Somos Todos Designers

Palestrante: Cesar Paz

Grupo de Planejamento RS
BS Trendspots by GPRS
5 min readSep 25, 2018

--

Cezar Paz é Engenheiro de formação e recentemente fez um Mestrado em Design. Cezar se considera um cara de mercado, participou por muito tempo do universo da Comunicação, especialmente a Comunicação Digital e hoje está presente em sete negócios diferentes que compõem um pequeno ecossistema de empresas de inovação ligadas a indústria da comunicação.

Hub: Nescafé

Horário: 10h30

___________________________________________________________________

Overview da palestra:

A premissa central da palestra era conversar um pouco sobre a visão mais contemporânea do design, ilustrando alguns aspectos de aplicabilidade dentro desse movimento de transformações das organizações, atreladas diretamente com conexões do mercado, ou seja, o design como uma forma protagonista para contribuir nessas transformações de negócios e de empresas.

___________________________________________________________________

Highlights:

  • Para iniciar essa conversa sobre Design o palestrante Cezar traz um fragmento do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço e em cima desta perspectiva ele faz uma análise do humano australopiteco em uma savana africana que acaba de inventar um processo de design, através de uma ferramenta que é um pedaço de uma ossada. Na perspectiva de Cezar o australopiteco depois de fazer uma análise dessa ferramenta acaba por ter um insight criativo que é: esse osso pode servir para alguma coisa e a partir desse momento se inicia um processo de design.
  • Saindo um pouco dessa visão de reflexão histórica utilizada para introduzir o assunto Cezar questiona de maneira mais objetiva o que é design?
  • E é importante destacarmos que não existe uma única resposta para essa pergunta, portanto essa foi uma das riquezas da discussão. No entanto, segue abaixo algumas citações comentadas por ele:

Design é a capacidade de encontrar a lógica no caos.

Design é em uma ação projetual encontrar espaço para o pensamento divergente.

Design é resolver problemas complexos.

Design é acima de tudo um comportamento.

  • Todos esses aspectos retratam como o design é um tema muito comentado atualmente, e analisando de uma maneira mais profunda existe uma questão de construção de mundo que ela é estruturalista e para sintetizar essa questão comentada por Cezar é possível entendermos que o mundo estruturalista colocou o design dentro de caixinhas e isso aconteceu principalmente dentro das organizações, onde o setor/espaço de design é onde as pessoas podem pensar diferente.
  • Um exemplo que ilustra muito bem esta questão é as agências de Comunicação que acreditam que podem colocar o setor criativo dentro de uma sala de 12m.
  • Ainda na primeira etapa dessa discussão Cezar traz a comparação entre o modo convencional x modo design que podemos entender do seguinte formato:

Modo convencional: Fazer as coisas como elas sempre foram feitas.

Modo design na visão de Cezar é como um sanduíche de três coisas sendo elas: Senso crítico, criatividade e senso prático.

“Design é aquilo que nos leva de um situação existente a uma situação desejada.”

  • Essa foi uma citação destaque da palestra, assim como o australopiteco que saiu de um situação existente para uma situação desejada, nos enquantos indivíduos fazemos isso também, quase que o tempo todo, logo nessa visão do Simon todos somos designers.
  • Já na segunda parte da palestra e quase se aproximando do final Cezar introduz o Design Attitude que passa a entender o design como comportamento e como as pessoas que lideram as organizações possuem capacidade de transformações como coletivo ou não.
  • Para contextualizar essa questão o palestrante utiliza também o autor Manuel Castells que escreve o livro A Sociedade em Rede que nada mais é que a sociedade em que vivemos atualmente.
  • Uma das motivações que levou o palestrante a se aprofundar no Design Attitude se deu através de Frank Gehry que é um ícone da arquitetura e do design.
  • Na pesquisa realizada por Cezar ele comenta sobre a mistura do Design Attitude com o Design Estratégico que indica um formato que pode ser aplicada dentro de qualquer grupo que define visão de estratégia dentro das organizações.
  • Contudo, separei abaixo os sete elementos que compõem está visão de Design Attitude com Design Estratégico derivado da pesquisa feita pelo palestrante:

1. Abraçar a incerteza e ambiguidade;

2. Engajar através de um processo de empatia profunda;

3. Abraçar o poder dos cinco sentidos;

4. A paixão por dar vida às ideias;

5. Criar significados a partir da complexidade;

6. Construir coletivamente;

7. Possuir capacidade e visão metaprojetual.

“Não é mais o mundo físico ou biológico é o mundo das relações sociais.”

  • Observando esses aspectos percebe-se que o processo de inovação dentro das organizações passou a ser básico para se manter competitivo, ou seja, diversas organizações estão buscando inovar como meio de se manter competitivo no mercado. Mas para Cezar o principal ponto que as entidades precisam compreender é que a construção desse novo modelo passa a ser trabalhar o pensamento inovador dentro do coletivo.

“O processo de construção de inovação começa no recurso humano.”

  • Para finalizarmos esse raciocínio separei uma recapitulação dos principais pontos:

1. Modo design — construir coisas diferentes e novas sempre alinhadas a metáfora do sanduíche: senso crítico, criatividade e senso prático

2. Somos todos designers — definição do Simon: Design é aquilo que nos leva de um situação existente a uma situação desejada.

3. Resolução de problemas + produção de sentido

4. A ferramenta do Design Attitude com Design Estratégico composta na pesquisa do Cezar.

Curiosidades:

1. Cezar utilizou a Siri para avisar o tempo que ele tinha ainda de apresentação;

2. No final da palestra ele questionou ao público: quem se considera designer? E 80% das pessoas levantaram a mão.

___________________________________________________________________

Reflexões do Trendspotter:

Inovar está intrinsecamente atrelado ao Design e entender o design como ferramenta composta por todos indivíduos de uma organização para trabalhar o pensamento estratégico dentro do coletivo foi um grande diferencial dessa palestra. Com certeza o método composto na pesquisa de Cezar será capaz de efetuar consultorias em grandes modelos de negócios atendendo as principais necessidades das empresas e gerando transformações nesses modelos já existentes.

___________________________________________________________________

Trendspotter: Rafael Marques Barboza, assistente de Planejamento na Global

--

--

Grupo de Planejamento RS
BS Trendspots by GPRS

Conteúdo sobre planejamento, estratégia e gestão de marcas feito por profissionais no Rio Grande do Sul