1

DE VOLTA AO JOGO

BRIO
BRIO Hunter
7 min readJan 31, 2017

--

Os ministros aproveitam os últimos minutos do recesso mais tumultuado da história recente do STF e já pegam no batente amanhã com todos os holofotes do mundo político voltados para o plenário. O que a presidente Cármen Lúcia irá decidir sobre a relatoria da Operação Lava Jato? O Poder 360 crava que a vaga de Teori Zavascki na 2ª Turma, responsável pela análise dos casos da Lava Jato, ficará com Edson Fachin, que seria transferido da 1ª Turma. O repórter Victor Fernandes diz que o pedido formal de Fachin nesse sentido, já previamente combinado, será apresentado amanhã. Vera Magalhães, agora há pouco, reforça que o pedido pode ocorrer ainda hoje. Amanhã, em sessão adminstrativa, os ministros decidirão a forma do sorteio, que aconteceria, então, no dia seguinte, quinta-feira. Na Folha de S.Paulo, Letícia Casado e Valdo Cruz desenham com convicção o cenário de sorteio apenas entre os integrantes da 2ª Turma, já com Fachin unindo-se a Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski. Outra questão central envolve a derrubada do sigilo sobre as delações da Odebrecht. Folha também mostra que a PGR tem optado por manter o sigilo sobre a maioria das delações, a partir de “levantamento feito em oito dos principais acordos de colaboração premiada fechados no STF na Lava Jato”. Merval Pereira, no Globo, contudo, afirma que Rodrigo Janot “vai pedir ao Supremo a quebra de sigilo dos depoimentos”.

#fimdomundo No pântano profundo das delações, uma começa a dar dor de cabeça nos homens e mulheres de toga. “Os emissários de Adriana Ancelmo, mulher de Sergio Cabral, que procuraram advogados para orientá-la numa eventual delação premiada, dizem que ela tem um trunfo na manga: o Judiciário, e não apenas do Rio”, relata Mônica Bergamo.

#caserna Na Folha, reportagem aponta que Michel Temer quer definir o novo ministro do Supremo ainda nesta semana. Na Coluna do Estadão, nota coloca mais um nome na lista de cotados: Maria Elizabeth Guimarães Teixeira, ministra do Superior Tribunal Militar.

2

PLANO X

Com Eike Batista preso, e sua careca revelada (o cabelo, na verdade, era uma peruca hi-tech, com colagem especial e caríssima), agora as atenções se voltam para o que sucederá com o empresário atrás das grades. O Globo abre suspeita sobre favorecimento a Eike na transferência para o presídio de Bangu 9 e, consequentemente, reforça rumores de uma negociação prévia para a rendição do ex-bilionário. Bangu 9 está em condições menos degradantes do que o Ary Franco e com presos, em sua maioria, sem relação com a criminalidade comum. “Ela [Bangu 9] é vinculada a milicianos e servidores presos. Ele deveria ficar na Galeria C do Ary Franco, onde estão os presos federais que não têm curso superior”, diz ao jornal o promotor André Guilherme Freitas, que atua na Vara de Execuções Penais do Rio. No G1, texto reproduz matéria da TV Globo e diz que Eike divide uma cela de 15m² com outros seis detentos da Lava Jato, com beliches de concreto, um buraco no chão que faz as vezes de vaso sanitário e um cano com água fria para as tentativas de banho. O eventual próximo passo de Eike, como informa o Valor Econômico, vai ser decidido pelo juiz federal Vigdor Teitel, que cobre as férias do desembargador responsável por relatar o habeas corpus impetrado pela defesa do empresário. Esse mesmo juiz impediu Eike, em 2013, de seguir em frente com seu projeto de revitalização da Marina da Glória, no Rio.

#creditando Ao mencionar o belo trabalho de Henrique Gomes Batista, repórter do Globo, esqueci ontem de também citar o repórter Felipe Santana, da TV Globo, que também esteve na cola de Eike Batista desde Nova York.

#togaeigreja Na BBC Brasil, Júlia Carneiro ouve assessores e professores do filho de um comerciante com uma dona de casa e que agora se firma como o “Sergio Moro carioca”. O evangélico Marcelo Bretas é o juiz responsável pela prisão de Sergio Cabral, Eike Batista e pela sentença mais dura aplicada até aqui na Lava Jato: 43 anos de prisão para o ex-presidente da Eletronuclear.

3

TRUMP VIDA LOKA

Depois de uma primeira semana fazendo jus ao seu topete, Donald Trump começa a ser desafiado a ver como reage a boicotes em série. Na primeira prova, não hesitou em mandar pra rua, como nos velhos tempos de “O Aprendiz”, a secretária de Justiça interina, ainda remanescente da gestão Obama, depois de ela dizer que não defenderia oficialmente o decreto anti-imigração do presidente. Como pontuam reportagens sobre o assunto, a demissão tem caráter simbólico, já que Trump estava apenas esperando a confirmação, pelo Senado, do nome do novo secretário, este sim um linha-dura de fazer brilhar o alaranjado do republicano. Mas há outras reações que exigirão mais do que um mero “you are fired”. O mais potencialmente perigoso vem do Reino Unido, onde cerca de um milhão e meio de pessoas já subscreveram uma petição para que a primeira-ministra Theresa May cancele visita programada por Trump neste ano ao país — até como forma de não fazer corar a rainha Elizabeth 2ª. A outra frente vem de onde pode doer mais no presidente americano: o bolso. Grandes símbolos do capitalismo americano, como a Ford, o Goldman Sachs e o Citigroup, foram a público criticar o decreto de Donald Trump, quebrando um silêncio até então somente rompido pelas gigantes do Vale do Silício. Se elas começarem a influenciar eventuais republicanos abastecidos com dinheiro delas durante a campanha, a situação pode começar a ficar um pouco menos “vida loka” para Trump.

