Marcha para a certeza do querer

Bruna Rodrigues
reminiscência
Published in
2 min readMar 14, 2021

Taça com vinho ao lado… assim eu inicio mais uma cronica premeditada.

Nós, jovens, temos a mania de nos anteciparmos em tudo. Ansiosos. Eufóricos. Sonhadores…

Lembro-me bem, quando eu ainda criança, sonhava em me tornar uma profissional de sucesso, mas nunca sabia de certeza qual profissional. Sempre admirava meus professores, então brincava de escolinha e “lecionava” para as crianças da minha rua. Meu pai sempre me apoiou. Sempre. Ele criou, junto comigo, um pequeno quartinho no muro da nossa casa. Pintamos as paredes, conseguimos cadeiras, mesas, livros velhos, quadros improvisados e giz. A parede tinham desenhos de estrelas e na entrada estava escrito “Escola da Bruna. Não bagunce.” Eu era uma professora firme e exigente, mas mantinha meu lado bom humorado para ter uma maior aproximação e ser querida pelos meus alunos (quando eles permitiam).

Até então eu queria ser professora, mas o mundo capitalista corrompeu meus pensamentos e então decidi pensar em outra profissão. Foi difícil, porque eu me baseava nas matérias escolares. Como era boa em tudo, não sabia qual seria a ideal.

Ilustração Marcelo Tolentino

Exatas. minhas notas sempre foram altas em matemática. já sei! contabilidade. meu tio é contador, então eu já teria onde estagiar. Ansiosa pensava em tudo.

Aí veio o ensino médio. pensamentos mudaram e eu fiquei entre Engenharia Mecânica e Licenciatura em Física. Desisti logo de cara da Mecânica porque a faculdade particular exigia muitos documentos — sim, desisti por pura preguiça. Restou Física. Passei. Estudei 3 longos períodos e algo que me tirou de lá. O concurso de beleza, que eu nunca imaginei que iria participar, me fez passar um mês na capital e dentro de uma TV.

Achei, achei o que me faziam brilhar os olhos e palpitar o coração. Jornalismo. Comunicação. Lidar com pessoas e escutar suas histórias. Escrever e contar histórias.

Foi uma marcha lenta, prazerosa e cheia de desafios. Hoje me encontro quase concluindo este curso que tanto me encaixei. Foi ele que me trouxe até aqui e será ele, que me levará muito mais além. Seja em uma sala de aula (que já tenho anos de experiência) ou fora dela. Como é bom ter a certeza do que eu quero.

--

--