Como aumentar o limite de crédito
Confira 5 dicas do que você pode fazer para conseguir um limite maior no cartão.
--
O que é preciso fazer para aumentar o limite de crédito pode parecer um grande mistério, mas não é! Desenvolver bons hábitos financeiros, mostrar-se um bom pagador e manter os dados atualizados são algumas medidas que ajudam nesse processo. Veja, a seguir, 5 dicas práticas do que você pode fazer para conseguir esse aumento.
1. Use o cartão de crédito
Pode parecer uma dica óbvia, mas esse é um dos passos básicos que nem sempre é seguido. Usar o cartão na função crédito mostra ao banco os seus hábitos de consumo e as suas necessidades. Assim, se você tem um limite de R$ 1000, mas gasta por volta de R$ 300 mensalmente, porque prefere comprar no débito, não aponta motivos para ter esse aumento.
2. Pague as faturas em dia
Certamente, não adianta gastar muito no crédito e não conseguir pagar a fatura. Fazer os pagamentos em dia é outro passo essencial para conseguir aumentar seu limite, já que você se mostra um bom pagador. Além disso, a ideia aqui é elevar o limite de crédito para adaptá-lo ao seus hábitos de consumo, não para criar dívidas que você não conseguirá pagar.
3. Mantenha sua renda atualizada
Recebeu um aumento? Atualize assim que possível a sua renda pelo aplicativo do banco ou, se for o caso, converse com o gerente. Uma renda mais alta aponta para uma maior possibilidade de gastos ao longo do mês e maior probabilidade de que você conseguirá pagar a fatura na data certa.
4. Aumente o seu score de crédito
O “score” nada mais é do que uma pontuação calculada com base nos seus hábitos financeiros pelos chamados birôs de crédito (como Serasa, SPC Brasil e BoaVista), e que fica disponível para consulta de bancos e outras instituições financeiras. Assim, quanto mais alto for seu score, maiores as chances de conseguir um limite de crédito mais alto no banco.
Entenda o que é o score de crédito e como ele afeta a sua vida financeira
5. Reduza suas dívidas
Quanto menos dívidas você tem, mais evidente é a sua capacidade de pagamento. Por isso, quitar um financiamento ou pagar um empréstimo são vistos de forma positiva no momento da análise do seu limite de crédito.
Entenda as suas necessidades
Por fim, lembre-se de que uma boa saúde financeira depende de planejamento. Antes de procurar um limite maior, confira como andam seus ganhos e seus gastos mensais e observe quais são as suas necessidades. Aumentar o limite e não conseguir pagar a fatura pode virar uma bola de neve, já que você terá que pagar multa e juros. Por isso, tenha certeza de que esse aumento é realmente o que você precisa.
Para ficar por dentro de outras dicas como essas, siga nosso blog aqui no Medium clicando em “Follow” no fim do texto. E se você ainda não é BTG+, baixe o app na App Store ou na Play Store e abra sua conta gratuitamente.