Organizações do Século XXI: do Modelo à Prática

Palestrante: Luiz Fernando Saraiva

Grupo de Planejamento RS
BS Trendspots by GPRS
2 min readSep 27, 2018

--

Hub: POA Clínicas / Celuz Sala Gold

Horário: 15h30

___________________________________________________________________

Overview da palestra:

A hierarquia não é eficiente, as empresas precisam encontrar um novo formato de gestão.

Case apresentado:

Apresentação do case de cultura organizacional da HPE.

___________________________________________________________________

Highlights:

· Novas organizações não são uma lenda, mas é necessário sair do “bla bla bla” e colocar em prática realmente um sistema de gestão inovador. O que vemos são apenas sistemas hierárquicos “maquiados”. Vivemos conflitos geracionais nas empresas e tentamos harmonizar isso.

· O século XXI é um século de mudança. E as organizações não podem fugir disso. Vale lembrar que o que vale hoje, pode não valer amanhã. Paradigmas mudam o tempo inteiro.

· A liderança é o primeiro passo para a construção de uma cultura organizacional nova. O líder antes de mais nada precisa se conhecer, saber o que importa para ele, e para quem ele imposta. O líder deve ser ele mesmo, transparente.

· Precisamos ter pensamento disruptivo. Pare de dizer não e comece a dizer “E se” e “porque não”. Isso estimula a criatividade e criatividade gera mudanças.

· Depois do líder temos que pensar no modelo de colaborador. Em uma entrevista de emprego o mais importante é saber sobre o que inspira a pessoa. Ferramentas a gente ensina, personalidade a gente não muda”.

· “As vezes tem que dar uma empurradinha”: novos modelos não são fáceis de serem implementados, mas precisamos incentivá-los.

___________________________________________________________________

Reflexões da Trendspotter:

Não existe o lado profissional e o pessoal, somos a mesma pessoa. Ou estamos sendo falsos ou temos crise de identidade. Foi o que levei da palestra sobre novas organizações e também da palestra seguinte, “Emoção como fator de sucesso nas corporações”. Cada vez mais as pessoas vão sentir a necessidade de serem felizes trabalhando, e modelos hierárquicos não suportam isso. Considerando o vídeo #MeuMelhorDefeito podemos questionar, não só na realidade das agências, mas olhando organizações como um todo: o quanto as empresas estão dispostas a mudar? O quanto as pessoas estão dispostas a decentralizarem o seu poder?

___________________________________________________________________

Trendspotter: Fernanda Sanchis, assistente de Planejamento na 8 Total Brand.

--

--

Grupo de Planejamento RS
BS Trendspots by GPRS

Conteúdo sobre planejamento, estratégia e gestão de marcas feito por profissionais no Rio Grande do Sul