Cavalaria — Nova coluna da Broncos Brasil

Matheus Coda
Broncos Brasil feat. Broncast
8 min readSep 19, 2019
Notícias de Denver chegando a cavalo! Na foto, Thunder II e sua treinadora Ann Judge

Olá pessoal! Estou de volta aqui na Broncos Brasil com uma coluna fresquinha saindo do forno: A Cavalaria! Mas você deve estar se perguntando “o que é a Cavalaria?”.

A torcida dos Broncos é gigante. Temos pessoas de todos os tipos cujo coração é laranja e azul. Alguns são fanáticos, outros são fãs casuais e ainda temos os que simpatizam mas não ligam muito. Isso não faz de ninguém mais ou menos fã, os Broncos estão abertos para todos e isso faz de nós uma comunidade incrível.

Mas eu estava pensando: a vida é dura. Todo mundo tem problemas. Família, trabalho, escola… Nem sempre é possível acompanhar de perto o nosso time, seja lá por qual motivo. E é por isso que eu tive a ideia de criar a “Cavalaria”.

A Cavalaria trará em um texto semanal as principais notícias dos Broncos que aconteceram na semana. Nada muito extenso e exaustante, apenas o suficiente para manter você, leitor, informado do que acontece no mundo da bola oval de Denver. Assim, você sempre ficará atualizado sobre as últimas informações do time. Além disso, pretendo fazer uma interação com o público nessa coluna em breve.

Sem mais delongas, vamos começar. As notícias no Broncos Brasil chegam a cavalo: está aberta a Cavalaria!

Sexta-feira: Nova tentativa de atacar a Pat Bowlen Trust e a batalha de Denver com as lesões

A novela pela disputa do comando do time continua.

Essa notícia aconteceu no dia 29 de Agosto. Parecia que era um fim nessa disputa por pelo menos algum tempo. Ledo engano.

Segundo o site The Athletic, no começo da sexta-feira, Beth Bowlen e Amie Klemmer, as filhas mais velhas de Pat Bowlen, entraram com uma ação no Tribunal do Condado de Arapahoe, contestando a validade da Pat Bowlen Trust alegando que seu pai era incapaz e estava sob influência indevida quando ele assinou os documentos do plano de sucessão do time em 2009.

Ainda não sabemos todos os detalhes da ação judicial, mas uma coisa é certa: não será um caminho fácil até a sucessão do Denver Broncos. Ainda haverá muita briga. Tomara que tudo acabe bem para nosso time.

As lesões sempre são um fator tenebroso porém importante em todos os times da NFL, e com os Broncos não é diferente.

Começamos a temporada mandando o RB Theo Riddick, o QB Drew Lock e o TE Jake Butt direto pro IR. Pelas regras da NFL, apenas 2 podem voltar à ativa no meio da temporada depois de serem colocados na IR. Ou seja: a temporada mal começou e já acabou para um desses três.

Após o jogo de segunda contra os Raiders, sofremos mais algumas baixas: o OT Ja’Wuan James sofreu uma torção no joelho durante o jogo e ficará afastado por algumas semanas. Além disso, o WR Tim Patrick sofreu uma fratura na sua mão e foi colocado na IR. Com isso, os Broncos trouxeram de volta o WR River Cracraft.

Outro detalhe que influenciou muito o resultado do jogo de segunda: o CB Bryce Callahan e o ILB Todd Davis estavam inativos pois se recuperavam de lesão. Ambos estavam marcados como QUESTIONÁVEIS para o jogo domingo contra o Chicago Bears e acabaram não jogando. Esperamos que voltem logo, pois sua falta foi sentida (e muito) enquanto os Raiders nos queimavam com seu ataque e os Bears nos queimavam com seu jogo corrido.

Sábado: Um único movimento

Foi um sábado bem tranquilo pra Denver, que se preparava para o jogo contra os Bears no domingo. Só fizeram um único movimento relevante no dia.

Os Broncos promoveram o OT Jake Rodgers do Practice Squad para o roster de 53, cortando o OG/C Corey Levin no processo.

Rodgers servirá como reserva de Garett Bolles e Elijah Wilkinson.

