Capacidade de alinhamento e transformação do ecossistema

Fabio Farago
Bridge Ecosystem
Published in
4 min readOct 18, 2021

--

Existem diferentes tipos de capacidades que estão presentes em ecossistemas de inovação e que precisam ser gerenciadas e fortalecidas para que o ecossistema se desenvolva. Clique aqui se você quiser entender quais são as 10 capacidades para a gestão de empresas operando em ecossistemas, pois nesse texto daremos um passo além mostrando as implicações dessas capacidades para a gestão dos ecossistemas de inovação. Partindo dessas capacidades, foi apresentado um modelo estruturado de capacidades para gestão de ecossistemas.

O modelo apresenta as capacidades dinâmicas como elo central e impulsionador do conjunto das capacidades para a sustentação das empresas e do ecossistema, assim como para o alinhamento e crescimento do ecossistema. Isso porque as capacidades dinâmicas, como explicado no texto de capacidades, faz a transformação de todas as outras.

Neste texto, será apresentada a capacidade de alinhamento e de transformação do ecossistema.

A capacidade para o alinhamento do ecossistema é aquela que permite a condução e coordenação de outros atores do ecossistema em torno de uma proposta de valor focal.

No caso da Apple, podemos citar a introdução do iPhone no mercado, e da Tesla, o desenvolvimento de tecnologias como a bateria com elevada autonomia. Ambas as inovações mencionadas causaram impactos em todo o ecossistema, com fornecedores e complementadores seguindo a proposta de valor dessas firmas. Nesses dois exemplos, não apenas os atores do ecossistema dessas empresas seguiram a liderança, mas os ecossistemas concorrentes (outros competidores da indústria automotiva e de telefones móveis), precisaram seguir a liderança da Apple e adaptar suas capacidades, processos e produtos.

A capacidade de alinhamento torna-se relevante dentro do ecossistema porque permite que a empresa exerça liderança, uma vez que, o ecossistema como estrutura requer que exista uma interdependência alinhada dos atores em prol da criação e captura de valor. Por sua vez, a capacidade de liderança dos fornecedores e complementadores confere a antecipação consistentemente em relação às mudanças radicais que ocorrem no mercado. Por isso, essa capacidade é necessária para que ocorra o ajuste da estrutura da empresa, dos processos, regras e sistemas perante as mudanças necessárias. Isso implica que não somente a firma focal, mas fornecedores e complementadores devem ter essa capacidade desenvolvida no sentido de absorver melhor e mais rápido as mudanças.

Deste modo, esta capacidade exerce impacto na criação de valor, mas sobretudo na captura de valor no ecossistema. Desenvolver essa capacidade pelos atores do ecossistema também traz implicações para a sua proposta de valor e para a competição de ecossistema contra ecossistema.

A capacidade de alinhamento também é influenciada pelas capacidades dinâmicas. A transformação do ecossistema ocorre por meio de capacidades dinâmicas.

As capacidades dinâmicas são as capacidades de nível superior que permitem com que as capacidades operacionais, que são as de ordem inferior, sejam transformadas. No caso da Tesla, esta empresa desenvolveu capacidades dinâmicas por meio de sua atuação com empresas do ecossistema. As tecnologias e capacidades da Tesla foram desenvolvidas por meio de parcerias com empresas que ela atraiu para seu ecossistema, como a Lotus e Toyota no caso dos veículos, e a Panasonic no caso das baterias. Foi a atuação da Tesla com outros atores do ecossistema, em uma relação de interdependência, integração e complementaridade, que permitiu que ela desenvolvesse suas capacidades dinâmicas. Como resultado, todo o setor automotivo foi transformado. Empresas já estabelecidas como Ford e General Motors precisaram se adaptar e reconfigurar suas capacidades tecnológicas para se adaptar à disrupção causada pela Tesla, como por exemplo investindo em capacidades para produzir veículos autônomos e motores elétricos.

Por este motivo, as capacidades dinâmicas exercem o papel central do modelo de gestão do ecossistema. Constituem a força motriz para a competitividade do ecossistema. Relevante tanto para firma focal, complementadores e fornecedores, as capacidades dinâmicas reconfiguram as capacidades operacionais de modo que o ecossistema possa evoluir em seu ciclo de vida e competitividade. O conjunto das capacidades dinâmicas de cada um dos atores, podem constituir uma capacidade com o potencial de melhorar o desempenho agregado dos diferentes atores interdependentes do ecossistema. Deste modo, o desenvolvimento de ecossistemas e seu potencial são dependentes do desenvolvimento de capacidades dinâmicas.

O fortalecimento do conjunto de capacidades dentro das empresas de um ecossistema leva a seu desenvolvimento, já que estas permitem a sustentação, alinhamento e crescimento. Neste sentido, o desenvolvimento de capacidades nos diversos atores e o desenvolvimento do próprio ecossistema de negócios caminham juntos, ambos se reforçam. Uma visão baseada em capacidades torna-se relevante para a temática de ecossistemas posto que, empresas individuais podem implementar estratégias para desenvolver/utilizar capacidades a partir de seu ecossistema; e, ecossistemas de negócios podem ser projetados, construídos e desenvolvidos a partir do fortalecimento no conjunto de capacidades de seus atores.

--

--