Os Adversários — Bears (Semana 2)

Matheus Coda
Broncos Brasil feat. Broncast
8 min readJun 13, 2019
Courtland Sutton vem com tudo pro seu segundo ano em Denver!

Olá pessoal! Meu nome é Matheus Coda, mas você provavelmente me conhece como o @denverdepre no Twitter. Agora faço parte do grupo de redação do Broncos Brasil feat. Broncast e estreio com esse texto continuando a série sobre os adversários dos Broncos em 2019. Eu e Pedro Luís iremos discutir e analisar os oponentes e as nossas expectativas para os confrontos em dois textos semanais. Sem mais delongas, vamos falar do nosso adversário da Semana 2: o Chicago Bears.

Como foi a temporada 2018?

Após a demissão de John Fox em 2017 depois de uma lastimável campanha 5–11, os Bears trouxeram o então coordenador ofensivo dos Chiefs para o comando do time: Matt Nagy. Nagy nunca foi Head Coach, porém já trabalhou na NFL como Position Coach desde 2008. Em 2016, assumiu o comando do ataque dos Chiefs sob as asas de Andy Reid.

Em 2018, Nagy assumiu o comando dos Bears e logo no seu primeiro ano sendo Head Coach ele deu uma reviravolta incrível na franquia. Com uma campanha 12–4, os Bears tiveram sua primeira temporada positiva desde 2012 e sua primeira vaga pros playoffs e título da divisão desde 2010.

Infelizmente para a torcida laranja e azul de Chicago, os Bears perderam em casa no Wild Card Round contra os Eagles por 15–16. Vocês provavelmente se lembram de Cody Parkey errando o FG da vitória ao chutar a bola que bateu na trave duas vezes (“double doink”).

Ainda assim, os Bears voltam pra essa temporada com muita vontade de repetir a boa temporada de 2018.

O que esperar da temporada 2019?

Poucas mudanças ocorreram nos Bears de 2018 pra 2019. A principal delas é a saída do renomado DC Vic Fangio para ser Head Coach em Denver. Lembrando que sob o comando de Fangio, a defesa dos Bears foi a melhor defesa da temporada. Destaque também para a saída de duas peças que participaram bastante da grande defesa de 2018: Adrian Amos e Bryce Callahan.

O núcleo principal dos Bears sofreu poucas mudanças significativas

Como o Pedro Luís disse nessa matéria sensacional sobre nosso confronto contra os Raiders, essa série é feita em colaboração com perfis que cobrem os adversários. Portanto, eu conversei com a galera do DaBearsCast (@DaBearsCast no Twitter). Decidi perguntar o que eles achavam dessas saídas:

Eu: Você acha que a saída de Vic Fangio e de algumas peças importantes da defesa como por exemplo Bryce Callahan e Adrian Amos podem afetar o desempenho da defesa que foi a melhor de 2018 pra essa temporada?

DaBearsCast: Sim, com certeza vai afetar, principalmente pela parte do Fangio (pode comemorar). O Fangio era o melhor DC da NFL sem dúvidas, mas os Bears trouxeram o Pagano como DC, que, mesmo com sua passagem com um final turbulento de HC, foi um graaaaande DC nos Ravens, e isso pode manter o nível dessa defesa altíssimo ainda, até porquê é difícil não ter uma defesa top 5 da liga com esse elenco. Sobre o Callahan e Amos, o que mais vai fazer falta, na minha opinião, é o Callahan (pode comemorar de novo), ele se tornou um jogador surreal de bom, estava em toda jogada e raramente fazia faltas, o problema era só a saúde. O Amos já era um jogador que eu via mais como um produto da defesa monstruosa em volta dele, não tirando seus méritos, mas ele já teve seus problemas na carreira. Mas mesmo com isso tudo, os Bears pegaram suas reposições com Buster Skrine e Haha Clinton-Dix, o primeiro eu acho que vai ser uma queda de qualidade, o outro não.

