Starting now on Cásper

Matheus Moreira
Breaking Cásper
Published in
2 min readSep 28, 2015

O BrCa

O grupo no Facebook nasceu da conversa de dois amigos sobre a necessidade de um espaço livre de racismo, machismo e lgbtfobia para a discussão de seriados. Os loucos por séries, como esses dois amigos, estão sempre atrás de novas produções para curar a dor dos hiatos ou finais de temporada, e nada melhor que um grupo cheio de gente com boas indicações para se descobrir o mundo de possibilidades que trouxe essa nova arte.

Com o tempo, alguns membros do grupo no Facebook expressaram interesse em escrever sobre de seriados. A ideia cresceu e foi ganhando certa forma, variável, adaptável, até chegarmos aqui — e quem sabe para onde vamos?

A intenção é ter reviews das séries favoritas das casperianas e casperianos a cada episódio, ou não, para que debates no grupo se tornem mais frequentes e, não somente, para que nossas “coberturas” dessas produções sejam aperfeiçoadas. Existem várias maneiras de fazer funcionar o sistema; Além de resenhas, opiniões e notícias também têm espaço no BrCa.

Entre as sugestões de modelo, está: A criação de grupos por séries. Cada grupo se responsabiliza pelas resenhas da série escolhida e dividem entre si quem fará o texto da semana, por exemplo. Ou da melhor forma que couber ao time.

“O grupo deve se tornar um grupo”

A ligação de cada grupo com os editores será diferente, cada um terá esquemas próprios de organização e atuação. O importante, aqui, é o comprometimento com os colegas e com o projeto. Mas não encane tanto, nada será cobrado rigidamente pelos editores, como se houvesse obrigação de haver colaboração.

Cada um é livre para ir e para ficar. Se uma série for abandonada no meio pelo grupo, não tem problema. O seriado ficará do jeito que estiver até que alguém retome/assuma.

Medium

A plataforma escolhida para receber o projeto é bastante interessante para nossas publicações. Seria bom que, aqueles que desejam escrever para o BrCa, criem uma conta no site, de forma que seu nome (com link para o perfil pessoal) apareça diretamente ligado ao texto e sirva, posteriormente, de portfólio.

Quem somos

Isso não é um manifesto. Não há manifesto possível no BrCa. Somos uma ZAT (ou pretendemos ser), existiremos enquanto pudermos existir. A única intenção do coletivo é divulgar séries e propiciar a discussão sobre elas, de forma amigável, evitando, por exemplo, as mais variadas opressões observadas em grupos com o mesmo fim no Facebook.

To be continued…

--

--