#dumb&dumberPresumir que apenas por causa da idade ou gênero alguém não represente uma ameaça seria um erro”, diz Sean Spicer, porta-voz de Trump, ao comentar a retenção de um menino de 5 anos vindo do Irã, avançando a passos largos rumo ao prêmio de boca mais idiota da América de Trump (como ele é o porta-voz, talvez o prêmio possa ser dividido com o chefe). Mais sobre os assessores de Trump aqui, via BuzzFeed.

#intensivão No fim de semana, Angela Merkel deu uma aulinha pra Trump sobre Convenção de Genebra. Poderia ter falado de outros cinco tratados internacionais, como expõe agora João Paulo Charleaux no Nexo.

#timing Maurício Macri escolheu um momento interessante pra endurecer as regras de imigração contra estrangeiros com antecedentes criminais. Em vez de Iraque, Somália e outros, os hermanos querem evitar bolivianos e peruanos. O El País lembra que a Argentina deixou na Constituição a seguinte previsão: o país assegura a liberdade “para todos os homens do mundo que queiram habitar em solo argentino”.

4

BALAS PERDIDAS

A polícia carioca é violenta, sim, mas é feita de seres humanos. E muitos deles não estão sabendo lidar com o fardo da farda. Ótima reportagem de Caio Barreto Briso, Elenilce Bottari e Júlia Amin no Globo mostra um quadro impressionante dedegradação psicológica entre policiais. Só no ano passado, o Estado concedeu 1.398 licenças psiquiátricas para PMs da ativa, com estresse e depressão liderando as causas de afastamento. Na semana passada, um policial se matou em uma transmissão ao vivo pelo Facebook. Segundo a reportagem, no ano passado ao menos outros dez PMs se suicidaram.

#blackmirror O The Intercept começa a publicar uma série sobre os métodos secretos do FBI, a partir de documentos confidenciais produzidos em 2015 e agora obtidos pelo site. Uma das reportagens mostra que os agentes americanos trabalham com uma bíblia pós-moderna chamada Guia de Política Antiterrorismo. Um dos pontos centrais é o projeto Net Talon (garra da internet), em que os agente são avaliados de acordo com “o tempo que seus agentes passam online, quantas publicações fizeram e quantas identidades falsas criaram”.

5

CIDADE LINDA

A Folha resolveu dar uma dissecada nos destinos de João Doria em suas 46 voltas por São Paulo desde sua posse e concluiu que o prefeito que tinha prometido, durante a campanha, privilegiar a periferia e se diferenciar de Fernando Haddad nesse sentido, fez apenas 10 visitas às áreas mais afastadas do centro. Além disso, de seus 145 compromissos, aí incluídas reuniões em seu gabinete, 27 foram ligadas ao microgerenciamento da cidade, com temática voltada para ações de zeladoria.

6

INTEGRAÇÃO REGIONAL

É notinha, mas promete repercutir. Hackers invadiram o site do Sisu, do Ministério da Educação. Conseguiram, com facilidade preocupante, alterar as opções de cursos de estudantes no Brasil inteiro. A Coluna Expresso, da Época, mostra que, num dos casos, a aluna redação nota 1.000, moradora da Paraíba, foi matriculada pelos hackers num curso de “produção de cachaça”, em Salinas, Minas Gerais. Não era bem o que ela queria.

7

NELSON RODRIGUES ME ODIARIA

Essa eu colocaria em “Saideiras”, mas o trabalho do Nexo merece mais. Já candidatoa viral do ano entre os interessados por literatura, Rodolfo Almeida e Daniel Mariani criaram uma das coisas mais legais dos últimos tempos e que provavelmente me levará a brincar com os livros aqui de casa. Eles pegaram 13 monstros sagrados da literatura e pegaram o DNA de seus escritos em forma de infográfico, identificando um padrão de estilo a partir do número de palavras contido em cada frase. Se Nelson Rodrigues escrevesse uma frase como a anterior, era porque algo estava dando muito errado no seu dia.

8

SAIDEIRAS

Mais um partido prestes a nascer no país, este criado por negros moradores de favelas.

Pra quem quer torrar dinheiro se hospedando em São Paulo, o hotel mais luxuoso da cidade, com diárias de até R$ 38 mil, está quase pronto.

Cora Rónai apresenta no Globo os detalhes do bootcamp francês Le Wagon, que já tem unidade no Rio e se prepara para desembarcar também em São Paulo e

O brasileiro não desiste nunca. Gian Amato conta no Globo a redenção de David Luiz na Inglaterra, amparada em números e resenhas positivas.

A jornalista e apresentadora Patrícia Poeta conta para a Marie Claire como aviolência obstétrica às vezes não distingue classes sociais.

Esta newsletter é um produto exclusivo do BRIO Hunter, com curadoria e edição do jornalista Breno Costa, que monitora diariamente 50 canais de informação dentro do Brasil. A seleção das notícias mais relevantes e diferenciadas do dia é enviada de segunda a sexta-feira, por volta das 15h.

Para receber este boletim por e-mail, todos os dias, cadastre-se aqui.

Para conhecer mais sobre o BRIO Hunter e seus serviços direcionados para jornalistas, estudantes de jornalismo e empresas de comunicação, acesse nosso site: www.briohunter.org

Se você não deseja mais receber este boletim, clique aqui.

--

--