Privacidade e Proteção de dados: e eu com isso?

Brazilians in Tech
Brazilians in Tech
Published in
3 min readMar 1, 2023

Você já parou pra pensar em como seus dados estão trafegando pelo mundo? Então vem com a gente que a Larissa vai explicar tudinho pra vocês!

Texto escrito por Larissa Milhorance, Escritora BiT

Fonte: Imagem de Towfiqu barbhuiya em Unsplash

O tema Privacidade e Proteção de Dados Pessoais está cada vez mais relevante no mundo da tecnologia atual. Com a grande gama de informações pessoais que usuários compartilham em sua vida online, é fundamental que aqueles que trabalham na área de tecnologia compreendam a importância que o tópico trás para o seu dia a dia de trabalho — e de pessoa usuária de tecnologia — Não, esse não é um assunto só do jurídico.

Em primeiro lugar, falar sobre privacidade de dados é de extrema importância, pois essas informações podem ser usadas para fins escusos como fraude, roubo de identidade ou invasão de privacidade caso sejam expostas, vazadas ou roubadas. Esses vazamentos podem ser causa de expressivas multas e perda de capital moral para empresas e profissionais. Além disso, a privacidade é um direito humano básico e protegê-la deve ser uma obrigação ética e legal de toda e qualquer pessoa que esteja em contato com ela.

Uma das primeiras multas aplicadas após a lei brasileira de proteção de dados entrar em vigor foi aplicada à Cyrela, empresa de construções residenciais que foi sentenciada após um cliente relatar que logo após fechar o contrato de venda de um imóvel, começou a ser assediado por instituições de contratação de crédito, bancos, grupos de arquitetura e decoração, entre outros segmentos que nunca foram solicitados pelo mesmo. Em nenhum momento do contrato ou das conversas comerciais com a empresa ele foi informado ou pode escolher ter seus dados compartilhados com essas empresas terceiras.

Trazendo para a nossa realidade, usuários da tecnologia que você “fabrica” confiam que suas informações estão em boas mãos e esperam que os profissionais envolvidos as protejam e os deixem a par dos caminhos pelos quais seus dados passam após serem enviados à nós. Para que isso ocorra, devemos estar atualizados com as leis e regulamentações relacionadas à privacidade e proteção de dados em suas respectivas jurisdições. Isso inclui a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil e o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPS ou GDPR) na União Europeia. Além de conhecer, devemos entender como essas legislações se aplicam no nosso dia a dia de código e modelo de negócio em que o nosso projeto está inserido.

Um passo a mais que profissionais e empresas de tecnologia podem e devem adotar em suas atividades diárias são medidas técnicas e organizacionais de proteção e privacidade. Isso inclui a criptografia de dados e informações, a implementação de controles de acesso, a realização de testes de segurança e a formação de usuários e outros profissionais sobre boas práticas de segurança cibernética.

Gostaria de trazer algo que acho de extrema importância: Não deixe que esse tema seja debatido e implementado apenas por pessoas que vem da área do direito.

Sabemos como as tecnologias de suas primeiras linhas de código e interações, ao projeto gráfico que é mostrado ao usuário. Devemos também pautar e debater como as leis se aplicam a elas, além de criar e administrar as boas práticas que levam o nosso projeto a estar compliance com essas legislações. Não tenhamos medo, essas escolhas jurídicas impactam a maneira que trabalhamos e agimos.

O que me dizem? O que acham sobre o assunto? Nos deixem saber.

Até a próxima, Larissa Milhorance.

Larissa Milhorance é uma Escritora BiT. Para saber mais sobre ela acesse:

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/larissa-milhorance/

Instagram: @LariMilhorance

Larissa é Graduanda em Ciência da Computação, Mãe de Dário e tutora do autêntico viralata caramelo Bilbo Bolseiro. Larissa é fascinada diversos assuntos que permeam tecnologia e adora compartilhar o que aprende em suas redes sociais.

--

--

Brazilians in Tech
Brazilians in Tech

A primeira plataforma para mulheres brasileiras interessadas em tecnologia. 👩‍💻 Recursos, ferramentas e informações! PARTICIPE: http://bit.ly/33jdc9m 💜🇧🇷