Criptomoedas e Estabilidade: apresentando a BRLT Money

Claudio Holanda
BRLT
Published in
6 min readOct 9, 2018

É difícil falar de criptomoedas sem pensar logo de cara no que hoje podemos considerar seu maior impeditivo: a volatilidade. Usuários assíduos de criptomoedas — em especial os “daily traders” (negociadores diários) — sabem que essa flutuação de preços pode representar tanto ganhos expressivos quanto perdas assustadoras.

Toda essa oscilação é inerente à um mercado relativamente novo, ainda pequeno (se comparado com os volumes do sistema financeiro vigente) e em constante evolução. Por conta disso, é normal que algumas notícias, ou as vezes até boatos, impactem tanto o valor de uma (ou todas) as criptomoedas em tão pouco tempo.

O Problema

Apesar de compreensível, essa alta volatilidade pode acabar se tornando impeditiva. Ao contrário das bolsas de valores ao redor do mundo, o mercado especulativo de criptomoedas nunca dorme. Exchanges funcionam em regime 24/7 e enquanto o ocidente dorme, o mercado oriental está acordado e operando a todo vapor (e vice-versa). Um trader que ganhou expressivos 10% em um único dia, pode acordar após uma noite de sono com uma perda de 20% ou mais, apenas por conta da movimentação de mercados e exchanges do outro lado do globo.

Problema recorrente para daily traders: durante a noite a movimentação de mercado pode gerar mudanças expressivas no valor de uma criptomoeda.

Mas não são apenas os daily traders que sofrem com a volatilidade. Estabelecimentos e usuários que façam negociação de bens e serviços usando criptomoedas podem cair no mesmo problema: ao receber um valor em criptomoedas equivalente a X em moeda fiduciária, até que este usuário faça todo o processo de conversão da criptomoeda para Real, por exemplo, o valor já pode ter sofrido variações de mercado consideráveis.

Se levarmos em conta que o Bitcoin, criptomoeda mais expressiva hoje, leva até 1 hora para realizar 6 confirmações, fica claro o risco de mudança no valor de mercado durante esses 60 minutos.

Um dos maiores receios dos lojistas ao lidar com criptomoedas: oscilação de preços.

Essa incerteza na hora de receber um valor em criptomoedas para depois trocá-lo por Real é nociva e espanta o setor de varejo. O que termina sendo ruim para as criptomoedas, já que elas também acabam tendo uma adoção mais lenta. Afinal, sejamos francos, qual lojista tem interesse em receber um valor em criptos que, na hora do saque em Real, pode estar valendo até metade do preço do produto vendido?

As possíveis soluções

Existem algumas formas de tentar amenizar os efeitos da volatilidade no mercado em geral. Descrevemos elas em detalhes no nosso whitepaper, mas vamos passar rapidamente pelas alternativas mais relevantes.

A primeira alternativa são os serviços que aceitam pagamento em criptomoedas e tentam convertê-las rapidamente em moeda fiduciária. Esses serviços podem funcionar como uma corretora, ou trabalhar em parceria com exchanges para tentar uma liquidez mais rápida. Porém, mesmo assim é provável que eles tenham que assumir uma parcela do risco de uma desvalorização fulminante enquanto ainda não finalizaram o processo de conversão de criptomoedas para Real. Em outras palavras, ou esses serviços assumem o risco para si (correndo o risco de ir a falência em uma oscilação muito grande de mercado), ou repassam o risco para o cliente, cobrando altas taxas para cobrir as possíveis oscilações.

Outra alternativa seria utilizar criptomoedas com protocolos que suportem maior velocidade do que as concorrentes. Desta forma, a transação aconteceria tão rápido que daria tempo de converter a moeda para Real antes que ocorresse uma queda expressiva de valor no mercado. O problema com essa alternativa é que geralmente as moedas com uma alta velocidade de transações ainda não tem tanta movimentação nas exchanges e na comunidade, o que pode tornar difícil criar ordens de venda de valores expressivos que sejam completadas rapidamente. Outro problema é que por serem moedas de menor volume, elas são as mais propensas a uma alta volatilidade, já que para afetar seus mercados são necessárias quantias bem menores do que no caso de moedas mais bem consolidadas. Rumores e notícias negativas também possuem um impacto muito maior nestas moedas menores.

