Messias de Duna Capítulo 15: O Chamado

Bruno Birth
brunobirth
Published in
3 min readDec 23, 2020

“Vê-se a natureza audaciosa das ações de Muad’Dib no fato de que Ele sabia desde o início para onde estava indo e, no entanto, nunca se desviou do caminho. Deixou isso claro quando falou: ‘Digo-lhes que chego, agora, a minha provação, quando ficará demonstrado que eu sou o Servo Supremo’.
E assim Ele entretece todos em Um, para que tanto amigos como inimigos possam adorá-lo. É esse motivo, e só por esse motivo, que Seus apóstolos rezavam: ‘Senhor, salve-nos dos outros caminhos que Muad’Dib cobriu com as Águas de Sua Vida’. Só é possível imaginar esses ‘outros caminhos’ com a mais profunda aversão.”

O artigo a seguir se baseia em minhas reflexões. CONTÉM SPOILERS DO LIVRO DOIS.

O excerto acima ilustra o que já vínhamos falando sobre o plano de auto-destruição de Paul Atreides e nos deixa um pouco mais apreensivos no que concerne a Chani. Na análise anterior questionamos sobre o imperador saber de antemão que Irulan estava impedindo Chani de engravidar (e com isso lesando a saúde da fremen) e mesmo assim permitiu que o plano da irmã Bene Gesserit prosseguisse.
Estaria Paul Atreides planejando, para além de sua própria destruição, também a de Chani? Se isso for verdade, por que ele faria isso? Perguntas que esperamos que devam ser respondidas mais à frente.

Neste capítulo vemos a conspiração dar seu esperado passo ousado ao enviar sua ação personificada em Scytale. Eis que o Dançarino Facial aparece na fortaleza de Arrakina travestido biologicamente da filha de Otheym, o Fedaykin aposentado.
Como já esperávamos, o cadáver da fremen encontrado no deserto por Alia e Hayt pertencia à garota, que foi assassinada pelos tleilaxu para que Scytale pudesse tomar o seu lugar e servir de isca para Paul e Chani.
Apesar de Scytale desempenhar um exímio papel de imitação e enganação aos demais, Paul é a exceção e sabe exatamente o que esta acontecendo. Poderia mandar matar Scytale com um estalar de dedos, mas permite que o engodo persista.

A mensagem entregue pelo falso dos falsos é simples: Paul e Chani devem se deslocar à casa de Otheym pois o antigo Fedaykin tem informações sobre os conspiradores inimigos do imperador.
Quando Paul diz que Chani não vai pois está grávida, Scytale se frustra, afinal seriam dois coelhos com uma cajadada só. A ausência de Chani não fazia parte do plano.
Mas não há o que fazer. Scytale pensa que depois teriam, ele e os seus companheiros, de arrumar um jeito para se adaptar e executar uma mudança de planos. E Paul, como bem diz o excerto, mesmo sabendo o perigo que corre, aceita o convite. Contra todas as indicações, Muad’Dib irá até a casa de Otheym, mesmo sabendo que o Fedaykin, assim como sua filha, talvez nem exista mais.

As apostas são altas e Paul Atreides não está nenhum pouco a fim de voltar atrás.

Leia as análises de todos outros capítulos clicando AQUI.

Me acompanhe nas redes sociais clicando AQUI.

--

--

Bruno Birth
brunobirth

Aqui, em geral, você lê sobre fantasia e ficção científica.