A importância das comunidades open source para a evolução de pessoas desenvolvedoras
A colaboração sempre fez parte do mundo virtual e da profissão de pessoas desenvolvedoras. Um exemplo clássico disso são as comunidades open source, que oferecem códigos abertos para que pessoas e empresas possam acessar o código-fonte de programas, modificando, aprendendo e adaptando conforme a sua realidade.
Conseguimos perceber a importância desse tipo de iniciativa aqui, nessa página. Afinal, imagine se Tim Berners Lee, criador do World Wide Web, “não tivesse o senso colaborativo e não tivesse disponibilizado o protocolo WWW abertamente?
Aliás, os benefícios das comunidades open source se estendem, inclusive, para o desenvolvimento de profissionais da tecnologia que já atingem o nível sênior, pois elas permitem que a pessoa desenvolvedora trabalhe sua capacidade de contribuição em projetos reais, ampliando seu conhecimento técnico.
A tendência já chegou em grandes empresas, como Google, Meta, IBM, HP e muitas outras, que investem nesse modelo de desenvolvimento. Entender que o mundo hoje é compartilhado e que isso pode trazer benefícios pessoais e profissionais é um passo importante para profissionais que desejam estar em constante desenvolvimento.
Continue a leitura e venha com a gente bater um papo sobre a importância dos projetos abertos!
Como surgiu o Open Source?
A definição de Open Source surgiu do texto de Debian Free Software Guidelines (DFSG) que pontua a principal garantia a um código aberto: ter livre distribuição. Vale salientar que esta é uma característica similar a duas definições distintas, que são a de Open Source e de Software livres.
Contudo, os métodos são diferentes. Ao passo que Open Source diz respeito ao código fonte do programa estar aberto à consulta, sob a deliberação do criador quanto a sua distribuição, Software Livre é independente de um proprietário.
Software Livre foi um movimento iniciado na década de 80, por Richard Stallman, do MIT, em que propôs a criação de uma alternativa gratuita ao sistema operacional Unix, da AT&T.
Stallman criou o GNU, sistema operacional já advindo dessa filosofia, oferecendo aos usuários a liberdade de inspecionar e modificar o código conforme sua necessidade. Outras pessoas desenvolvedoras se inspiraram na proposta de Stallman e, em 1991, Linus Torvalds criou o kernel Linux, parte de um sistema operacional que, ao somar com o GNU, formava um sistema operacional completo.
O Linux é, provavelmente, o primeiro software de código aberto a ganhar relevância e mostrar ao mundo de pessoas desenvolvedoras o potencial da colaboração entre profissionais Devs.
Atualmente, cerca de 70% dos servidores web operam nesse sistema. O Android, por exemplo, foi construído a partir do núcleo do Linux.
A partir desse contexto, pessoas programadoras de todas as partes do mundo começaram a ver a importância dos projetos open source e se dedicaram a fazer parte dessas comunidades. Muitas das soluções compartilhadas não eram voltadas aos consumidores finais, e sim a outros programadores, que se apoiam no desenvolvimento de software.
Assim nasceu e se espalhou essa cultura que traz muito aprendizado a pessoas desenvolvedoras de todos os níveis de experiência.
Quais os benefícios de fazer parte das comunidades open source?
Em um ambiente open source, ganha a pessoa desenvolvedora que participa de um processo repleto de conteúdo e aprendizados e ganha, também, a empresa responsável pela ideia inicial, que permite que a colaboração melhore o seu serviço ou produto. E claro, ganha o cliente final, que acessa o resultado de tudo isso! Outros benefícios importantes que desenvolvedores encontram ao colaborar as comunidades de código aberto são:
Priorizar a comunicação
Não basta apenas saber códigos. Eles não são um fim, mas um meio para chegar nos objetivos. Tecnologia é sobre pessoas e é fundamental saber se comunicar, levando em conta as novas realidades do mundo do trabalho — por telas, em diferentes fusos e/ou contextos.
Quando for fazer um report de problema em um software, saiba descrever o plano de fundo da melhor maneira para que as pessoas envolvidas no projeto possam realizá-lo da melhor maneira.
Aprender novas técnicas
Quando você disponibiliza seus projetos ou analisa projetos de outros profissionais, abre oportunidades para que as pessoas desenvolvedoras identifiquem melhorias na solução inicial. Ao estimular a troca de experiência, o aprendizado é mais fluido.
Aperfeiçoamento de técnicas já aprendidas
A partir de críticas e sugestões de outros profissionais, a pessoa desenvolvedora entende como um mesmo código pode ser melhorado. Pode ser que, sozinho, esse profissional não chegasse às mesmas conclusões.
Fazer parte de um ciclo sustentável
Se você já consumiu um código construído por alguém, sabe como isso pode agilizar os trabalhos. Por que não colaborar para que outras pessoas também se beneficiem desse ciclo?
Ter visibilidade como profissional
Nas comunidades de código aberto você vai encontrar profissionais e empresas que podem criar novas oportunidades de carreira para você. Aproveite esse espaço e mostre o seu melhor lado profissional. Certamente outros profissionais e empresas vão notar isso também.
De forma geral, qualquer pessoa desenvolvedora que contribuir com projetos Open Source se torna mais atrativo para o mercado, já que esse comprometimento reflete, também, um profissional dedicado, com conhecimento técnico e que visa o crescimento do ecossistema da tecnologia como um todo. Invista nesse tipo de comunidade!
Quais as principais comunidades de código aberto?
Definir as principais comunidades Open Source pode ser um desafio até para profissionais mais experientes, portanto, vamos descrever aqui aquelas que fazem parte da realidade vivida na Buser. Em cada ambiente e, novamente, contexto, pode ser que um local faça mais sentido. Conheça algumas das principais para abrir novos caminhos!
Se você se interessou, vale a pena pesquisar e conhecer um pouco mais sobre cada uma delas. Afinal, nada melhor do que a vivência na comunidade para entender o que é realmente a sua cara, não é?
Para saber mais sobre o universo de pessoas desenvolvedoras, acesse e acompanhe nossas vagas para profissionais da tecnologia.