Pat Bowlen: além dos Broncos

Sávio
Broncos Brasil feat. Broncast
6 min readJun 14, 2019

Após vários longos meses e depois de deixar o comando do Broncos Brasil eu, Sávio Pereira, volto a escrever um artigo para o blog, agora de cara nova com a junção de vários outros canais de comunicação dedicados a divulgar o Denver Broncos para os torcedores no Brasil. Infelizmente o meu texto não é nada animador, muito pelo contrário.

Já é de conhecimento de todos que o dono do Denver Broncos e um dos maiores proprietários dos esportes mundiais faleceu na noite de ontem em sua casa em decorrência das complicações da doença de Alzheimer.

O fato de Bowlen ter sido um dos maiores owners da história da NFL fica evidente, é claro, pelo seu longo e elogiável currículo, mas também por sua famosa citação: “Eu quero ser o número um em tudo.”

“Uma coisa importante para mim é que colocamos uma equipe em campo que pode competir. Eu gosto de pensar que os Broncos vão ganhar o Super Bowl todos os anos. Eu me divirto com isso e sei o quanto isso significa para o Colorado e para Denver. ”- Pat Bowlen.

Como primeiro dono da NFL na história a chegar na marca das 300 vitórias nos seus primeiros 30 anos, Bowlen disse que a palavra “reconstrução” (“rebuilding” em inglês) não estava em seu vocabulário. Ele tinha uma tradição anual de prever um recorde de 19–0 e uma vitória no Super Bowl para os Broncos.

Sob o comando dele, os Broncos eram quase sempre favoritos ao título. A equipe chegou a tantas aparições no Super Bowl (7) quanto teve temporadas com recorde negativo (também 7), incluindo os títulos consecutivos da franquia nas temporadas de 1997 e 1998, juntamente com sua vitória no Super Bowl 50 em 2015.

Os Broncos obtiveram uma média de mais de 10 vitórias por ano durante as 35 temporadas de Pat Bowlen e terminaram com um recorde de 354 vitórias, 240 derrotas e 1 empate, além de terem conseguido 199 vitórias em casa em temporadas regulares. Sob o comando de Bowlen, entre as 123 franquias norte-americanas de todos os esportes profissionais (NFL, NBA, NHL, MLB), apenas New England Patriots (NFL), San Antonio Spurs (NBA) e Los Angeles Lakers (NBA) tiveram uma porcentagem de vitórias maior.

Nenhum outro dono de franquia da NFL nos últimos 35 anos teve mais temporadas com recorde positivo (21) e vaga nos playoffs (18) do que o Mr. Pat. Denver teve apenas sete temporadas perdedoras com ele, ao mesmo tempo em que era o único time a figurar entre os cinco primeiros em vitórias durante as temporadas na era pré-free agency e pós-free agency — entre 1984 e 1992, os Broncos empataram em quarto, com 96 vitórias, e entre 1993 e 2018, ficaram também em quarto com 258 vitórias.

Uma grande parte do sucesso de Bowlen foi a sua forma de tocar o negócio. Não poupava gastos para ajudar seus jogadores e treinadores a serem os melhores possíveis. Ele sempre deixou claro que sua prioridade era ganhar e
ele faria tudo o que pudesse no front office para ajudar a equipe a fazer isso acontecer em campo. Apenas um owner na história da NFL tem mais aparições no Super Bowl do que as sete de Bowlen: Robert Kraft, dono dos Patriots.

O CARINHO COM OS FÃS

Pat Bowlen sempre entendeu também o papel dos fãs, e é por isso que ele ficou em primeiro lugar em uma pesquisa da ESPN feita há alguns anos que perguntava aos fãs para qual owner da NFL cada pessoa gostaria de jogar.

“Esse time é deles”, Bowlen disse certa vez ao se referir aos fãs. “Não é meu. Eu acho que se você administra bem o seu clube, os fãs apreciam isso. E eles também têm uma participação nisso.”

Essa mentalidade é em parte o motivo pelo qual nenhum time da NFL teve mais jogos em casa com ingressos esgotados — todos os 300 jogos possíveis, incluindo temporada regular e playoffs que os Broncos tiveram durante seu
comando. Os Broncos também jogaram em cerca de 350 jogos televisionados, sempre estando entre as maiores audiências da TV americana.