Por fim, temos a alternativa de criptomoedas estáveis. A ideia é simples: cria uma criptomoeda (ou token) lastreada em algum bem que reside fora do mundo digital. Assim, não importa o quanto o mercado de criptomoedas sofra variações, a moeda estável vai sempre ter uma "âncora" trazendo estabilidade e definindo seu valor de mercado.

É claro que essa última alternativa também tem seus problemas. Aprendemos com diversos episódios na história que o controle forçado e artificial de preços pode trazer certos malefícios se for feito em conjunto com medidas monopolistas e autoritárias. Além disso, uma criptomoeda que diz ter lastro, precisa ter total transparência quanto a esse lastro, de preferência facilitando a auditabilidade, e deixando claros todos os processos de queima e emissão de novos tokens.

A alternativa de moedas estáveis, apesar de ser atrativa, possui seus problemas. Mas será que esses problemas podem ser solucionados em uma solução robusta e transparente? Acreditamos que sim, e gostaríamos de apresentá-la ao mercado brasileiro de criptomoedas.

Entra o BRLT

É pensando em solucionar esses problemas que construímos o BRLT. Nós criamos um token pareado com o Real que traz o melhor dos dois mundos: uma moeda estável, dentro da blockchain, mas rodando em um serviço próprio mantido por uma instituição que dá total certeza aos usuários de que eles sempre receberão o equivalente de tokens BRLT em Real, não importando a data do saque.

Receba BRLT facilmente compartilhando seu QR Code.

Nosso objetivo é resolver o problema de volatilidade para nossos clientes. Pretendemos trazer estabilidade para um mercado de alta variação de preços. Sendo assim, nossa proposta é muito simples:

  1. Permitir compra de tokens BRLT com Real.
  2. Permitir envio de BRLT entre usuários.
  3. Permitir saque de BRLT para recebimento em Real.
  4. Disponibilizar APIs e guias para integração com a nossa plataforma por terceiros.

Todas essas operações podem ser feitas diretamente da nossa plataforma. Não existem custos para criar uma conta, nem depositar dinheiro. Todas as taxas (de envio de BRLT ou saques em Real) são fixas. No caso de saques as taxas cobradas são apenas o valor para um TED ao banco do usuário. Isso significa que independente do valor enviado ou recebido, o usuário sempre pagará uma mesma taxa abaixo do mercado pela operação.

Mas não estamos focando apenas no diferencial técnico. Nossa empresa, a BRLT Money, é uma instituição séria que foi aberta pensando em trazer não só estabilidade monetária, mas também seriedade para nossos clientes. Nós trabalhamos com escritórios de advocacia especializados e com economistas de relevância no meio de criptomoedas para trazer as melhores soluções aos nossos usuários.

Antonio Hoffert, economista e advisor da BRLT Money, palestrando sobre criptomoedas estáveis.

E não dá pra falar em segurança sem lembrar de transparência. Foi pensando nisso que, mesmo sendo uma empresa privada, decidimos lançar um whitepaper descrevendo em detalhes o funcionamento do nosso token, além de todo o estudo realizado para chegarmos nas soluções propostas pela BRLT Money.

Também criamos um serviço para ajudar na transparência: chamado de Portal da Transparência, essa página poderá ser acessada online e será atualizada diariamente com toda a movimentação de tokens BRLT dentro da nossa empresa. Neste portal também iremos disponibilizar extratos bimestrais das nossas contas bancárias, com o objetivo de provar o lastro do nosso token.

Transparência também requer auditabilidade. A BRLT Money grava todas as transações de tokens BRLT na blockchain. Transações entre usuários, emissões de novos tokens e queimas de tokens sacados são todas publicadas na blockchain, tornando esses dados públicos para consulta posterior. Em outras palavras: as transações em BRLT poderão ser auditadas por qualquer usuário, seja nosso cliente ou não.

Com essas medidas a BRLT Money espera prover um serviço de qualidade, que possa beneficiar todos os usuários que fariam bom uso de uma criptomoeda estável, seja para dormir tranquilo após um dia de trades, ou para vender bens e serviços com taxas menores que as disponíveis por serviços de pagamentos tradicionais.

Na BRLT Money, todos os lados possuem vantagens.

Para participar do nosso beta privado, inscreva-se no nosso site: brlt.money

Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco através de: duvidas@brlt.money

--

--

Claudio Holanda
BRLT
Editor for

Code writer. Wannabe designer. Blockchain learner.