Expressão Visual: muito além do que eu imaginava

BTO+
btomais
Published in
2 min readJul 28, 2016

Por Barbara Gatti | Planejamento

Nesse 1° semestre da faculdade de Publicidade e Propaganda, um dos meus maiores aprendizados foi sobre expressão visual. Ouvi muito sobre o assunto em minhas aulas de fotografia, comunicação gráfica e design. Inclusive, foi uma grande influência para o desenvolvimento do meu projeto final: uma revista. Com ela, tive a oportunidade de ganhar o prêmio de “Melhor produto jornalístico da categoria Revista” no evento “IX Mostra dos melhores produtos jornalísticos e TCC’s de 2016”, promovido pela UNINOVE.

O que me intrigou muito, foi ver como a nossa vida cotidiana está repleta de mensagens visuais, desde o momento em que acordamos até a hora em que vamos dormir. Nos deparamos com as imagens do dia-a-dia e somos estimulados o tempo todo com as infinidades de mensagens que as acompanham.

Mas para entender estes estímulos como uma forma de expressão, é necessário não apenas ver, mas ler e interpretar o que está por trás de cada imagem.

Por exemplo, foi curioso descobrir que, subconscientemente, temos o costume de ler as imagens em “Z” — começando pelo topo superior esquerdo até o direito, passando pela parte central até chegar ao canto inferior esquerdo, terminando no ponto inferior direito. E mais curioso ainda, notar como a publicidade usa e abusa desta prática para inserir nestes determinados locais os pontos-chave de sua comunicação.

Como em qualquer linguagem, na estética visual a imagem traz consigo aspectos que às vezes a linguagem escrita precisa de muito texto para expressar, já dizia o filósofo chinês Confúcio:

“Uma imagem vale mais que mil palavras”

Mas há de se ter cautela e entender que a composição da comunicação visual é de interpretação, tal qual como o texto e, principalmente em nosso ramo, um depende do outro para criar um produto final de qualidade (um conceito criativo de campanha, um anúncio, uma revista, entre outros).

Todos estes elementos bem trabalhados transmitem inúmeras informações e tornam-se signos de comando e reconhecimento direto do receptor/consumidor, expressando a imagem de uma marca de maneira singular.

Creio que ainda há muito o que descobrir sobre a expressão visual e seus segredos, mas isso fez com que eu olhasse e absorvesse o mundo de uma maneira diferente.

--

--