… E COM AS PESSOAS EM GERAL

Como um milionário do ramo do petróleo e presidente do conselho de administração do “Denver Broncos Charities”, Bowlen doou mais de US$35 milhões de dólares para organizações de caridade na região de Denver desde o início da fundação em 1993. Seu status e reputação como proprietário foram reconhecidos localmente em 2013, quando recebeu o Mizel Institute
Community Enrichment Award
, o prêmio filantrópico de maior prestígio da região, por sua liderança e compromisso com a cidade de Denver e Colorado.

O proprietário mais antigo da história esportiva do Colorado também idealizou a criação do “Boys & Girls Club”, uma organização em fins lucrativos que visa apresentar o futebol americano para jovens do Colorado e de todo o mundo. Frequentemente essa fundação é citada nas redes sociais dos Broncos, geralmente quando as crianças visitam o centro de treinamento para conhecer os jogadores e realizarem outras atividades.

Sempre se orgulhando de chamar Denver de sua casa, Bowlen foi introduzido no Colorado Sports Hall of Fame em 2007, no VISIT Denver Turismo Hall of Fame em 2010 e no Colorado Business Hall of Fame em 2015 por seu compromisso inabalável com a região.

Embora tenha reduzido drasticamente seu papel por trás dos Broncos nas últimas temporadas, ao se concentrar em sua batalha contra o Alzheimer, ele continuou a ter um impacto positivo na comunidade. O anúncio público do seu diagnóstico em julho de 2014 ajudou a aumentar a conscientização e os fundos de tratamento da doença que afeta atualmente mais de 5,8 milhões de americanos. Os Broncos também se uniram à família Bowlen para assumir um papel ativo na comunidade contra o Alzheimer, incluindo a criação do Alzheimer’s Association Colorado Chapter — liderado pela esposa de Bowlen, Annabel, e que já arrecadaram quase US$ 500 mil dólares durante os últimos cinco eventos em Denver.

NÚMERO UM EM TUDO? PARABÉNS, PAT, VOCÊ CONSEGUIU

Bowlen, que jogou como defensive back para o Edmonton Huskies da Canadian Junior Football League em 1962 e fez parte do primeiro campeonato nacional do clube, começou sua carreira na administração de negócios com um escritório de advocacia em Edmonton depois de se formar na faculdade. Após carreiras bem-sucedidas no ramo de petróleo, gás e imóveis no Canadá, comprou o Denver Broncos em 1984.

Todos os torcedores dos Broncos vão se lembrar dele ao lado do gramado antes dos jogos com seu casaco, óculos de sol e botas de cowboy, conversando com treinadores e jogadores.

O icônico “This one’s for John!”, quando ele conquistou o primeiro Lombardi Trophy da franquia em homenagem ao desempenho do então quarterback John Elway no Super Bowl XXXII, também será para sempre lembrado e reverenciado.

Felizmente, Elway foi capaz de retribuir o favor quase 20 anos depois, quando ele levantou o Lombardi e gritou “This one’s for Pat!” em homenagem ao homem que ajudou a franquia a fazer exatamente o que sempre sonhou — ser o número um.

Em uma declaração nesta quinta-feira, logo após saber do falecimento de Bowlen, Elway falou exatamente quanta influência ele teve em sua carreira e sua vida:

“Pat sempre foi alguém que eu admirei. Ele deu a nossa equipe tudo o que precisávamos para sermos os melhores e competir por títulos, e o foco estava sempre no futebol americano. Isso é tudo que você pode querer em um dono, mas ele fez mais. Ele era um mentor para mim e um tremendo amigo. Pat era um ótimo ouvinte, sempre perguntando o que estava acontecendo, e eu aprendi muito ao conviver com ele. Ele era um líder fantástico. Se as coisas estavam indo bem ou não, ele sempre falava o que precisávamos para melhorar. Além de sua família, nada significava mais para o Pat do que garantir que o Denver Broncos fosse bem-sucedido. O que ele fez para essa equipe, para essa cidade e para toda a NFL nunca será igualado. Vou sentir muito a falta dele e sempre valorizarei os momentos que tivemos juntos. Continuaremos a cuidar de sua equipe como se ele estivesse aqui hoje. Meus mais profundos sentimentos estão com Annabel e toda a família Bowlen.”

“Ninguém vai se importar se a equipe vale um bilhão de dólares ou qualquer outra coisa”, disse Bowlen na década passada. “Isso não importa. O que realmente importa é o sucesso que você vai ter como organização como equipe no campo e na comunidade.”

Obrigado por tudo, Mr. Pat.

Descanse em paz.

--

--

Sávio
Broncos Brasil feat. Broncast

Fã de esportes americanos, apenas isso. Torcedor do @manutd, do @Flamengo, do @ColoradoRapids e dos @Broncos!