Advocacia 4.0: O futuro do Direito impactado pela tecnologia

Palestrante: Maria Bofill, sócia da TozziniFreire Advogados.

Grupo de Planejamento RS
BS Trendspots by GPRS
3 min readSep 26, 2018

--

Hub: Nescafé

Horário: 13h

___________________________________________________________________

Overview da palestra:

A premissa central da palestra era comentar sobre o direito inserido na revolução digital chamada então de advocacia 4.0 e entender como o futuro/presente do direito está sendo impactado pelas novas tecnologias.

___________________________________________________________________

Highlights:

“A ficção científica de hoje é o fato científico de amanhã.”

  • E como isso afeta o direito? Nessa primeira análise Maria traz alguns dados secundários como por exemplo:

1. Na Alemanha um funcionário da volkswagen foi morto por um robô.

  • Ela questiona o seguinte: De quem é a responsabilidade agora? É da Volkswagen, ou é de quem programou o robô?

2. Um outro exemplo foi o chatbot da Microsoft que fazia tweets racistas.

“são novas questões jurídicas que devem ser levadas em conta.”

  • Ao ver essas noticias a gente já consegue fazer uma reflexão referente aos impactos de legislação dentro do cenário do direito e como a gente pode repensar essas questões.

“Se as novas tecnologias existem, elas podem ser aproveitadas para profissão jurídica.”

  • Essa afirmação nada mais é do que como a tecnologia pode melhorar também a profissão jurídica, ou seja, será que se faz necessário hoje em dia as empresas relacionadas ao direito contratarem diversos funcionários para ficar revisando contratos? Um robô não poderia fazer isso?
  • Outro exemplo que a palestrante traz que ilustra muito bem esta questão é: Inteligência artificial vence 20 advogados em teste de revisão de contratos.
  • Nota-se que o advogado do futuro ele vai ter diferentes habilidades, conhecimentos, formação, capacidade e cultura. Mais um exemplo se dá através da FGV que está dando aula de programação no direito.
  • Já na segunda parte da palestra Maria indica os principais cenários que mais afetam a área do direito hoje, sendo eles:

1. Inteligência Artificial

2. Carros Autônomos

3. Blockchain

4. Data Privacy

  • Um outro aspecto também observado pela palestrante foi que no mundo tecnológico, não há limites, ou barreiras para o empreendedorismo, ou seja existe uma grande movimento de parcerias com startups, grandes empresas e fundos de investimento que estão atrelados ao este mercado do direito.
  • Maria cita um exemplo de um cliente/empreendedor que compareceu ao escritório dela indicando que ele tinha um projeto de tecnologia que era uma startup, mas eles não tinham dinheiro suficiente para pagar os honorários pois eram muito altos, em consequência disso o cliente acabou desaparecendo, porém dois anos depois eles foram vendidos por vinte milhões.
  • E aí se observa um grande movimento de comportamento. Então quem são os nossos clientes?
  • Gerações: Millenials x Centennials
  • E para finalizarmos o raciocínio percorrido até o momento se faz necessário o seguinte questionamento: Qual será o papel do advogado do futuro?
  • Na visão de Maria Bofill o advogado do futuro terá que ser muito mais estratégico e empático, ou seja, terá um aumento significativo nas relações humanas tendo que por exemplo estudar mais filosofia, sociologia e atividades como programação e ciência de dados. E agora eu pergunto para você: está preparado?

Curiosidades:

1. o público que assistiu a palestra era composto por: Advogados, publicitários e área de compras;

2. Brastemp possui um serviço de assinatura de água;

3. Ambev investiu em uma máquina de bebidas;

4. Maria recomendou a leitura do livro — Direito das Startups composto pelos autores Bruno Feigelson,‎ Erik Fontelene Nybo e‎ Victor Cabral Fonseca

5. “Sempre que você ver um produto gratuito na internet fique esperto porque na verdade o produto é você.”

___________________________________________________________________

Reflexões do Trendspotter:

O direito está intrinsecamente no dia a dia das pessoas, empresas, startups e de forma geral também no coletivo. Entender esses impactos que a tecnologia vem causando em uma esfera global se faz necessário em qualquer área de atuação.

Os principais pontos que podemos levar em consideração passam pelo âmbito da educação, comportamento, na reação dos indivíduos enquanto a tecnologia como ferramenta para efetuar o trabalho braçal que hoje ainda é muito realizado pelo homem, principalmente em indústrias. Dessa forma, nota-se que a inovação no formato de trabalho dentro das organizações pode gerar sim uma disrupção em diversos aspectos do setor, tornando o ato de fazer muito mais estratégico e empático conforme comentado por Maria Bofill.

___________________________________________________________________

Trendspotter: Rafael Marques Barboza, assistente de Planejamento na Global.

--

--

Grupo de Planejamento RS
BS Trendspots by GPRS

Conteúdo sobre planejamento, estratégia e gestão de marcas feito por profissionais no Rio Grande do Sul