
O Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE B3) foi criado em 2005 e é o 4º índice de sustentabilidade do mundo. Ele mede a performance de empresas listadas na bolsa de valores brasileira a partir da sustentabilidade corporativa e é, atualmente, o segundo índice mais falado no mercado, ficando atrás apenas do Ibovespa. Desde a sua criação, o ISE B3 já apresentou uma rentabilidade de +294,73%.
A carteira do ISE é atualizada anualmente e nela entram as empresas que apresentam o maior compromisso com meio ambiente, eficiência econômica, justiça social e governança corporativa. A seleção acontece através de um extenso questionário com sete dimensões (geral, governança corporativa, econômico-financeira, ambiental, social, mudanças climáticas e natureza do produto), além de uma análise de documentos para fundamentar as informações; a decisão final é feita pelo Conselho Deliberativo do ISE. A carteira vigente (2020/2021) conta com 46 ações listadas de 39 companhias (como Natura, Suzano, Movida e outras) que se destacaram pelo seu nível de engajamento nas práticas ESG e, nesta última edição, houve um aumento de 69% dos participantes.
Saiba +
Em 2020, o ISE passou por uma revisão metodológica e, dentre as mudanças que passam a valer no ciclo de 2021, estão: setorização das empresas levando em conta o seu segmento na B3 e a materialidade ESG, nova estrutura do questionário considerando os temas mais importantes para cada setor, aderência a referências internacionais e viabilidade para a transição, além de um novo cálculo de score utilizando a nota do questionário, as evidências apresentadas e a ponderação das notas por tema. Toda essa mudança visa à melhoria do processo.
Durante o processo, o BTG contou com a participação e o engajamento de todas as áreas do Banco para mostrar as iniciativas ESG de forma transversal por toda a instituição. Dentre elas, podemos destacar a compensação de 100% das emissões de gases do efeito estufa relativas a 2019, o programa de mentoria para jovens universitárias interessadas no mercado financeiro (Inside), a criação do Comitê de Diversidade, as nossas ações em relação à Covid-19 (#NúmerosQueImportam), a integração da análise de riscos ESG à nossa estrutura e a tomada de decisão de crédito e investimentos.
A entrada do BTG Pactual nesse índice se soma a todas as iniciativas ESG e reforça nosso compromisso com o tema. Conheça mais práticas adotadas pelo Banco na página de ESG & Impact Investing.