso. Meu medo é algum dia não conseguir enxergar as que estão comigo agora mantendo a relevância e o prestígio que elas têm e merecem. O avanço sempre rápido da tecnologia pula de um ciclo para outro rápido demais e a partir do momento em que você não consegue mais acompanhar, você é colocado naquela gavetinha junto com um pendrive antigo, ou um telefone obsoleto.

Esse artigo é muito mais para levantar um tópico do que, propriamente, respondê-lo. Queria poder juntar mais pessoas para discuti-lo. Acho que as comunidades servem para isso também.

O que suas vivências dizem sobre? Conseguem sentir essa aflição? Ficarei imensamente feliz de saber nos comentários de vocês!

Até a próxima, Larissa Milhorance.

Larissa Milhorance é uma Escritora BiT. Para saber mais sobre ela acesse:

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/larissa-milhorance/

Instagram: @LariMilhorance

Larissa é Graduanda em Ciência da Computação, Mãe de Dário e tutora do autêntico viralata caramelo Bilbo Bolseiro. Larissa é fascinada diversos assuntos que permeam tecnologia e adora compartilhar o que aprende em suas redes sociais.

--

--

Brazilians in Tech
Brazilians in Tech

A primeira plataforma para mulheres brasileiras interessadas em tecnologia. 👩‍💻 Recursos, ferramentas e informações! PARTICIPE: http://bit.ly/33jdc9m 💜🇧🇷