Por favor, peça ajuda!

Brazilians in Tech
Brazilians in Tech
Published in
2 min readJul 20, 2023

Já se sentiu inserida em uma situação onde não conseguia encontrar a luz no fim do túnel (ou do terminal)? Muitas de nós se pegam nestas situações todos os dias em diversos aspectos da vida.

Texto escrito por Larissa Milhorance, Escritora BiT

Fonte: Imagem de Freepik

Não somos ensinadas a pedir ajuda. Existe uma pressão perigosa de grandeza e autossuficiência a nós imposta que nos cala e nos cega.

Ser adulto cansa.

Na verdade, apenas ser cansa bastante.

Numa realidade onde tudo tende a andar rápido e tem de ser novo e revolucionário, estamos inseridas dos dois lados desse mundo tecnológico (quem cria e quem consome).

Do lado de quem cria, somos bombardeadas quase que 24 horas por dia por cases de sucesso no Linkedin, histórias de empresas que são fundadas do zero, ferramentas novas e mirabolantes “feitas sob medida para aumentar nossa produtividade e a cultura do ‘quem quer vai lá e faz’ ”. Se dar o luxo de pedir auxílio pode ser uma tarefa bem mais árdua do que parece.

Muitas de nós realmente teve de abdicar de muito para conseguir estar onde está, de fato, mas quantas de nós conseguimos contar quantas vezes não nos sentimos a pior pessoa da terra após sinalizar um problema?

Vejo que há uma grande resistência em admitir que não se sabe algo ou que não se é tão bom em algo (ainda), e entendo muito bem de onde isso vem.
Principalmente em tecnologia, mulheres e outros grupos minoritários têm tanto medo de “demonstrar incapacidade” e perderem tudo que conquistaram que isso os impede de chegar a uma solução para seus problemas de uma forma mais efetiva.

Com esse texto não quero lhe dizer que você nunca deve perseguir uma resposta sozinha, longe de mim, mas quero enfatizar que conheça até onde sua criatividade e aprendizado podem te ajudar a resolver uma questão desafiadora.

Pra mim, a grande vantagem de se estar inserida em comunidade é desenvolver essa habilidade. Estar confortável para ajudar e se permitir ser ajudada por pessoas que você considera iguais pode te dar uma segurança enorme, além de testar os limites de seus conhecimentos.

No fim, conhecer seus limites é um dos melhores poderes que você pode ter sobre seu próprio futuro.

Larissa Milhorance é uma Escritora BiT. Para saber mais sobre ela acesse:

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/larissa-milhorance/

Instagram: @LariMilhorance

Larissa é Graduanda em Ciência da Computação, Mãe de Dário e tutora do autêntico viralata caramelo Bilbo Bolseiro. Larissa é fascinada diversos assuntos que permeam tecnologia, sociedade, visões futurísticas e adora compartilhar o que aprende em suas redes sociais.

--

--

Brazilians in Tech
Brazilians in Tech

A primeira plataforma para mulheres brasileiras interessadas em tecnologia. 👩‍💻 Recursos, ferramentas e informações! PARTICIPE: http://bit.ly/33jdc9m 💜🇧🇷