10 capacidades para a gestão de empresas operando em ecossistemas de inovação

Fabio Farago
Bridge Ecosystem
Published in
5 min readFeb 3, 2021

Em meu primeiro texto expliquei o que são ecossistemas de inovação, como estes podem ser gerenciados por meio do desenvolvimento de capacidades e quais os 4 atores envolvidos. No segundo texto, mostrei um exemplo com base no caso da Tesla, e no terceiro, apresentei um guia para desenvolver capacidades para empresas atuando em ecossistemas.

Diversos conceitos fazem parte da temática de capacidades para a gestão de ecossistemas. A figura a seguir apresenta um mapa que mostra as palavras mais frequentemente associadas a isto em revistas especializadas:

Cada cor mostra um agrupamento de palavras relacionadas entre si. No centro do mapa em verde podemos verificar o primeiro agrupamento formado, com a palavra ecossistema no centro, podese notar que a segunda palavra mais frequente foi “capacidades dinâmicas” e outros termos relacionados como arquitetura organizacional, inovação e modelo de negócios, temas abordados nos nossos três primeiros textos. O cluster em azul está mais associado com capacidades tecnológicas, com aplicações de internet das coisas e computação em nuvem. O cluster em vermelho está mais próximo de capacidades de produção e colaboração, com termos como gestão da informação, cadeias de suprimento e sistemas. Já o cluster em roxo está associado a gestão do conhecimento e criação de valor. Por último, em amarelo podemos ver palavras associadas com capacidades de inovação, relacionamentos e empreendedorismo.

Partindo dessa etapa preliminar, realizamos um mapeamento sistemático de capacidades para empresas operando em ecossistemas. Inicialmente consultamos materiais publicados em revistas internacionais especializadas no tema. Depois realizamos entrevistas com gestores de empresas que atuam em ecossistemas de inovação, incluindo empresas de grande porte e multinacionais, startups e fornecedores, em diversos setores, como o elétrico, tecnológico, hospitalar e industrial.

Esse mapeamento resultou na identificação de 10 capacidades para empresas atuando dentro de estruturas de ecossistemas de inovação. O gráfico radar a seguir apresenta quais as são essas capacidades, e sua frequência considerando cada tipo de ator do ecossistema:

A maior parte das capacidades do ecossistema são transferidas da firma focal, que por vezes assume a função de liderança no ecossistema. Isso pode ser evidenciado pela presença de capacidades dinâmicas principalmente neste ator. Essas capacidades já foram tratadas nos nossos três textos anteriores, e são importantes por permitir a adaptação e transformação das empresas e atividades dentro do ecossistema. Algumas vezes, startups dentro de um ecossistema conseguem desenvolver capacidades dinâmicas para criar e capturar valor no ecossistema, e tornam-se líderes em seu ecossistema. Para entender melhor como construir capacidades dinâmicas veja meus outros textos.

Ainda nas firmas focais, dentre as capacidades operacionais, aparecem como predominantes as capacidades de colaboração, de liderança, produção e mercadológica. Dentro dos ecossistemas, os relacionamentos e parcerias são orquestrados geralmente pelas firmas focais, porém, a capacidade colaborativa, também é crucial nos outros atores do ecossistema para o desenvolvimento dos empreendedores e para o fortalecimento das startups.

A capacidade de produção também aparece com mais ênfase na firma focal, essas empresas geralmente desenvolvem essas capacidades transferindo conhecimento de outros países ou subsidiárias, já as startups e PMEs são mais dependentes das habilidades de seus líderes, pois contam com menos recursos. Também, a capacidade de liderança é mais proeminente nas firmas focais, já que são essas que possuem um caráter dominante no desenvolvimento dos ecossistemas.

Em relação aos complementadores se destacam as capacidades de inovação, digital e empreendedora. A capacidade de inovação está presente em maior grau nos complementadores e fornecedores. Como inovação é algo complexo, frequentemente pode ser fortalecida pela capacidade de colaboração das empresas. O custo de inovação pode ser reduzido quando se tem vários atores mobilizados na inovação, e não apenas uma empresa. Isto também reduz o risco de o projeto de inovação dar errado, pois aumenta a quantidade de conhecimento ao desenvolver em parceria com vários atores. As firmas focais podem estimular a capacidade de inovação, digital e a empreendedora por meio de programas de treinamento para fornecedores e complementadores, ao providenciar os meios ao envolver atores externos em seu processo de inovação, e por meio de apoio financeiro.

O fortalecimento de PMEs, startups e empreendedores que atuam como complementadores ou fornecedores dentro de um ecossistema é fundamental para o desenvolvimento da capacidade de inovação. As capacidades digitais são mais frequentes nos fornecedores. Muitas empresas optam por utilizar o ecossistema para atrair empresas com capacidades digitais, ao invés de desenvolver internamente. Também, as capacidades empreendedoras são mais frequentes nos complementadores e fornecedores, visto representam as startups e empresas inovadoras que dão suporte a firma focal, e são capacidade extremamente relevantes para o crescimento do ecossistema e seu nível de inovação.

De forma equilibrada, tanto nas firmas focais como nos complementadores e fornecedores, se destacam as capacidades de gestão do conhecimento e financeira. A capacidade de gestão do conhecimento está presente de forma equilibrada em todos os atores, pois é um dos pilares da vantagem competitiva para todos eles. Quando mais conhecimento compartilhado entre os atores do ecossistema, mais complementariedade tende a existir, que é quando a colaboração entre dois ou mais atores do ecossistema resulta em um benefício maior para ambos do que poderia ser obtido individualmente.

As capacidades financeiras e de marketing estão presentes, também de forma equilibrada, em todos os atores do ecossistema e são essenciais para seu desenvolvimento individual e do ecossistema como um todo, podendo ser uma restrição a sua evolução caso estas duas capacidades não estejam suficientemente desenvolvidas. Essas duas capacidades conjuntamente permitem as empresas mobilizarem recursos financeiros para investir no crescimento, e possuir orientação ao cliente e manter as vendas fluindo. Essas capacidades frequentemente são desenvolvidas no ecossistema pela atuação da firma focal, que estabelece cooperação financeira com outros atores, e auxiliam em seus estágios iniciais de desenvolvimento de produto.

Em nossos próximos textos, iremos abordar em detalhes cada uma das 10 capacidades mencionadas e como desenvolvê-las por meio do ecossistema de inovação, considerando cada tipo de ator.

--

--