Os Adversários — Raiders (Semanas 1 e 17)

Pedro Luís
Broncos Brasil feat. Broncast
5 min readJun 11, 2019
Pra cima deles, Lindsay!

Hoje começa uma nova série aqui no blog. Com dois posts por semana, eu e o Matheus Coda vamos analisar os adversários dos Broncos para a temporada de 2019, buscando mostrar o que podemos esperar de cada confronto. E a gente abre o calendário jogando contra o nosso maior rival: o Oakland Raiders.

Nota: esta série é feita em colaboração com perfis que cubram os adversários. Infelizmente, acionamos todos os perfis mais conhecidos dos Raiders, mas nenhum deles apareceu na última semana. Estão todos foragidos.

Como foi a temporada de 2018?

Jon Gruden chegou nos Raiders em 2018 e montou o elenco com maior média de idade em toda a liga. Não bastasse isso, iniciando a temporada o time trocou o EDGE Khalil Mack e o WR Amari Cooper, dois dos melhores jogadores do time. O resultado desse combo terrível? Um 4–12, o último lugar na divisão e a 4ª escolha geral do draft.

O que esperar para 2019?

Para 2019 o time fez uma grande reformulação. O time teve uma free agency movimentada, com muitos nomes novos e contratos pesados. Típico de um time que está precisando de bastante ajuda em termos de talento.

  • WR Antonio Brown (via troca com os Steelers)
  • OT Trent Brown
  • OT Richie Incognito
  • WR Tyrrell Williams
  • S Lamarcus Joyner
  • DT Johnathan Hankins
  • LB Vontaze Burfict
  • LB Brandon Marshall

São vários nomes, incluindo vários outros que não estão na lista, como o RB Isaiah Crowell — que se machucou nos treinos e tá fora da temporada. Vamos a comentários rápidos dos jogadores. Antonio Brown é um dos melhores recebedores da liga. No entanto, a cada ano que passa suas questões extra-campo passam a chamar mais atenção, o que pode se tornar um problema — especialmente em um time que parece longe de competir por um grande número de vitórias. Já Vontaze Burfict e Richie Incognito são conhecidos por seus problemas extra-campo e suspensões, o que forma o triunvirato da zona no vestiário. Não vai ser fácil controlar esta turma do barulho.

Antes rivais de divisão e protagonistas de tretas sérias, Brown e Burfict agora estão no mesmo time.

Porém, nem tudo é bagunça. O time ganhou jogadores dinâmicos e interessantes, como Tyreell Williams, um recebedor bastante versátil e dá um belo upgrade no time. Lamarcus Joyner consolida o grupo de safeties do time, que é muito bom. E Trent Brown, o RT mais bem pago da liga, tem um atleticismo incomum, ainda que o treinador de linha de Oakland seja o famigerado Tom Cable.

Em termos de draft, os Raiders foram o segundo time que mais desperdiçou capital do draft, conforme a análise que lançamos no Twitter após o draft. No entanto, o time tinha muito capital entrando no draft e, deste modo, os Raiders foram o 11º time no ranking de valor adicionado. Foi uma classe bem defensiva, com 5 jogadores defensivos e 2 ofensivos nas 4 primeiras rodadas.

Aqui uma analise resumida de como foram os Raiders no Draft 2019 em comparação com as outras equipes.

Resumindo por unidade:

O ataque tem potencial para melhorar bastante, mas tudo passa por Derek Carr. Com os seus brinquedinhos novos, o QB vai ter um ano de “ou vai, ou racha” e muitos estão céticos em relação ao que o jogador pode entregar em campo. Com um jogo terrestre quebrado pela lesão de Isaiah Crowell e uma linha treinada por Tom Cable, provavelmente a responsabilidade de carregar o ataque vai cair nas costas dele e isso não tem nada pra dar bom.

Já a defesa é uma unidade mais completa. A força desta fase da bola está nos safeties, que tem habilidades complementares e são jogadores dinâmicos. No entanto, tudo indica que a principal vulnerabilidade do time se dará no meio do campo, onde a falta de profundidade pode gerar oportunidades no slot e para o jogo intermediário para os tight ends.

Matchups para ficar de olho!

Esse é um confronto que tende para as defesas, dada a falta de qualidade apresentada pelos ataques das duas equipes recentemente. Pelo lado da defesa dos Broncos, um dos principais duelos vai ser entre Chris Harris Jr (que pretende ser o CB mais bem pago da liga em 2020) e Antonio Brown, um dos melhores WR em atividade.

Outro duelo interessante, não pelo equilíbrio, mas pela importância que vai ter, é o pass rush com Bradley Chubb e Von Miller contra a linha ofensiva dos Raiders, que tem tudo pra ser frágil. A julgar pelo plano de jogo dos Raiders em 2018, o time deve insistir em um jogo de passes curtos, o que pode ser uma oportunidade para a marcação em zona de Vic Fangio para confundir o já confuso Derek Carr.

Eu vou ficar absolutamente pistola se esse homem nos der um nó tático.

Pelo lado do nosso ataque, Joe Flacco vai ter que mostrar serviço. É possível imaginar que os Raiders vão fazer um plano de jogo para interditar o jogo corrido com Phillip Lindsay e vão forçar Joe Flacco a lançar a bola. Dada a fragilidade do miolo do campo, DaeSean Hamilton pode aparecer bastante neste jogo, junto com os alvos prediletos do nosso QB — os tight ends.

Resultado provável

Os Raiders estão em uma fase de transição, vindo de uma campanha horrível e tentando encaixar vários jogadores novos no time. Com um QB que não inspira confiança, um técnico heterodoxo e um vestiário explosivo, é possível dizer que há uma boa chance de vitória no jogo da semana 1 fora de casa.

Já na semana 17, com a dificuldade que há na divisão, não creio que os Raiders estejam disputando vaga nos playoffs. Se os Broncos tiverem chance de playoffs na última rodada, há uma grande chance do nosso laranja e azul prevalecer em casa. Porém, se nenhum dos times estiver disputando playoffs, qualquer coisa pode acontecer.

Preview do embate: 2–0 Broncos.

Chora, Raiders!

--

--

Pedro Luís
Broncos Brasil feat. Broncast

Torcedor do Denver Broncos. Editor, produtor e apresentador do Broncast, o mais completo podcast sobre o time em português. Um dos coordenadores do Broncos Br.