Os recebedores de Elway

Pedro Silva
Broncos Brasil feat. Broncast
4 min readApr 22, 2020

Faaaaaaala torcedores do do Denver Broncos, como vocês estão? Ansiosos pro Draft? Bom, eu estou bastante animado!

Como esse ano teremos uma classe de WR recheada de talentos em todas a prateleiras, resolvi falar um pouco dessa posição, mas não dos prospectos desse ano. Em 2 textos, falarei dos principais recebedores que ganharam os 3 Super Bowls pelo nosso Broncão.

Neste primeiro texto, vou falar dos três nomes que foram os responsáveis por receber a maioria dos passes de John Elway nos dois primeiros anos em que ganhamos o Super Bowl (1997/98 e 1998/99). Entre eles, temos o WR Rod Smith, nosso principal recebedor nas temporadas e um dos grandes da história de nossa amada franquia, e Ed McCaffrey — não, você não leu errado, ele é o pai do RB dos Panthers, Christian McCaffrey — também histórico em nossa franquia. Por último, mas não menos importante, temos o TE Shannon Sharpe, o maior de nossa franquia e um dos maiores da história da NFL.

Ed McCaffrey, WR, #87

Considerado um dos 10 maiores WRs da história dos Broncos, Ed McCaffrey era um recebedor grande e forte com 1,96m e 98kg. Foi draftado em 1991 pelos Giants, passando três temporadas por lá sendo pouco utilizado, devido a característica defensiva do time e por conta do jogo terrestre como carro chefe. Em 1994 jogou pelos 49ers, mas também teve uma temporada bem apagada, com apenas 11 recepções no ano. Por fim, ele vai para Denver em 1995, encontrando-se como WR2. Por causa de seu físico, era muito utilizado na redzone, então mesmo em anos com 450/500 jardas, ele conseguia 7/8 touchdowns, um ótimo número.

Nos anos em que ganhou o Super Bowl por Denver, McCaffrey teve bons números, sendo peça chave para as conquistas. Se em 1997 teve números relevantes de 590 jardas e 8 TDs, em 1998 teve o melhor ano de sua carreira, alcançando as marcas de 1053 jardas e 10 TDs, superando inclusive o número de TDs do próximo nome dessa lista.

Rod Smith, WR, #80

Considerado um dos maiores WR da história dos Bronco, Rod Smith chegou aos Broncos como Undrafted em 1994. Smith foi muito importante nas duas conquistas, sendo o mais acionado em targets e o recebedor com mais jardas por Denver, nas duas temporadas encerradas com Lombardi Trophy. Principal WR nos dois anos, era considerado relativamente baixo para a posição, tendo 1,83m e 91kg. Mas Rod compensava isso com sua velocidade, queimando com frequência os Cornerbacks, principalmente em press coverage. E, graças à sua explosão e aceleração, era muito utilizado em passes longos. Devido ao grande uso de McCaffrey e Sharpe na Red Zone, seu número de TDs cai pela metade, mas a quantidade de jardas se mantém muito boa, passando das 1000 jardas por 6 anos seguidos.

Nos anos de Super Bowl, os números de Smith mostram sua importância para o time, sendo o mais acionado nos dois anos: 131 targets em 97 e 139 em 98. Configurou-se também como o recebedor com mais jardas sendo 1180 em 97 e 1222 em 98. Além disso, produziu bastante em touchdowns: 12 em 97 (o maior número da carreira) e 6 em 98.

Shannon Sharpe, TE, #84

Chegamos em um dos maiores jogadores da história de nossa franquia, um dos maiores TE da história da NFL — aliás, fica aqui meu protesto por ele não ter entrado no Top5 TE na lista de comemoração dos 100 anos da liga — e que foi de grande importância para nossas duas conquistas, além de ainda ter contribuído bastante para a conquista do Baltimore Ravens em 2000. Sei que colocar um TE aqui foge um pouco do tema, já que estamos falando de WRs históricos, mas não dá pra falar dos recebedores do nosso time e não falar dele.

Selecionado na 7ª rodada do Draft de 1990 com a escolha número 192, Sharpe não era tão grande quanto um TE costuma ser, mas tinha uma altura aceitável e era muito forte, sendo suas medidas 1,88m e 103Kg. Assim como McCaffrey, Sharpe era bastante acionado na Red Zone, além de ser muito bom em bloqueios — Terrell Davis agradece — e sua importância é indiscutível nos dois títulos.

Teve uma ótima produção em jardas nos anos de título de Denver, com 1107 em 97 — o maior número de sua carreira — e 768 em 98, além de 3 TDs em 97 e 10 em 98, igualando a maior quantidade de sua carreira, obtida em 96. Shano Sharpe era incrível e nos dois anos de conquista do SB, assim como nos 5 anteriores, foi ao Pro Bowl. Ainda foi, por três anos seguidos (96, 97 e 98), eleito ao first-team all-pro e, finalmente em 2011, foi eleito ao Hall da Fama.

Já temos nosso recebedor número 1 e nosso TE, o que será que nos aguarda nesse Draft?! Espero que você tenha se divertido nesses minutos que passamos juntos e não se esqueça, amanhã tem a dupla do Super Bowl de 2015.

--

--

Pedro Silva
Broncos Brasil feat. Broncast
0 Followers

Guitarrista, estudante de economia e apaixonado pela bola oval, torcedor do Denver Broncos e redator no Broncast. Falo groselhas la no podcast Quarta Decida.