O que é o Bullet Journal?

Um guia totalmente descompromissado e sem enrolação

Tats Bueno
Bujolizando
3 min readNov 8, 2017

--

instagram.com/bujolizando

Olá pessoas deste mundão! Eu sou a Tats e para inaugurar este espaço vamos falar sobre o método mais pop dos últimos tempos, o Bullet Journal.

O Bullet journal, ou BuJo, é um método de organização criado pelo designer Ryder Carroll, que depois de muita tentativa-e-erro, finalmente chegou a um modelo de construção que abordasse tudo que ele precisava controlar em um único lugar, no caso seu caderno.

Confesso que demorei um bocado para me entregar ao método, apesar de conhecê-lo desde 2015, só em julho de 2016 comecei a usar o método frequentemente, e desde então sempre tento melhorar e aprimorar o modo como me relaciono com a técnica.

De uma forma concisa, vou te explicar como funciona:

O Bullet Journal é um método de organização analógico feito em cadernos, onde todas as informações são anotadas em tópicos (usando bullets — que conhecemos aqui como caixinhas/bolinhas), sempre utilizando frases curtas e concisas para que possamos anotar e manter a mão tudo que acontece no nosso dia/semana/mês e ano.

O método de criação do BuJo possui um padrão inicial que serve para todo mundo, e com o tempo e ajuda da comunidade que se formou em torno do assunto, outras formas de incrementar e aprimorar seu uso foram sendo incorporadas o original.

Em resumo, o Bullet Journal é um espaço onde vc pode anotar de tudo, de forma seccionada, ou tudo junto, de forma semanal ou diária. Pode ainda incluir listas, desafios, frases, desenhos, e o que mais você achar que precisa monitorar na sua vida. Essas páginas são chamadas de coleções.

Por onde eu começo, então?

Pra começar um BuJo basta um caderno qualquer e uma caneta da sua preferência. Ou muitas canetas. Se você gosta muito de coisas de papelaria, tem uma série de outras coisas legais de se ter num “kit para iniciante”.

Os tipos de cadernos mais usados por quem faz Bullet Journal são os com pontilhados ou lisos, pois dão mais liberdade na hora de criar os layouts, de montar as páginas e etc. Mas você pode literalmente usar QUALQUER CADERNO. Não se prenda a isso!

Fazer um BuJo requer um pouquinho de dedicação e empenho, mas não é preciso saber desenhar, ou qualquer coisa do gênero. A ideia do método é simplificar sua vida, não deixá-la ainda mais confusa com detalhes. Se você é bom em desenhos, em arte ou algo do gênero, nada impede, mas se não é, desencane.

Outro ponto importante é que, a partir do momento que você se propõe a fazer o método, é legal estar ciente que ele precisa andar com você por onde você for. É isso que faz você criar o hábito de consultar e anotar tudo no seu Bullet Journal. Deixá-lo em casa é procrastinar o uso de uma ferramenta que só tem como objetivo te ajudar.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o método, nos próximos posts vou ensinar como montar, passo a passo, seu Bullet Journal, seguindo as guidelines oficiais.

Separe seus materiais e bora se organizar!

--

--

Tats Bueno
Bujolizando

Editora do Bujolizando | Criativa e Não Tão Organizada Assim.