
Veja como saber se uma empresa atende aos critérios de sustentabilidade e como investir nela.
Empresas com melhores práticas ESG têm um rendimento melhor no longo prazo. É o que conta Rafaella Dortas, diretora de ESG do BTG Pactual, em uma entrevista na qual ela fala mais sobre as práticas que reconhecemos como a tríade “Ambiental, Social e Governança” (do inglês, Environmental, Social and Governance) e como esse tema pode impactar os seus investimentos.
Uma pesquisa realizada pela Morgan Stanley nos Estados Unidos mostra que a atenção dada ao investimento sustentável está em um novo patamar. Hoje, 85% dos investidores informaram ter interesse nesse segmento — percentual que sobe para 95% entre os millennials (geração que tem entre 25 e 40 anos em 2021).
Saiba+
Segundo Rafaella, a geração Millennial é uma das principais detentoras de recursos e ganhará maior relevância nos próximos anos. Essa geração considera principalmente o impacto social na hora de investir. Além disso, atrela os investimentos ao propósito da empresa na qual vão depositar seu capital.
Como saber se uma empresa é ESG
Rafaella explica que existem várias agências de rating que atribuem notas ESG às companhias. Elas verificam uma série de informações públicas que as empresas disponibilizam, como, por exemplo, se fazem inventário de carbono, têm metas para compensar a emissão, de qual forma cuidam dos colaboradores e do relacionamento com a comunidade ao redor e como é composição do conselho de administração da empresa.
Já para investir em uma empresa ESG, basta procurar um fundo que replique um desses índices, os chamados ETF (Exchange Traded Funds). Aqui no BTG, por exemplo, temos o ESG B11, que seleciona as melhores empresas de acordo com práticas de sustentabilidade.
Quer saber mais? Confira o vídeo completo abaixo: