A Jornada da Alma

Palestrante: Thiago Berto

Grupo de Planejamento RS
BS Trendspots by GPRS
3 min readSep 26, 2018

--

Hub: SENAC Gestão e Negócios / Sala Idiomas

Horário: 17h45

___________________________________________________________________

Overview da palestra:

Thiago conta a sua jornada espiritual, em busca de um sentido para sua vida, e como isso o inspirou a criar uma escola diferente, para estimular as crianças e desformatar adultos.

___________________________________________________________________

Highlights:

  • Eu decidi que quero viver muitas vidas dentro de uma vida só. Eu não tenho nada para fazer porque eu me aposentei com vinte e poucos anos.
  • Mental = medo, insegurança, dúvida para proteger as certezas, as opiniões, o patrimônio.
  • Coração = sentir.
  • ONG que funciona como uma empresa para construir uma escola. Cidade Escola Ayni.
  • Nos reencontros a gente se lembra quem é. Movimento é vida.
  • Normose é uma doença social. Seguir no mesmo padrão. Vive uma superficialidade.
  • 23,5 angulação da Terra: inclinação que permitiu as estações do ano e a vida mais elaborada.
  • Escola foi criada para os pais deixaram os filhos em um lugar e poderem ir trabalhar.
  • A sociedade é baseada em modelos econômicos.
  • Quem era a gente antes de a gente acreditar no que quiserem que a gente acreditasse?
  • Eu ando sempre com o meu Thiago de 6 anos ao meu lado. O mais próximo da minha essência.
  • Vamos ver o que é essa história de viver, que é muito louco.
  • Eu tinha uma empresa antipirataria. Quanto mais ganhava dinheiro, mais vazio eu sentia.
  • Acordei com 30 anos. O caminho da coragem é o medo. O caminho da paz é a guerra.
  • Vendi tudo e fui morar no Butão.
  • Temos dois tesouros que perdemos na normese: tempo e liberdade. Temos que entregar a um propósito.
  • Adolescente: quis caminhar 800km no caminho de Santiago de Compostela. Mochila leve facilita a caminhada. Quando a mochila está muito pensada, não dá para apreciar a caminhada.
  • A alma prega peças. Na mochila da vida a gente coloca dogmas, crenças e apegos. E é como colocar paralelepípedos na mochila.
  • No presente a gente sente incômodos. Uma das maiores armadilhas é o ego nos projetar para o futuro: e se…
  • Missão número 1 do Coronel Ego: criança não pode chorar…
  • Quando a gente se sente perdido e aceita, está mais perto de se encontrar.
  • Inspirado pelo diário de motocicleta do Che e do Natureza Selvagem, desci do Alaska de moto, visitando 44 escolas que fazem coisas diferentes. E eu não sei andar de moto.

Qualquer loucura dá certo se você está no propósito.

  • Ayni:

— Sem sala de aula.

— Sem divisão de turma. (Divisão bélica)

— Eliminar o sinal.

— Sem competição. (A gente joga, mas sem expectativa de vitória.)

— Liberdade para escolher o que aprender.

— Ayni: 3 a 7 anos.

— Pedagogia: uma forma de viver.

  • Uma forma de viver do adulto que se expressa na sua relação com a criança. Escola copiou a fábrica, a fábrica copiou o exército.

Esperar resultado é não viver o presente.

___________________________________________________________________

Reflexões do Trendspotter:

A Jornada de Thiago mostra a importância de buscar o seu Eu verdadeiro, sem seguir normas e crenças impostas pela sociedade sobre o significado de “uma vida feliz”.

___________________________________________________________________

Trendspotter: Alessandro Lages Carlucci, sócio da ARP.

--

--

Grupo de Planejamento RS
BS Trendspots by GPRS

Conteúdo sobre planejamento, estratégia e gestão de marcas feito por profissionais no Rio Grande do Sul