Domingo: Broncos são derrotados em casa pelos Bears 16–14

Depois de um começo ruim contra os Raiders em Oakland, o time recebeu em casa o Chicago Bears, time do qual Vic Fangio saiu como DC para virar HC aqui em Denver. Não seria uma tarefa fácil vencer os Bears, visto que ano passado os mesmos tiveram a melhor defesa do campeonato.

E não foi: a defesa dos Bears continua muito boa, mesmo com a saída de Fangio. Os Broncos ficaram na frente em apenas dois momentos: no começo do jogo onde o primeiro drive rendeu um Field Goal para nos colocar 3x0 na frente e no fim do jogo onde os Broncos converteram uma Conversão de 2 Pontos para ficar novamente na liderança 14–13.

Faltando menos de 1 minuto, os Bears receberam a bola de volta e marcharam o campo o suficiente para dar uma chance ao seu kicker Eddy Piñeiro chutar um Field Goal de 53 jardas para encerrar a partida 16–14. É claro que isso não foi feito sem antes algumas polêmicas marcações no campo (como um Roughing the Passer suspeito do Bradley Chubb e o pedido de tempo dos Bears com o cronômetro zerado para voltar 1 segundo e dar a chance de chute).

Mas a verdade é a seguinte: time que merece ganhar não perde por uma falta mal marcada. A defesa dos Broncos novamente encerrou a semana sem um único sack marcado. Chubb apareceu para pressionar o QB em poucos momentos e ajudou muito no jogo corrido mas foi só isso. Von Miller deu um tackle ou outro, mas nada além disso, deixando muito a desejar pra um jogador do seu nível. O ataque de Denver é o 5º melhor time em Jardas por Drive (42,12 Jds/drive) mas é um dos piores em pontos por jogo (15 PPG). Isso é resultado de um ataque anêmico, que não consegue finalizar os drives na Red Zone, cheio de drops e faltas que matam as campanhas (estou olhando pra você, Garett Bolles).

Pela primeira vez desde 1999, os Broncos começam a temporada 0–2. Estatisticamente, mais de 80% dos times que começam 0–2 não chegam aos playoffs. No próximo domingo dia 22 de Setembro, os Broncos vão para o Lambeau Field enfrentar o Green Bay Packers, um time que tem mostrado muito potencial em um dos estádios mais hostis da NFL. Boa sorte para não terminar 0–3.

ESTATÍSTICAS DE JOGO — BRONCOS (0–2) 14–16 BEARS (1–1)

TOP QB
(CHI) M. Trubisky: 16–27 pass (59,26% CMP) | 120 Jds (4,44 Jds/att) | 0 TD | 0 INT | 70.0 QBR
(DEN) J. Flacco: 35–50 pass (70,00% CMP) | 292 Jds (5,84 Jds/att) | 1 TD | 1 INT | 83,1 QBR

TOP RB
(CHI) D. Montgomery:
18 rush | 62 Jds (3,44 Jds/rush) | 1 TD
(DEN) R. Freeman: 11 rush | 54 Jds (4,91 Jds/rush) | 0 TD

TOP WR
(CHI) A. Robinson:
4 rec | 41 Jds (10,25 Jds/rec) | 0 TD
(DEN) E. Sanders: 11 rec | 98 Jds (8,91 Jds/rec) | 1 TD | 1 2-Pt Conv

Segunda: Death by inches

Depois de um resultado de cortar o coração literalmente no último segundo de jogo, a semana começou com uma coletiva com Vic Fangio.

Na coletiva da noite anterior, a imprensa lotou Fangio com perguntas sobre Garett Bolles, que cometeu 4 faltas de holding na partida. Fangio disse que Bolles é nosso LT. Mas deixou a entender nas entrelinhas que só não tira Bolles pois não existe uma opção boa para substitui-lo (lembrando que o RT JaWuan James está machucado e já sendo substituído por Elijah Wilkinson) e que há uma possibilidade real de trazer profundidade na posição ao decorrer da temporada. Disse que Bolles precisa trabalhar mais na sua técnica.

