Burning Man: Um mundo sem regras, sem dinheiro, sem violência, mas com a maior liberdade do mundo

Palestrante: Juan Pablo Boeira

Grupo de Planejamento RS
BS Trendspots by GPRS
2 min readSep 26, 2018

--

Contato: juan.pablo@airaz.com.br

Hub: SENAC Gestão e Negócios / Sala Aquário Multiuso

Horário: 17h45

___________________________________________________________________

Overview da palestra:

Basicamente, o Juan contou sobre como foi a experiência dele participando do Burning Man, um evento que acontece num deserto americano, com mais de 70 mil pessoas, entre elas reles mortais e grandes nomes da tecnologia como Musk e Larry Page. A diferença é que lá são todos iguais.

___________________________________________________________________

Highlights:

  • Sim, tivemos uma palestra que conta sobre um evento. Inusitado né? O princípio do evento é: o próximo é melhor que você.
  • Não há dinheiro. Você deve levar tudo que precisa no motorhome e lá dentro o que ocorre são trocas. Não tem lata de lixo, mas também não tem lixo. Não tem wi-fi. É um deserto, então as temperaturas variam de 0 a 50 graus. Tem tempestade de areia. É uma desorganização organizada, segundo Juan.
  • Ele mostrou fotos do evento, que ele descreveu como uma mistura de Woodstock e Mad Max. Muitas fotos chocantes para algumas pessoas, pois as pessoas faziam sexo na frente de todos, sem pudores, com mais de uma pessoa.
  • O que ele descreveu foi uma sensação de liberdade, de respeito. Você aprende sobre seus limites físicos e mentais. É para você se descobrir, se respeitar, ajudar aos outros. Cada um participa de um jeito e as coisas fluem de uma maneira incrível. Sem contar o fato de que se aprende a viver com muito pouco. Aprende a ter noção da diversidade, muda seu julgamento, trabalho seu desapego, compreende limites e tem mais noção de convivência.
  • Para mim, ouvindo o Juan falar, lembrou muito o conceito de mochilão (tirando a parte do sexo na frente de todo mundo haha). Você aprende que existem mais pessoas boas que más, aprende a respeitar o outro e suas diferenças, aliás, aprende que o diferente não é ruim. O que a experiência do Burning Man foi para o Juan é a tangilibilização do fato de que tu precisa entender os outros e, principalmente, respeitá-los.
  • Eu estou me preparando para ir em 2020. Vamos?

___________________________________________________________________

Trendspotter: Gabriela Carminatti, marketing and omnichannel specialist, analytics translator and human behavior researcher

--

--

Grupo de Planejamento RS
BS Trendspots by GPRS

Conteúdo sobre planejamento, estratégia e gestão de marcas feito por profissionais no Rio Grande do Sul