Por que as criptomoedas são seguras?

Clo
BROKERST — BR
4 min readMay 9, 2020

A credibilidade e o uso de criptomoedas aumentaram nos últimos anos; no entanto, aspectos relacionados à segurança continuam sendo uma preocupação recorrente, principalmente em novos usuários. Tais dúvidas podem ser normais, dada a novidade da techonolgia, os mitos relacionados ao crime cibernético e as características especiais sob as quais elas operam. Con certeza, a confiança nessa tecnologia, ainda nova para muitos, aumenta à medida que seus recursos e benefícios se tornam mais conhecidos.

Elementos que garantem a segurança de criptomoedas

Entre os principais problemas do dinheiro tradicional estão: a suscetibilidade à falsificação, o controle do valor por uma entidade central e a inflação que surge quando é emitido e circula mais dinheiro do que o necessário para satisfazer a demanda. As criptomoedas, por sua vez, tentam resolver esses problemas e empregam várias estratégias para erradicar essas vulnerabilidades, garantindo sua segurança acima das moedas fiduciárias. A maioria desses fatores reside em suas características intrínsecas:

  • Algoritmos matemáticos são usados para verificar a autenticidade de cada operação, sem a possibilidade de reproduzi-la. Essas técnicas criptográficas garantem a legitimidade dos registros, tornando impossível falsificá-los ou duplicá-los. Além disso, as identidades dos proprietários das moedas são criptografadas, aumentando assim a segurança dos usuários.
  • O Blockchain é imutável, graças às múltiplas réplicas existentes nos nós da rede, o que garante a segurança dos registros e torna as criptomoedas uma das tecnologias mais seguras a serem usadas.
  • As transações de criptomoeda geralmente não exigem que ambas as partes confiem em qualquer entidade intermediária, como bancos, sendo validadas por mineradores anônimos. Uma transação é validada quando todos os membros da rede a certificam democraticamente e são recompensadas por seu trabalho. A ausência de um intermediário direto impede seu confisco por esta entidade.
  • Todas as transações confirmadas desde o início da criação de uma criptomoeda são armazenadas no blockchain, fornecendo um registro histórico completo dos processos comerciais realizados, e garantindo transparência.
  • Finalmente, as criptomoedas são principalmente de código aberto. Isso significa que os desenvolvedores podem contribuir para o seu desenvolvimento sem pagar uma taxa e qualquer pessoa pode usar ou ingressar na rede. Isso contribui para uma evolução e atualização mais dinâmica e orgânica do software.

As criptomoedas também são uma excelente oportunidade de investimento. Um futuro sustentável é previsto para elas. As transações de criptomoeda e o design de projetos baseados nelas crescem exponencialmente. A difusão de Bitcoins no mundo como moeda global já é uma realidade, assim como o desenvolvimento de soluções que resolvem algumos problemas. Além disso, a revolução que o Blockchain trouxe a vários setores, além dos sistemas de pagamento, está aumentando constantemente.

As criptomoedas também evitam o risco de inflação. No caso de algumas criptomoedas, como o Bitcoin, sua produção é limitada pela configuração do blockchain e não podem ser produzidos mais de 21 milhões de BTC, evitando a emissão excessiva do ativo.

Apesar dos mecanismos de segurança nos quais sua operação se baseia, as criptomoedas não estão isentas de riscos. Alguns especialistas alertam sobre aqueles relacionados principalmente ao investimento nesses tipos de moedas e aconselham: Investigar plataformas de câmbio, conhever melhor como armazenar suas moedas digitais, diversificar investimentos e estar preparado para flutuações.

O fato de a maioria das pessoas decidir administrar suas finanças com métodos tradicionais não diminui a credibilidade de novos métodos, como as criptomoedas. É uma realidade comprovada que elas são completamente transparentes, autênticas e anônimas e sem a intervenção de terceiros. Isso é evidenciado ao ver como grandes empresas como Starbucks, Amazon e Twitch implementaram sistemas de pagamento com criptomoedas. Conclusão, basta documentar superficialmente para saber que sua principal característica é precisamente a força de sua estrutura.

***

Estas informações são fornecidas para fins educacionais e informativos. Não deve ser considerado como garantia ou indicação de compra ou investimento em determinados ativos ou software. É importante notar que nenhum sistema ou metodologia pode garantir lucro ou estar isento de perdas. E lembre-se sempre: não arrisque mais do que está disposto a perder.

Brokerst (https://brokerst.com/) é uma plataforma mundial de trading automático de criptomoedas. Combinamos tecnologia de ponta com uma equipe profissional multidisciplinar para fornecer ferramentas de trading potentes e de alta qualidade. Nossos usuários têm total autonomia sobre seus ativos e configurações de robôs, e total controle e visão sobre seu dinheiro e operações. Dessa forma, ajudamos pessoas e empresas a superar as barreiras financeiras e tecnológicas de forma simples, eficiente e acessível.

Fontes consultadas:

https://www.lw-vpn/es/las-criptomondas-son-seguras/

https://www.deustoformacion.com/blog/finanzas/es-seguro-invertir-en-criptomonedas

https://latam.karspersky.com/resource-center/definitions/what-is-cryptocurrency

https://criptotendencia.com/2019/05/09/top-5-de-las-empresas-que-aceptan-criptomonedas/amp

--

--