Como a Inovação vem Mudando a Mobilidade Urbana

Palestrante: Marcus Andrade

Grupo de Planejamento RS
BS Trendspots by GPRS
2 min readSep 24, 2018

--

Hub: 99

Horário: 10h30

___________________________________________________________________

Overview da palestra:

Uma palestra sobre como a evolução dos meios de transporte, a alta concentração populacional das grandes cidades e a mudança do comportamento das pessoas vem mudando a indústria da mobilidade urbana.

___________________________________________________________________

Highlights:

  • A indústria do transporte foi construída para levar as pessoas de um ponto a outros do modo mais rápido, seguro e econômico possível. A evolução desta indústria sempre estará focada nisso.
  • A era Henry Ford transformou a sociedade em uma sociedade voltada para o automóvel.
  • Com o adensamento urbano essa sociedade voltada para o carro começa a se tornar insustentável. Carro ocupa muito espaço.
  • O brasileiro passa em média 30–40 dias por ano no trânsito.
  • A poluição também é um problema que se agrava com o aumento do número de carros na rua.
  • As tecnologias evoluíram (usar mapas, chamar táxi, pedir carona etc.), consequentemente o comportamento das pessoas também evoluiu. Estamos saindo do American way of life (focado em ter cada vez mais), para uma economia muito mais voltada ao acesso aos bens materiais.
  • Estamos cada vez mais conectados. Com isso, grande parte das nossas ações geram dados. Esses dados devem ser utilizados em prol da sociedade, melhorando e qualidade de vida das pessoas.
  • Mobility as a Service, não precisamos mais ser donos dos carros. Diversas empresas já enxergaram isso. Google It (Moovit, Didi, GrabBike, Waze Carpool).
  • Hoje em dia, essa indústria movimenta mais de U$ 7 trilhões. E é por isso que existem tantas startups unicórnios no setor de mobilidade.
  • Cada vez mais a evolução dessa indústria fará com que as pessoas gastem menos, tenham mais conforto e qualidade de vida nos grandes centros urbanos.

___________________________________________________________________

Reflexões do Trenspotter:

Vivemos em uma fase de transição na indústria da mobilidade. Estamos saindo de uma era em que a mobilidade é baseada na posse de um meio de transporte, para uma era em que o transporte passa a ser encarado como um serviços. As novas tecnologias, baseadas em dados, conectividade e machine learning, estão deixando a mobilidade urbana cada vez mais acessível. Em uma sociedade que está se voltando a economia compartilhada, as soluções que oferecerem serviços que melhorem a qualidade de vida das pessoas, atendendo às necessidades básicas de segurança, conforto e agilidade, ganharão espaço nesse mercado que movimenta trilhões todos os anos.

___________________________________________________________________

Trenspotter: Renan Allgayer, Planejamento na SPR e sócio da ARP

--

--

Grupo de Planejamento RS
BS Trendspots by GPRS

Conteúdo sobre planejamento, estratégia e gestão de marcas feito por profissionais no Rio Grande do Sul