O Legado de Pat Bowlen como um Bronco

Bernardo Fraga
Broncos Brasil feat. Broncast
3 min readJun 14, 2019

De maneira alguma eu gostaria de começar minha trajetória no Broncos Brasil com essa notícia. Entretanto, fico feliz de poder falar de um homem tão importante para a história do Denver Broncos, como foi o Pat Bowlen. Durante a noite dessa quinta-feira fomos informados que o maior dono da nossa franquia havia morrido (em decorrência de Alzheimer que já combatia há anos) e, em forma de homenagem, irei falar de sua trajetória na nossa querida franquia.

Em 1984 a família Bowlen comprou a franquia, tornando Pat o dono majoritário. Logo em sua primeira temporada como CEO alcanço um recorde de 13 vitorias e apenas 3 derrotas, conquistando o primeiro título de divisão da era Bowlen. A primeira final de conferência ganha veio na temporada de 1986, contra o Cleveland Browns, no jogo em que John Elway operou um milagre conhecido como ”The Drive”.

Os anos entre 1984 a 1995 representaram uma época de ouro para o Broncos, com 3 aparições em Super Bowls e 6 na pós-temporada. Porém, sempre batíamos na trava no jogo final. O título de campeão mundial havia nos escapados nas 3 ocasiões. Essa sorte vinha a mudar em 1995, quando Pat Bowlen resolveu dar uma chance para o então coordenador ofensivo, Mike Shanahan como Head Coach. Após dois anos treinando o time, Shanahan conseguiu conquistar o primeiro Super Bowl da franquia em cima do Green Bay Packers, por 31–24. Na comemoração do título o ”Mr. B ” proferiu a famosa frase ”This one’s for John”.

Os fãs do Denver Broncos não tiveram que esperar muito para a segunda, que veio logo em seguida. Em 1998, os Broncos alcançaram uma vitória por 34–19 contra o time de Atlanta. Posteriormente a esse Super Bowl, John Elway encerrava suas ativades como jogador do Denver Broncos, voltando como Vice-Diretor Geral em janeiro de 2011. Nesse meio tempo a união, Shanahan-Bowlen, havia terminado. Para ser mais exato, em 2008, depois de três temporadas sem ir para a pós-temporada.

Nessa era pós-Super Bowl, o Denver Broncos não fez grandes campanhas, a exceção de 2005, que perdeu na final de conferência. Isso até 2012, com a chegada de Peyton Manning, quando os Broncos de Pat Bowlen voltaram ao patamar da era de Elway. O time gerenciado pelo lendário quarterback conseguiu chegar ao Super Bowl em 2013, perdendo para Seattle. Na intertemporada de 2014, Pat renunciou o controle da equipe devido a sua luta contra o Alzheimer. Na temporada de 2015, John Elway agora como diretor geral, deu um presente para a família Bowlen, o Super Bowl 50, no qual ele se referiu a frase dita por Pat no XXXII, desta vez dizendo ”This one’s for Pat”.

De 1984 ate 2018, Pat Bowlen teve 7 aparições em Super Bowls, 18 na pós temporada. Além de uma porcentagem de vitoria de 59% (a quarta maior porcentagem das quatros principais ligas americanas), 21 temporadas com mais vitorias do que derrotas, e apenas 7 temporadas perdedoras. E em 2019 foi coroado ao Pro Football Hall of Fame, a honra máxima da NFL.

Obrigado por tudo, Mr. B.

--

--