Como o pessoal do DaBearsCast disse, ao mesmo tempo que esses jogadores saíram, os Bears trouxeram reforços em Buster Skrine que era dos Jets e Haha Clinton-Dix vindo dos Redskins.

Sobre o Draft dos Bears esse ano, foi um draft bem contido. Os Bears tiveram apenas 5 escolhas nesse draft, empatado com Eagles e Saints em menor número de escolhas. Além disso eles não tinham escolhas de 1ª (trocada com os Raiders pelo Khalil Mack) e de 2ª rodada (trocada em 2018 com os Patriots para subir no Draft). Perguntei ao DaBearsCast o que eles achavam de positivo neste Draft:

DaBearsCast: Positivo: o fato dos Bears terem pego jogadores que podem vir a ter impacto no time, a maioria como algo futuro, como Shelley e Ridley. Só vejo o Montgomery tendo impacto imediato. Whyte e Denmark vem mais pra ser jogadores de ST mesmo.

A importância de David Montgomery ter um impacto imediato no time dos Bears vem do fato de que Jordan Howard foi trocado pros Eagles por uma escolha de 6ª rodada de 2020. Montgomery precisa fazer uma boa dupla com Tarik Cohen para render o esperado. Considerando que Denver tem tido problemas contra o jogo corrido nos últimos anos, decidi perguntar sobre:

Eu: Eu percebi na temporada passada que o Jordan Howard não conseguiu se adaptar muito bem ao esquema ofensivo do Nagy, tanto que acabou sendo trocado. O que esperar do jogo corrido esse ano com Tarik Cohen e o rookie Montgomery?

DaBearsCast: Um absurdo. Eu era grande fã do Montgomery antes do draft e sempre o vi como um encaixe perfeito no sistema do Nagy. Tarik Cohen é aquela arma letal que os outros times não podem tirar o olho e eu acho que o Montgomery encaixa muito bem pra fazer o trabalho sujo. Acaba sendo uma nova peça versátil e dinâmica pra um ataque muito imprevisível. Inclusive, um jogador que eu acho muito parecido com o Montgomery é o Royce Freeman, que vocês draftaram em 2018, gostava muito dele.

Tarik Cohen brilhou em 2018 no esquema ofensivo de Nagy

Em suma, os Bears continuam tendo uma defesa monstruosa que briga pra ser uma das melhores da NFL, com 4 Pro-Bowlers, sendo 3 desses All-Pros (Kyle Fuller, Khalil Mack e Eddie Jackson). Mesmo com a saída da grande mente defensiva de Vic Fangio, acredito que Chuck Pagano tem o que é preciso pra manter essa unidade no topo.

Já no ataque, os Bears contam com uma boa profundidade na linha ofensiva, um corpo de recebedores sólido e um jogo corrido surpreendente. A grande incógnita dessa unidade é o seu quarterback, Mitchell Trubisky.

DaBearsCast: Trubisky é um projeto ainda, e esse ano é esperado pra ser o que [é], ou ele dá um grande salto, ou mostra que realmente não é capaz de ser um grande QB. Mesmo ele mostrando constante evolução ano passado e eu achando que ele vai dar esse grande salto, não dá pra ter certeza.

Vale ressaltar também que a posição de kicker do time ainda está em aberto. Após a saída de Cody Parkey, os Bears ainda estão na busca de encontrar um kicker definitivo.

Fangio Bowl: Ele Conhece os Alemães?

Uma das narrativas mais interessantes desse confronto é o embate entre o novo Head Coach do Denver Broncos Vic Fangio contra o seu antigo time e seu ex-HC Matt Nagy.

Antes eram aliados, agora se enfrentarão nas trincheiras do Colorado no dia 15 de Setembro.

