Tudo Sobre Doutorado em Computação nos EUA 🎓🇺🇸

Ana Veroneze
Brazilians in Tech
Published in
7 min readSep 21, 2023

--

Prazer, sou a Ana, co-fundadora da Brazilians in Tech e doutoranda em Engenharia da Computação na Northeastern University em Boston, nos EUA, com mestrado e graduação em universidades federais no Brasil.

Texto escrito por Ana Veroneze

Primeira vez visitando a Northeastern University.

Em Setembro de 2021 comecei o processo de inscrição no doutorado e menos de 4 meses depois, em Janeiro de 2022, embarquei para começar meus estudos aqui nos Estados Unidos. Esse foi um processo bem rápido e inesperado. Tive várias dúvidas no caminho e por isso resolvi compartilhar algumas dicas com vocês. Espero que gostem :)

📝 Você vai saber mais sobre:
1. Documentos
2. Saúde
3. Onde morar
4. Gastos
5. Universidade
6. Aulas
7. Pesquisa

1. Documentos 🗂

Cada universidade exige diferentes documentos. Na dúvida, envie todos seus documentos em cópias autenticadas em cartório com tradução juramentada. Algumas universidades se readaptaram após apandemia para serem mais flexíveis e aceitar documentos digitalizados. A Northeastern University me pediu:

  • Prova de proficiência em inglês: TOEFL/IELTS/Duolingo. A última está cada vez sendo mais aceita nas universidades dos EUA, e além de ser mais barata ela é feita de forma online, a qualquer momento, e mais prática de se fazer do que as outras que exigem você agendar a prova e comparecer presencialmente.
  • Cartas de recomendação: minha universidade pediu 3, podendo ser de ex-professores, orientadores, mentores, ou outras pessoas que participaram profissionamente da sua formação.
  • Diplomas e histórico escolar: um ponto importante é que doutorado nos EUA não exige mestrado. Então você pode aplicar antes de concluir o seu mestrado no Brasil, ou logo após concluir a graduação. Eu apliquei antes de receber o meu diploma de mestra, e depois quando emitido, validei na minha universidade dos EUA quando já estava aqui.
  • Carta de interesse (purpose letter): escrita pela pessoa aplicante demonstrando o seu interesse e benefícios que a universidade terá em te oferecer uma posição de doutorado. Eu trabalhei na escrita da minha carta por alguns dias e pedi para que amigos com inglês fluente revisassem.
  • Comprovante de renda: mesmo que a sua universidade ofereça bolsa de estudos você deve enviar um comprovante de renda demonstrando que você conseguirá suportar o seu custo de vida por menos os primeiros meses, antes de você começar a receber, ou durante toda a sua pós-graduação caso não tenha bolsa de estudos.

Após aprovação você vai aplicar para o visto F1, de estudante. Ele te permite residir nos EUA e viajar dentro do país e internacionalmente desde que cumpra com alguns requisitos, como um mínimo de horas matriculadas em disciplinas.

Para aplicar, a sua universidade irá enviar um formulário chamado I-20. A minha aplicação foi durante a pandemia então recebi este documento online com assinatura digital, mas pode ser que sua universidade te envie pelo correio. Com o I-20, você deve pagar a taxa do SEVIS (Student and Exchange Visitor Information System) para que consiga prosseguir com a aplicação do visto F-1 no site do consulado norte-americano. No dia de sua entrevista leve a carta de aceite da universidade, o I-20, comprovante de pagamento do I-20, e demais documentos que sustentem as informaçōes sobre sua ida, como comprovante de renda, diploma de graduação, etc.

Antes de viajar recomendo você deixar uma procuração para alguém de sua confiança no Brasil, especialmente se tiver documentos pendentes. No meu caso, a minha mãe pôde receber meu diploma de mestra pois tinha a minha procuração. Leve para os EUA também os documentos originais de seus diplomas e histórico escolar, certidão de nascimento, etc.

2. Saúde 🏥

Vale lembrar que o sistema de saúde dos EUA não é público como o nosso amado SUS. Aqui você paga uma grande nota caso vá ao hospital. Por experiência própria, o custo de atendimento em uma maca de hospital por uma hora é cerca de $500.

E extremamemte importante que sua bolsa inclua plano de saúde.

Ou pelo menos que sua universidade possa te orientar sobre como ter acesso a um plano de qualidade. Alguns estados, como Massachusetts oferecem planos a um baixo custo dependendo da sua renda. Raramente as universidades oferecem plano dentário.

Também sugiro você fazer todas suas vacinas no Brasil antes de vir para cá e trazer seu histórico de vacinação. Eu tive que fazer uma antitetânica aqui e me custou $80, o que no Brasil seria de graça!

3. Onde e com quem morar 🏠

Estudantes dos EUA estão acostumados a compartilhar moradia. Como vemos nos filmes, eles moram na universidade desde a graduação. Moradia na universidade é geralmente destinada para estudantes de graduação, neste caso você terá que escolher um lugar na cidade.

Penso que você está indo morar fora com o objetivo de estudar, e caso tenha uma rotina presencial na sua universidade sugiro escolher um lugar próximo ou de fácil acesso via transporte público. Escutei relatos de pessoas que pagavam menos morando mais afastadas do campus, mas que acabaram se mudando para mais perto pois a locomoção ficava muito cansativa. Lembre-se que muitas vezes a sua pesquisa vai te exigir mais ou menos horas de trabalho por dia, ou que você terá que ir no laboratório em horários alternativos frente à prazos. Por isso, pagar um aluguel um pouco maior pode contribuir pros seus avanços sem maiores estresses e inconveniências.

Prefira ficar próxima da universidade ou em um local com múltiplas opçōes de transporte público para chegar.

