Panorama do COVID-19 no Brasil e no Mundo

Julio Oliveira
How Kovi Work
Published in
7 min readSep 28, 2020

No final do ano de 2019, um novo vírus da família dos coronavírus (SARS-CoV-2) (Síndrome Respiratória Aguda Grave — Coronavírus 2) que ficou popularmente conhecido com COVID-19, foi identificado em humanos na cidade de Wuhan na China. A Organização Mundial da Saúde(OMS) declarou, em 30 de Janeiro de 2020, que o surto da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) constituía uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional — o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional. Mais tarde, em 11 de Março de 2020, ele foi declarado como pandêmico pela OMS devido as altas taxas de propagação em todo o mundo.

A fim de elevar a consciência situacional a respeito de COVID-19 globalmente e no Brasil, irei realizar uma análise sobre os dados públicos da doença.

Obtenção dos Dados

Os dados foram obtidos da Our Word In Data, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo tornar o conhecimento sobre os grandes problemas acessível e compreensível. Eles são atualizados diariamente e inclui dados sobre casos confirmados, mortes e testes, além de outras variáveis ​​de interesse em potencial.

Esses dados encontram-se armazenados no repositório GitHub do projeto.

Esta análise foi realizada no dia 02/09/2020, portanto, os insights obtidos se referem até essa data.

Analisando os dados

Até a atual data da análise (02/09/2020), dia da publicação do artigo, temos em todo o mundo um total de casos de 25.785.686 e as mortes totais contabilizadas são de 857.497, valores altíssimos, o que comprova e ressalta os alertas dos cientistas, médicos e profissionais da saúde em todo mundo sobre o perigo do COVID-19.

Vamos plotar alguns gráficos para melhor entendermos como estão distribuídos esses números, vamos começar pelos países com mais casos de COVID no mundo.

Podemos verificar que Estados Unidos, Brasil e Índia são os países com maior número de casos e há um discrepância muito grande entre eles e os países que vem subsequentemente como Rússia, Peru e África do Sul.

Uma observação importante a ser feita é que a China, país mais populoso do mundo e onde foram confirmados os primeiros casos, não aparece nem no TOP 10 dos países com mais casos confirmados.

Agora, analisando as mortes em todo mundo, vamos dar uma olhada nos gráficos abaixo:

Os 3 países com maior número de casos possuem também o maior número de mortes, porém ao compararmos os TOP 10 observamos a presença de mais países europeus no número de mortes, como França, Itália e Reino Unido. Países que não estão no TOP 10 do número de casos.

Vamos visualizar o vídeo de corridas de barras, para entender melhor como se deu o avanço dos números de mortes ao redor do mundo:

Apesar de já ter ocorrência de casos confirmados, desde o fim do ano de 2019, a primeira notificação de morte por COVID-19 foi na China no dia 11 de Janeiro de 2020. Como vemos no vídeo, as primeiras mortes se concentraram no continente asiático, mais especificamente na própria China, depois houve o surto na Europa, onde a Itália foi o pais mais afetado, chegando a passar muito tempo na primeira posição dos países com mais mortes. Posteriormente, o vírus cruzou o atlântico, chegando nas Américas e desde o mês de Abril de 2020, o Estados Unidos é o país com mais mortes causadas por COVID-19, ultrapassando mais de 180 mil mortes.

Covid-19 no Brasil

O Brasil é um dos países mais afetados pelo COVID-19, figurando nas primeiras posições tanto na quantidade de casos totais confirmados, quanto no total de mortes. Tivemos um avanço muito rápido nessas duas variáveis, o que torna essa pandemia um dos momentos mais difíceis da nossa história.

O primeiro caso confirmado no Brasil foi no dia 26 de Fevereiro de 2020, nesse momento, o mundo todo já sofria com o COVID-19 que teve início há uns dois meses antes desse primeiro caso aqui no Brasil. O mundo totalizava nesse momento mais de 80 mil casos confirmados e aproximadamente 2700 mortes. Isso já era uma previsão do quão grave e perigoso seria esse novo vírus.

