Coluna da Lu: Escrever sobre NFL no Brasil? Mas por quê?

Luisa Lara
Broncos Brasil feat. Broncast

--

A pergunta do título eu já respondi algumas dezenas de vezes. Se isso é uma coisa normal para você que acompanha o Futebol Americano, para muita gente, é um “hobbie” bem estranho. Por que alguém iria utilizar seu (raríssimo) tempo escrevendo sobre um esporte difícil, que ninguém aqui pratica ou acompanha?

Acredite ou não, fui eu quem perguntou isso, há cerca de 4 anos atrás. Fã de esportes desde criancinha, e atleta em alguns momentos, o futebol americano não me impressionava. Achava feio, sem a plasticidade da natação, a articulação do tênis ou o ritmo acelerado do basquete. Resolvi assistir um jogo, e ver se entendia alguma coisa. Terminei o jogo entendendo as pontuações, mas de resto, nada fazia muito sentido. Mas foi ali que a curiosidade surgiu.

Desse momento em diante, não teve volta. Em cada jogo, uma regra nova, uma formação diferente que eu aprendia. O futebol americano me parecia um universo novo, diferente de tudo que eu conhecia no esporte. Meu amigo nessa jornada de conhecimento se chamava Google, já que na época não havia muito conteúdo produzido por aqui sobre o assunto.

Em 2017, me juntei à equipe do NFL Luluzinha Club (projeto encerrado em 2019), e comecei a produzir conteúdo para o site. Além da oportunidade de aprender mais e ajudar outras pessoas a conhecerem o esporte, eu passei a conhecer a enorme massa de fãs do esporte (e do Broncão, é claro!) aqui no Brasil.

Então respondendo à pergunta lá do título, é por essa massa de fãs (e pelos novos fãs que o FA ganha a cada dia) que nós investimos nosso tempo falando do esporte e preparando essa cobertura do Denver Broncos. O conteúdo que produzimos ajuda a fazer o esporte crescer no Brasil, além de manter atualizados aqueles que já tem o seu time do coração.

Na última década, o Brasil deixou de ser um mercado pequeno e se tornou um dos maiores públicos da NFL no mundo. Este crescimento se deve a diversos fatores, mas gosto de pensar que cada texto, podcast ou post nas redes sociais que escrevemos e divulgamos, contribuiu um pouquinho para isso.

Esse espaço colaborativo surgiu para manter essa chama laranjinha acesa no coração dos fãs brazucas. De quebra, ajudamos a fortalecer esse esporte maravilhoso aqui na nossa terrinha, na esperança de que a NFL abra cada vez mais seus olhos para o público brasileiro. Vem com a gente?

❤ Lu.

#OrangeCountry

--

--