Eu encontrei meu quarto em um apartamento compartilhado com outras 3 pessoas com 2 banheiros pelo hub de moradia da minha universidade. Várias universidades tem seus sites próprios, o que torna o processo um pouco mais seguro do que buscar em sites gerais como o Apartments.com, ou grupos do Facebook. Muitas vezes você não precisa estudar na universidade para criar o seu perfil.

Busque morar com pessoas com interesses semelhantes ao seu.

Por exemplo, eu estou no doutorado, então faz mais sentido para mim compartilhar apartamento com pessoas que também estão na pós-graduação. Digo isso, pois tem colegas que compartilham com estudantes de primeiro ano de bacharel que organizam várias festas no apartamento. Além disso, procurei morar com pessoas estrangeiras, o que ajudou muito no meu inglês.

4. Gastos 💸

Cada cidade aqui tem diferentes taxas federais, estaduais, gorjetas, etc. Então suas compras diárias vão sair um pouco mais caras. Meus gastos mensais incluem: aluguel, eletricidade, gás, transporte público, mercado, farmácia, e atividades de lazer. Uma vez por ano tenho que pagar as taxas estaduais e nacionais, e algumas taxas para a minha universidade, cerca de $300~$400 por ano. Por ser estudante internacional também pago uma taxa extra no final do primeiro ano de cerca de $300.

Crie sua conta bancária aqui e se organize para ser responsável com seus gastos e fazer os pagamentos em dia. Ter um bom “credit score” é extremamente importante para você construir sua vida financeira nos EUA. Atenção com os scams, pessoas que tentam dar golpes através de cartas ou ligações. É muito mais comum do que parece, especialmente em pessoas que recém migraram para o país.

5. Universidade 🏫

Caso voce esteja indo para uma universidade particular se prepare para uma grande diferença na infraestrutura das universidades dos EUA, que em sua grande maioria são particulares. Eu fiquei bem chocada com algumas coisas que para eles são bobas como o fato de se ter água quente e fria nos banheiros, diversas atividades gratuitas durante a semana, uma academia gigantesca com uma pista de corrida, vestiário e sauna, quadras de squash, etc.

Geralmente os departamentos de pós-graduação tem atividades recorrentes para promover a conexão entre estudantes. Sugiro você participar destes eventos, para se conectar com outros estudantes e também para entender mais sobre o tipo de pesquisa que sua universidade está investindo.

6. Aulas 📚

O conteúdo e qualidade do ensino daqui se equipara ao que tive no Brasil na UFRGS e UFSM. As únicas diferenças que percebi é que os professores exigem mais atividades dos alunos, mais temas de casa e mais trabalhos, o que acaba sendo cansativo. Não se preocupe pois os orientadores reconhecem isso, e é normal exigirem menos ou balancearem com você o tempo dedicado a pesquisa, quando você está registrada em classes. Outra diferença é que os professores usam bastante recursos externos como enquetes em tempo real, onde os alunos tem que responder pelo app ou computador durante a aula, ou quizzes surpresa.

Não tem a cultura de pausar para almoçar.

Isso foi algo que me marcou bastante desde que cheguei, principalmente por vir de uma casa onde almoçamos juntos todos os dias da semana. Você percebe isso pois as próprias aulas tem horários no nosso “horário do almoço” no Brasil. Além disso, é comum ver estudantes comendo em frente aos computadores no laboratório… Eu ainda não me acostumei com isso, e sou contra o cheirinho de comida no laboratório hehehe.

7. Pesquisa 🔍

Por experiência própria e de amigas, mesmo com bolsa, não existe um controle rígido sobre a carga horária trabalhada. Alinhe com seu/sua orientador(a) qual a melhor rotina para todos. Se você prefere trabalhar de casa ou presencialmente, se você prefere ir de segunda à sexta em horário comercial, ou ir alguns dias presencialmente e outros trabalhar de casa, ou se prefere chegar e sair mais tarde. Eu funciono melhor com rotina e trabalhando fora de casa, então costumo ficar no laboratório das 8am até as 18hrs, mas tento deixar pelo menos um dia totalmente livre no fim de semana para fazer alguma atividade divertida, e outro dia para fazer tarefas de casa (mercado, limpar, lavar roupa, etc.) e trabalhar em atividades mais tranquilas do doutorado como escrita de artigos, estudos, homework, etc.

Os doutorados aqui costumam durar de 4 a 5 anos, e durante sua pesquisa você pode receber a bolsa de estudos para ser Teaching Assistant (TA) e Research Assistant (RA). O RA significa que você vai exclusivamente fazer a sua pesquisa, que pode ser em parceria com algum projeto que seu orientador já tenha em andamento. O TA significa que você vai ter que lecionar em alguma disciplina de graduação ou mestrado, sendo que você pode ter que dar aula ou apenas auxiliar o professor da disciplina.

Participe de conferências. As universidades daqui tem bastante recurso, e várias conferências recebem um aporte da sociedade nacional de pesquisa que cobre seus gastos para participar de eventos. Só no meu primeiro ano ja viajei para 4 conferências em outros Estados custeadas pela universidade ou pelo evento, onde apresentei meu trabalho, me conectei com outras pessoas e organizei um workshop na minha área.

Espero que este guia te ajude a entender melhor o processo e o que te espera na pós graduação nos EUA 🇺🇸. Vou ficar feliz em responder outras dúvidas ou em escrever mais sobre algum desses tópicos!

--

--

Ana Veroneze
Brazilians in Tech

Researcher in HPC. Co-founder Brazilians in Tech. EN: writes about tech, life lessons and travel. PT: escrevo sobre pós-graduação.