Triathlon: Paixão e Performance
Palestrantes: Lucas Pretto
Hub: Tanguera / Estudio de Danza
Horário: 9h
___________________________________________________________________
Overview da palestra:
Triathlon sob a ótica da motivação, realização e paixão.
___________________________________________________________________
Highlights:
- Lucas Pretto contou um pouco de sua trajetória como atleta na modalidade do Triathlon, esporte de maratona, que envolve natação, corrida e ciclismo. Começou a treinar natação aos 8 anos. Aos 18 anos foi campeão brasileiro de águas abertas. Lembra de que se atraiu pela corrida pois achava muito legal o fato de que o atleta chegava correndo à chegada. Posteriormente, já como atleta de Triathlon, representou o Brasil no Ironman — competição mais importante de Triathlon do mundo — em 2014 e em 2017. Atualmente, é treinador em seu próprio negócio, o Estúdio Pretto de Treinamento.
- Durante a palestra, Pretto tocou em pontos como a diferença do Cansaço x Stress.
“Ao contrário do cansaço, o stress é um cansaço que não passa. Para o atleta, o stress faz com que ele se sinta insuficiente”, explicou. Há diferença também entre disciplina e obsessão. “Inversamente ao que é a disciplina, a obsessão faz o atleta perder a paixão pelo que faz”.
- Pretto também apresentou um aplicativo que usa para treinar, o Trainingpeaks, ferramenta que consegue mensurar o cansaço físico, a forma física e o quão treinado o atleta está. Pretto relatou que procura praticar meditação e yoga, além de fazer sessões de psicoterapia para cuidar de sua saúde mental.
“Todo o atleta tem seu ritual pessoal para manter-se equilibrado mentalmente”, pontuou.
Indicações de livros feitos pelo autor: O atleta Interior, de Dan Millman; e Antifrágil: Coisas que se Beneficiam com o Caos, de Nassim Nicholas Taleb.
___________________________________________________________________
Reflexões da trendspotter:
Achei muito interessante que o palestrante falou bastante sobre disciplina e objetivos, mas sempre pontuando a importância de tudo estar ligado à mente, em equilíbrio. Acredito que em um período em que problemas como depressão e ansiedade estão acometendo cada vez mais a nossa sociedade, pensar na saúde mental é fundamental, ainda mais se tratando de atletas que competem, sofrendo uma enorme pressão.
___________________________________________________________________
Trendspotter: Maira Miguel, Social Media na Global