De um lado, nós temos a brilhante mente ofensiva de Matt Nagy e o seu time completo que vem pra sua segunda temporada brigando pela divisão e pelos playoffs da conferência nacional. Do outro, nós temos uma das maiores mentes defensivas da liga em Vic Fangio que, comandando Denver em seu primeiro ano como HC, trabalha pra ser um time “win now” apesar de ter buracos e incertezas tanto no ataque quanto na defesa. No entanto, Vic Fangio foi DC dos Bears de 2015 até 2018, então ele conhece muito bem os seus jogadores e a sua defesa. Arrisco dizer que até mais do que Nagy. Será isso suficiente pra dar a nós uma vantagem? DaBearsCast dá sua opinião:

DaBearsCast: Olha, sinceramente, eu não faço a menor ideia. Vai ser uma das maiores mentes [defensivas] da liga contra um das maiores mentes ofensivas. Talvez por ser na semana 2, Fangio esteja há pouco tempo no time e o Nagy já esteja há mais de um ano em Chicago, isso possa vir a ser um fator de vantagem pros Bears, mas vai ser muito difícil de prever. Só sei que vai ser uma disputa maravilhosa de se assistir.

Resultado Provável

Este jogo será um showdown defensivo. Joe Flacco, nossa OL e nossos jogadores de Skill Position serão testados a ferro e fogo contra a defesa dos Bears. Do outro lado, a secundária de Denver vem muito sólida pra essa temporada. O esquema de Fangio permitirá também que Von Miller e Bradley Chubb façam o que nasceram pra fazer: pressionar pelos lados. Eu digo isso porque um dos problemas da nossa defesa no ano passado foi fazer os OLB droparem muito em cobertura (principalmente o Bradley Chubb), tirando muito o potencial e a força do pass rush.

Acredito que nossa fraqueza defensiva pode se encontrar na linha defensiva contra o jogo corrido e nos nossos ILB Todd Davis e Josey Jewell. Jewell foi draftado em 2018 e ainda está em evolução, já Todd Davis está no time desde 2014 e nunca foi um jogador excepcional. Agora ambos precisam jogar em alto nível.

Na minha opinião, a chave desse jogo estará nas mãos dos QBs. Um veterano MVP de Super Bowl em declínio contra um QB ainda em seu contrato de rookie que ainda precisa provar que pode ser um franchise QB. Os dois precisam mostrar a que vieram e porquê merecem estar onde estão.

Devido ao fato do time dos Bears ser tão completo e o nosso time ainda estar em adaptação ao novo playbook tanto ofensivo quanto defensivo, acredito que os Bears têm a vantagem nesse confronto.

Por último, queria agradecer ao pessoal do DaBearsCast pelo tempo deles respondendo nossas perguntas e para finalizar perguntei a eles sobre nós:

Eu: O que você acha dos Broncos vindo pra 2019? Nosso confronto na semana 2 será complicado?

DaBearsCast: Eu acho que os Broncos vão ser um time que vai fazer mais do que muita gente tá esperando. Eu só não digo que não ficaria surpreso vendo os Broncos irem aos offs, pela divisão que vocês estão, mas na NFL tudo pode acontecer. Acho que esse time vai ter uma defesa monstruosa logo de cara, o fator determinante vai ser o ataque, mais especificamente, Joe Flacco. Não sou fã do Flacco, acho que ele precisa mostrar algo a mais agora em Denver se não quiser, futuramente, perder o posto de titular pro projeto Drew Lock (que eu vejo MUITO potencial). Sobre o confronto na semana 2, não é algo que me preocupa tanto, mesmo sendo no Colorado. Se esse confronto fosse na semana 13, por exemplo, com o time dos Broncos mais entrosado, talvez eu pensasse diferente.

Preview do Embate: 1–0 Bears

Acho que não vai ser dessa vez pessoal…

--

--

Matheus Coda
Broncos Brasil feat. Broncast

Engenheiro, escritor e torcedor fanático do Denver Broncos. Posto memes nas horas vagas no @denvaum no Twitter.