Inovações Em Saúde: Expectativa x Realidade

Palestrante: Vitória Hana Müller Mottin

Grupo de Planejamento RS
BS Trendspots by GPRS
4 min readSep 25, 2018

--

Vitória Mottin é Farmacêutica, especialista em Marketing Estratégico e mestranda em Saúde Coletiva, com experiência em marketing científico e desenvolvimento de cosméticos. Criadora e sócia da Botica Beauté.

Hub: Nescafé

Horário: 11h45

___________________________________________________________________

Overview da palestra:

A ideia central da palestra era trazer aspectos de inovação na área da saúde fazendo comparativos com a realidade atual do Brasil.

___________________________________________________________________

Highlights:

  • Para dar início ao tema Vitória traz um meme como forma divertida de expressar uma ironia que vivemos ainda no Brasil que diz o seguinte:

“Se eu tivesse todo o dinheiro que eu gastei em um plano de saúde eu poderia pagar as minhas contas médicas.”

  • Nessa perspectiva Vitória compreende que: Expectativa são inovações que possuem muitas tecnologia e impactos mundiais.
  • A partir desse momento ela traz um repertório de exemplos de inovações na categoria de expectativas, conforme destacadas abaixo:

1. Home DNA: Suporte para compreender características de sequenciamento genético para melhorar a expectativa de vida. Vitória classifica este cenário como um problema de primeiro mundo;

2. Confirm RX Insertable Cardiac Monitor: Segundo a palestrante o Confirm RX é como se fosse um marcapasso que possui dois diferenciais, o primeiro é o tamanho reduzido e o segundo é que ele é conectado ao um aplicativo, onde ele monitora o coração do paciente e envia as informações para o aplicativo;

3. VR Kids: Realidade virtual aplicada em crianças com leucemia, ou seja, a criança sai da realidade do hospital para um novo mundo através dessa tecnologia o que atende ajudar muito no tratamento;

4. NeuroAD: Suporte para pacientes com alzheimer que se dão através de treinamentos cognitivos. Vitória destaca que o NeuroAD ainda está em fase experimental;

5. TAP: Coletor de sangue indolor com 30 microagulhas + vácuo, a ideia é que não doa para tirar o sangue. Vitória destaca que pode ser interessante especialmente para crianças. Vale ressaltar também que por enquanto este projeto só obteve liberação para a glicose;

6. Embrace: Ressonância magnética para bebês especificamente prematuros;

7. GammaTile Radiation Therapy System: Suporte para pessoas com tumor cerebral. Vitória destaque que este já foi aprovado e está disponível para venda;

8. Keep it up (KIU 2.0): Suporte para educar as pessoas sobre doenças e infecções sexualmente transmissíveis.

  • É importante ressaltar que todas as sínteses colocadas nos tópicos acima são rasas e devem ser pesquisas com maior profundidade.
  • Já na segunda parte da palestra Vitória traz um retrato da realidade da saúde no Brasil em conjunto com algumas startups que estão conversando com esses problemas no cenário brasileiro.

“Tem crianças nascendo magras, porque a mãe não come.”

“Crianças estão morrendo antes de completar um ano de idade e as primeiras razões se dão em consequência de: infecção e desnutrição.”

Percebe-se que de forma resumida a infecção se dá através da falta de saneamento e desnutrição pela falta de comida, ou seja, as pessoas não estão conseguindo suprir as necessidade básicas da saúde.

A palestrante destaca também alguns projetos inovadores que estão ajudando dentro da categoria de realidade no Brasil:

1. My Therapy: Um aplicativo para lembrar o idoso de tomar o medicamento;

2. Pickcells: Uma empresa criado por um engenheiro, onde ela automatiza análises laboratoriais;

3. ProntLife: Integração de dados entre médicos e pacientes, promovendo uma experiência única e melhorando a adesão ao tratamento e seu resultado final.

“O Brasil tem um problema seríssimo de registrar as informações de saúde.”

4. TNH Health Chatbots: Chatbots para gestão de saúde populacional;

5. ePHealth: Aplicativo para coleta de dados da atenção básica para Agentes Comunitários de Saúde;

6. Zenklub: Suporte de aconselhamento com profissionais de saúde mental

  • Vitória trouxe um exemplo de uma enfermeira da cidade de Cachoeirinha/RS que após alguns análises da aplicação da vacina BCG ela notou que era muito mais interessante realizar a aplicação da vacina enquanto o bebê mamava no braços da mãe. Segundo relatado pela palestrante a vacina é aplicada enquanto o bebê mama e em consequência disso o mesmo fica mais calmo e a vacina extravasa menos, logo os resultados são mais satisfatórios.
  • Vitória comenta que o acesso as essas histórias é muito difícil e na visão dela alguém deveria centralizar essas informações.

“Pessoas estão fazendo coisas pequenas na cidades em que elas moram e estão resolvendo problemas de um jeito muito inteligente e barato.”

Curiosidades:

TED — Lisa Genova: O que podemos fazer para prevenir a doença do alzheimer.

___________________________________________________________________

Reflexões do Trendspotter:

É indiscutível diante dos dados apresentados que falta um trabalho de comunicação para falar de novos projetos e melhorias na área da saúde. Mas não somente isso, percebe-se também que quando pensamos em startups, grande parte da pessoas imaginam um cenário de inovações altamente tecnológicas, mas Vitória traz um ótimo exemplo de como uma simples ação de uma enfermeira pode fazer toda a diferença.

___________________________________________________________________

Trendspotter: Rafael Marques Barboza, assistente de Planejamento na Global

--

--

Grupo de Planejamento RS
BS Trendspots by GPRS

Conteúdo sobre planejamento, estratégia e gestão de marcas feito por profissionais no Rio Grande do Sul