Vic Fangio: Houve muitas coisas boas em ambos lados da bola, mas não o suficiente para ganharmos jogos. […] Nós precisamos de mais jogadas explosivas.

Fangio foi perguntado se o time está perdendo por “death by inches” (um dizer de Fangio que ele deu a imprensa em suas primeiras coletivas como HC, “death by inches” quer dizer pequenas falhas e erros que de pouco em pouco acumulam e se transformam em problemas gigantescos). Fangio diz que não acredita nisso porque crê que death by inches são erros cometidos ao decorrer da semana e os Broncos estão perdendo nos jogos em si. “Faltas de Holding que sofremos é death by inches. Embora um holding seja mais do que uma polegada”, afirmou.

Sobre as marcações controversas da arbitragem, declarou:

Vic Fangio: Em relação à arbitragem, vou citar Sean Payton [HC do New Orleans Saints], que é um treinador muito mais experiente do que eu. “Não podemos controlar marcações ruins ou chamadas terríveis.” E continuaremos dessa maneira. Ainda precisamos encontrar uma maneira de vencer os jogos, independentemente do que está acontecendo.

Terça: Sanders alfineta Bolles, Chris Harris Jr está com fome

Tivemos entrevistas com Emmanuel Sanders e Chris Harris Jr na terça-feira.

Sanders disse que estava feliz pois houve um esforço concentrado para envolvê-lo no jogo contra os Bears, e ele acabou realmente sendo muito utilizado. Disse também que no huddle ele sempre lembra o ataque aonde eles estão no campo e como é importante finalizar bem os drives. Também deu uma alfinetada no seu companheiro de ataque Garett Bolles:

Emmanuel Sanders: Obviamente, vou continuar tentando conversar com Bolles e ver se conseguimos fazer com que ele acerte e entenda o que ele está fazendo de errado, porque dizer ‘Ah, ele vai dar um jeito, vai ficar bem’ não é OK.”

Também entrevistaram CHJ, que disse que apesar da derrota causar tristeza, também causa fome de vitória no time.

Harris teceu elogios ao QB Aaron Rodgers e disse que ele é um dos melhores que já viu na posição. Disse que a chave para ganharmos o jogo contra os Packers no Domingo é que a defesa force turnovers e faça uma algazarra com o QB.

Além disso, boas notícias para o OG/C Corey Levin que foi cortado no sábado: assinou novamente com os Broncos para o Practice Squad. Também para o QB Drew Lock que já voltará a lançar bolas semana que vem. Lock está parado desde a pré-temporada com uma lesão na mão.

Quarta: Elway se pronuncia sobre Bolles

Isso aqui parece um texto pra falar só de Bolles, mas o fato é que ele foi assunto da semana no time. Até mesmo o cara que draftou ele, o GM John Elway, deu seu parecer em entrevista ao KOA NewsRadio:

John Elway: Bem, isso [as faltas de Holding] tem que parar. Ponto. Não há mais desculpas para isso. Ele teve 26 penalidades nos últimos dois anos e dois jogos, então isso precisa parar. […] Ele precisa entender isso. Ele precisa entender o que está fazendo. E essa foi a minha pergunta [domingo]: ‘Ele sabe o que é holding?’ ‘Ele sabe o que pode e o que não pode fazer?’ Se ele pensa que está sendo um bode expiatório, ele deve perceber que não é. Vamos continuar trabalhando, ele ainda é um cara talentoso. Ele não pode fazer isso porque está nos fazendo perder jogos.

Além disso, Vic Fangio disse que ainda não está preocupado com a situação do Pass Rush:

E é isso para encerrar a semana. Ainda há muito o que acontecer até semana que vem, e as principais notícias serão relatadas aqui, na Cavalaria.

Espero que tenham gostado do texto. Se você tem dúvidas, elogios, críticas ou sugestões, me mande uma mensagem lá no Twitter que eu com certeza lerei: @denverdepre

Semana que vem estamos de volta com A CAVALARIA!

--

--

Matheus Coda
Broncos Brasil feat. Broncast

Engenheiro, escritor e torcedor fanático do Denver Broncos. Posto memes nas horas vagas no @denvaum no Twitter.