Como o aumento da taxa Selic afeta o nosso dia a dia e o nosso bolso

A taxa Selic subiu: saiba como isso afeta a sua vida

BTG+
BTG+
Mar 19 · 3 min read

O aumento da taxa Selic torna o crédito mais caro no mercado, mas também aumenta a rentabilidade de investimentos como o CDB

O Banco Central anunciou na última quarta-feira (17) o aumento da taxa Selic, a taxa básica de juros do Brasil, de 2% para 2,75% ao ano. Além de ser um aumento expressivo — de quase 50% em relação ao patamar anterior — é a primeira vez em seis anos que o Comitê de Política Monetária (Copom) decide por um aumento, não uma redução. Mas você sabe como isso afeta o seu dia a dia e as suas finanças? Vamos explicar.

A primeira coisa que você precisa saber é que a Selic é a taxa usada de referência para todos os juros da economia brasileira, e a redução ou o aumento dela afetam diretamente o custo do crédito concedido por bancos e instituições financeiras às pessoas físicas e empresas.

Saiba+

Funciona assim: quando a Selic cai, fica mais barato e acessível para o consumidor contrair um empréstimo, fazer um crediário, parcelar compras e até usar o cheque especial. Na mão das pessoas, esse dinheiro é usado para adquirir produtos e serviços. Por isso, o acesso facilitado ao crédito costuma impulsionar o consumo e dinamizar a economia.

A questão é que, associado a outros fatores econômicos, esse aumento da demanda — não acompanhado pela oferta — e impulsionada pelo crédito, pode também influenciar na escalada de preços de diversos produtos e serviços, causando a temida inflação. E aí, um dos mecanismos usados pelos governos para contê-la é elevar a taxa de juros do país.

Isso acontece porque quando a Selic sobe, o crédito fica mais caro para o consumidor. E com menos dinheiro disponível em circulação, as pessoas passam a segurar mais o consumo também. O aumento da Selic, portanto, costuma esfriar um pouco a economia, embora ajude a segurar a inflação.

Neste momento, diante da crise causada pela pandemia de coronavírus, com o aumento do desemprego, desvalorização do real e aumento da inflação, o Banco Central brasileiro tomou a decisão de subir a Selic para ajudar a conter os preços de alimentos e combustíveis, que costumam pesar bastante no orçamento das famílias e empresas.

Se, por um lado, o aumento da taxa Selic torna os financiamentos e empréstimos mais caros para pessoas e empresas, por outro, pode trazer melhores rendimentos para quem tem investimentos em títulos públicos, como o Tesouro Selic, títulos privados, como CDBs, e nos fundos de renda fixa.

Isso porque a Selic também influencia os juros que os bancos pagam quando pegam emprestado o dinheiro de alguém. E esse é exatamente o caso das aplicações em CDB.

Para quem está começando uma reserva de emergência, o BTG+ oferece o CDB Essencial que possui liquidez diária e uma ótima rentabilidade a curto prazo. Além de ter a segurança do BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina, e do FGC, o Fundo Garantidor de Crédito, você pode começar a investir a partir de R$100. Acesse o app e confira!

BTG+

Um banco integrado com o seu dia a dia e que se conecta com cada momento da sua vida.

BTG+

Written by

BTG+

Um banco integrado com o seu dia a dia e que se conecta com cada momento da sua vida. Confira nossas publicações em https://medium.com/btgmais

BTG+

BTG+

Aqui você confere os conteúdos criados pela equipe BTG+ com dicas e informações que vão te ajudar a transformar seus planos em realidade.

BTG+

Written by

BTG+

Um banco integrado com o seu dia a dia e que se conecta com cada momento da sua vida. Confira nossas publicações em https://medium.com/btgmais

BTG+

BTG+

Aqui você confere os conteúdos criados pela equipe BTG+ com dicas e informações que vão te ajudar a transformar seus planos em realidade.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store