Não é fácil cobrir futebol americano no Brasil, mas é apaixonante

Pedro Luís
Broncos Brasil feat. Broncast
3 min readJul 16, 2019

POR GABRIEL LEMOS

A partir de hoje começo a escrever toda terça-feira para vocês. Acho que preciso me apresentar. Eu sou jornalista, obviamente torcedor dos Broncos. Não me levem a mal, mas eu acho um saco Mock Draft. Fora isso, acho que vamos nos dar bem.

Excepcionalmente hoje, por questões técnicas, eu estou postando o texto do Gabriel Lemos, o nosso editor.

Comecei a escrever sobre NFL, em particular, pelo JC. Eu era o setorista da Liga lá. Minha caminhada no ramo já vai completar alguns bons anos. Tive bons momentos, quando a vez que fui o primeiro jornalista brasileiro a publicar o retorno do Brock Osweiler aos Broncos (furando ESPN, Profootball e outros veículos colegas). Quer dizer, na época parecia um bom momento. Tive maus momentos, como a coluna após (mais um) Super Bowl dos Patriots. Na época, parecia um momento ruim, mas sou um privilegiado por poder escrever sobre um time tão vencedor e coeso.

Não demorou muito e, em 2017, entrei para o Broncos Brasil, um dos pioneiros do Megazord onde escrevo hoje. Todos os domingos eu publicava lá. Com toda humildade do mundo, eu acertava quase sempre. “Trevor Siemian terá mais 3 jogos”, e três partidas depois o titular foi Osweiler. “Brock terá 2 partidas para mostrar serviço” e mais uma vez mudamos de quarterback. Nossa, era um show de horror.

Por que estou contando isso? Bom, não é fácil escrever sobre NFL no Brasil. Poucos sites geram lucro. As informações, pela distância, raramente geram algum furo aqui, a concorrência é monópola (ESPN detém os direitos da verdade). O trabalho amador e semi profissional feito pelos fãs da bola oval no Brasil merece aplauso. Os blogs, os podcasts, as contas no Twitter… Tudo feito pela paixão.

Quando fui convidado, após o fim do site Broncos Brasil, a dar seguimento, vindo escrever os editoriais aqui, em um primeiro momento fiquei meio receoso. Vai juntar uma galera, cheia de qualidade, com uma boa liderança, mas para escrever sobre futebol americano. Pode ser um espetáculo, como pode ser uma bagunça.

Há algumas semanas tivemos a perda do Pat Bowlen e, aqui mesmo neste site, fizemos a melhor cobertura sobre o caso. Uma semana falando sobre a lenda do Denver Broncos. Nem mesmo a ESPN fez algo tão grandioso. Foi ali que eu tive a certeza que aceitar o desafio foi a escolha certa — e tenho certeza que meus colegas pensaram a mesma coisa.

Por isso, como primeira coluna, peço que apoiem esses projetos. Leiam, compartilhem, comentem. Os autores fazem por amor, para que vocês também tenham toda a informação e contribuem para que essa liga cresça cada vez mais no Brasil. Quando, em breve, tivermos uma partida da NFL em gramados nacionais, lembrem-se da galera que ajudou a propagar o grande espetáculo que é o futebol americano.

GABRIEL LEMOS

--

--

Pedro Luís
Broncos Brasil feat. Broncast

Torcedor do Denver Broncos. Editor, produtor e apresentador do Broncast, o mais completo podcast sobre o time em português. Um dos coordenadores do Broncos Br.