Dinheiro, Magia, Motivos — e o Museu da Witchcraft

O telefonema veio de uma das fontes mais imporváveis. Poderia eu confirmar por quanto estava a comprar o Museu da Witchcraft e Magia em Boscastle, Cornwall — era por 1.5£ ou 1.8£ milhões?

Seguiu se uma gargalhada gigantesca e logo depois uma fracção de segundo de espanto que me deixou sem palavras; “quem inventaria uma coisa destas?” pensei eu.

Houve um tempo em que eu pensava poder adivinhar que combinações poderiam ser colocadas no caldeirão dos boatos. Coitadinha de mim, inocentemente acreditava que esses boatos poderiam sempre levar a alguma verdade distorcida por muito que parecessem surreais. Não. A realidade é que não é precisa nem uma centelha de verdade para a fábrica dos boatos intimidatórios.

Agora sorridente com o ridiculo da minha quase compra, deliciei me em telefonar para o dono do Museu para lhe contar que ele estaria prestes a destituir se do seu cargo em meu proveito. Sons da música “Ka-Ching” da Shania Twain ocorrem-me.

A suas gargalhadas fizeram juz as minhas seguidas por “onde inventam eles isto?”.

“Eles só inventam” respondi eu — como a Maxine disse na sua palestra no Dia para Doreen Valiente em Cornway Hall, Londres em 2009 e que eu referi no meu blog sobre Trolling Wicca:

“Não me interessavam as opiniões dos outros covens sobre mim ou sobre os trabalhos e treino dos Circulos do Templo da Mãe, que eram demasiado intensos deixando pouco tempo para socializar ou até comunicar como aqueles que tinham mais tempo para boatos.

Inevitavelmente inventavam.”

Com toda a seriedade, onde as gargalhadas são combinadas com um encolher de ombros seguido de silencio seriam o modus normal; esta situação levou a algo diferente que não é de todo para rir e que, por isso, merece comentários.

O rumor dizia que após a minha suposta compra do Museu eu tencionaria levar a colecção para fora do país — o quê e para onde não era claro — ainda por ser inventado calculo.

O dono do Museu e a sua equipe dedicada, tal como os Amigos do Museu de Witchcraft e Magia, uma caridade registada, têm feito um trabalho incrivel ao londo dos ultimos anos, mantento a relevância do Museu e a expandir a sua visão de forma a criar um destino vibrante e pleno de legado.

Por isso, envolver esta instituição não enviesada, não política que é não só uma mecca para os Ocultistas de qualquer género mas que também dá credibilidade ao Paganismo, Witchcraft e Magia pelo mundo inteiro trazendo ao mesmo tempo beneficios económicos e sociais à comunidade de Boscastle num frenezim de conjecturas falsas e especulações é, francamente, inconcebivel.

Encorajo todos quantos valorizam a verdade a não ficarem presos na histeria mal intencionada através de revindicações falsas e motivos políticos.

O Museu da Witchcraft e Magia está, pelo que sei, firmemente integrado onde reside actualmente, os seus tesouros bem guardados num Fundo, sem o menor som de um Ka-Ching! a ser ouvido.

Traduzido do Original:

https://medium.com/alexandrian-witch/money-magic-motives-and-the-museum-of-witchcraft-f4ffc614fc06

--

--