Como sua empresa se organiza para a gestão do Ecossistema de inovação?

Lorenna F Leal
Bridge Ecosystem

--

Quando diferentes empresas atuam de maneira conjunta para entregar valor ao cliente, esse conjunto de empresas é conhecido como um ecossistema de inovação. Em geral, os ecossistemas de inovação permitem a entrega de valor que nenhuma das empresas individualmente seria capaz de entregar. O termo, portanto, tem conquistado maior relevância e aparecido frequentemente nas discussões sobre inovação e estratégia. Entretanto, algumas questões ainda seguem sem resposta, como: como realizar a gestão do ecossistema de inovação de maneira a garantir uma entrega de valor superior ao meu cliente? Como alinhar o ecossistema de inovação para a entrega de valor?

Inovações complexas envolvem uma diversidade de atores e demandam mudanças na organização para a inovação. Estas mudanças, porém, vão além da reestruturação de departamentos de inovação e abrangem transformações nas estruturas e esforços de inovação, marketing e vendas de maneira a garantir a qualidade da proposta de valor desde o desenvolvimento até a entrega. A gestão do ecossistema de inovação não é sem desafios, muito pelo contrário, alinhar interesses de tantos atores é uma tarefa complexa e contínua, em busca da manutenção do equilíbrio e da saúde do ecossistema.

Alguns aspectos devem ser levados em consideração para uma gestão efetiva do ecossistema de inovação:

Configuração: Definição dos tipos de estruturas e cargos de relacionamento com ecossistema. Quais estruturas de colaboração e experimentação para a cocriação de valor com meus parceiros e complementadores existem em meu ecossistema? Quais estruturas de suporte garantirão a qualidade da entrega da proposta de valor completa (minha e dos meus complementadores)? As estruturas de relacionamento com o ecossistemas serão abrangentes em seu escopo ou especializadas? Quais estruturas são necessárias para manter a diferenciação do meu ecossistema? Quais estruturas de inovação garantirão a diferenciação do meu ecossistema no futuro? Como garantir o alinhamento interno dos esforços para manter uma mensagem consistente com meus parceiros? Qual a melhor maneira de entregar essa mensagem aos meus parceiros?

Regulação: Definição das regras do jogo para atração, retenção e alavancagem de parceiros. Quais as regras para participação no ecossistema? Quais regras garantem a qualidade da proposta de valor do parceiro? Quais garantias forneço em meu ecossistema de maneira reduzir o risco do engajamento do meu parceiro? Quais níveis de engajamento são oferecidos no ecossistema? Quais incentivos existem para alavancar as atividades do meu parceiro e aumentar o seu nível de engajamento no ecossistema? Quais regras garantem a evolução gradual da parceria?

Aprendizagem: Abrangem criação e transmissão de conhecimento no ecossistema. Como engajar os demais atores para experimentação e aprendizado no ecossistema? Quais aprendizados devo transmitir aos demais atores do ecossistema? Como transmitir meu aprendizado para os demais atores do ecossistema? Como incentivo meus parceiros a se capacitarem de maneira progressiva para garantir a alavancagem dos mesmos, e também do ecossistema de maneira geral? Como me apropriar de aprendizados do ecossistema?

[Referências]

Adner, R. (2006). Match your innovation strategy to your innovation ecosystem. Harvard business review, 84(4), 98.

Adner, R., & Kapoor, R. (2010). Value creation in innovation ecosystems: How the structure of technological interdependence affects firm performance in new technology generations. Strategic management journal, 31(3), 306–333. https://doi.org/10.1002/smj.821

Dedehayir, O., Mäkinen, S. J., & Ortt, J. R. (2018). Roles during innovation ecosystem genesis: A literature review. Technological Forecasting and Social Change, 136, 18–29. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2016.11.028

Hannah, D. P., & Eisenhardt, K. M. (2018). How firms navigate cooperation and competition in nascent ecosystems. Strategic Management Journal, 39(12), 3163–3192. https://doi.org/10.1002/smj.2750

Kapoor, R. (2018). Ecosystems: broadening the locus of value creation. Journal of Organization Design, 7(1), 12. https://doi.org/10.1186/s41469-018-0035-4

Shipilov, A., & Gawer, A. (2020). Integrating research on interorganizational networks and ecosystems. Academy of Management Annals, 14(1), 92–121. https://doi.org/10.5465/annals.2018.0121

--

--

Lorenna F Leal
Bridge Ecosystem

Eng. de Produção pela UERJ, mestre pela USP. Linkedin: lorennafleal