Ultrapassamos as infelizes marcas de 100 mil casos, no dia 04 de Maio de 2020, 1 milhão no dia 20 de Junho do mesmo ano e 3 milhões de casos na primeira quinzena de agosto do referido ano.

A progressão dos casos aqui no território brasileiro sempre foi muito acelerada, em seis meses, desde o primeiro caso, estamos próximos a atingir a marca de 4 milhões de casos confirmados, o que nos coloca na segunda posição dos países com mais casos de COVID-19.

Os casos de COVID-19 no Brasil aumentam diariamente, fazendo com o que os casos no nosso país correspondam a uma grande fatia na contagem de casos pelo mundo, essa fatia corresponde 15.32% dos casos totais. Não à toa, o Brasil está no segundo lugar na lista de países com mais casos confirmados.

Interpretando essa representação de dados no mapa acima, os países que apresentam maior quantidade de casos, no mundo, são os que tem as bolhas maiores e a cor mais escura. Então, podemos ver que o Brasil figura entre os países com mais casos no mundo. É notório que a bolha sobre o mapa do Brasil é grande e apresenta uma coloração mais escura.

Sobre as mortes por COVID-19 no Brasil, tivemos a primeira vítima no dia 18 de Março de 2020, ou seja, tivemos quase 3 meses desde o início dos casos na China e aproximadamente 2 meses desde as primeiras mortes confirmadas até a primeira morte aqui no Brasil, tivemos tempo para nos prepararmos e evitarmos tudo que viria depois, entretanto, infelizmente, as medidas tomadas por aqui não foram as melhores, não contivemos o vírus da melhor forma, nosso isolamento social não foi levado a sério como deveria, entre outras coisas, todas essas atitudes fizeram com que o COVID-19 fizesse várias vítimas.

Onze dias depois da primeira morte, nossa contagem já ultrapassava os números de 100 mortes notificadas. Dia 11 de Abril de 2020, ultrapassamos as mil mortes. No dia 08 de Agosto de 2020, ultrapassamos a infeliz marca de 100 mil mortes no país por COVID-19. Hoje são quase 140 mil vítimas da doença.

Lamentavelmente, é no Brasil que acontece uma grande parcela das mortes por COVID-19 no mundo, as mortes aqui correspondem a 14.26% das mortes totais. Isso acontece por vários motivos, podemos citar, grande população, alta quantidade de casos, não-rigorosidade no isolamento social e não cumprimento das medidas de segurança determinadas pela OMS.

Mais uma vez, o Brasil é notadamente um dos piores países com relação as mortes por COVID-19. Podemos observar no globo que sobre o território brasileiro há uma bolha grande que possui um vermelho mais escuro, representando que temos muitas mortes no país.

Conclusão

Finalmente chegamos ao final da nossa análise sobre os dados do COVID-19 no Mundo e no Brasil, apesar de haver espaço para aprofundar ainda mais essa análise, acredito que ela foi satisfatória e contemplou diversos pontos importantes nesse panorama de como o mundo se encontra com relação à pandemia, sendo assim, pudemos obter boas informações acerca desse tema.

Boas informações no sentido de serem precisas e verdadeiras, no entanto, elas não são nada agradáveis, uma vez que os casos de COVID-19 continuam crescendo em diversas partes do mundo, assim como a quantidade de mortes por meio desse vírus. Alguns países, sim, conseguiram achatar e estabilizar a curva de contágio e vítimas, infelizmente, o Brasil não é um deles. Na realidade, parece que seguimos na direção contrária a outros países que já não possuem registros de novos casos, trocamos diversas vezes de Ministro da Saúde, em meio à maior pandemia do século, o isolamento social não existe mais, e a nossa curva de casos e mortes continua subindo. Por isso surge a pergunta: Por que a pressa?

--

--