Mito da multitarefa: Quando o multitask se torna prejudicial para Devs?

Buser Brasil
Buser
Published in
4 min readJun 24, 2022

O Dev Full Stack é um profissional multidisciplinar que acumula diversos conhecimentos sobre front e back end. Essa pluralidade, no entanto, pode ser facilmente confundida com a necessidade de ser multitarefa — o que pode sobrecarregar a rotina e atrapalhar o rendimento desses colaboradores.

Dessa forma, é fundamental que os desenvolvedores estejam atentos aos próprios vícios e o que devem priorizar entre todas as suas tarefas. Essas pequenas ações irão garantir uma maior produtividade, além de evitar que erros sejam cometidos.

Quando a multitask se torna prejudicial para os desenvolvedores?

De uma maneira geral, a multitask é vista como um mal hábito que traz uma piora significativa para o desempenho dos profissionais. Em TI, porém, esse conceito tem que ser analisado de uma maneira específica.

Programar realmente é um trabalho que exige uma concentração plena, a multitarefa, diante disso, pode prejudicar o foco no que deve ser feito. Por outro lado, também é válido dizer que nem sempre a multitask prejudica a cognição do desenvolvedor.

O processo de codificar envolve várias etapas, como ler documentações, escrever e testar códigos, consultar um colega e assim por diante. Por isso, é possível que esse profissional realize mais de uma atividade ao mesmo tempo sem sair do estado de flow.

Em outras palavras, a multitask só se torna prejudicial a partir do momento em que o desenvolvedor não consegue filtrar as tarefas e informações relevantes para a execução de um determinado processo.

4 pontos de atenção de uma rotina multitarefa

A função de Dev Full Stack é, sem dúvida alguma, extremamente complexa. São vários os requisitos que esse profissional deve cumprir simultaneamente, tornando essa ocupação algo que requer atenção, organização e paciência para não se tornar uma bola de neve.

Observe, abaixo, quais são os principais pontos de atenção em uma rotina multitarefa que está prejudicando o desempenho do desenvolvedor.

1. Maior apresentação de erros

É muito comum que os adeptos ao multitasking estejam mais suscetíveis aos erros, visto que realizam mais de uma atividade ao mesmo tempo. De acordo com um estudo francês realizado em 2010, o cérebro humano só consegue lidar com duas tarefas complicadas ao mesmo tempo. Ao ultrapassar esse limite, as chances de falha sobem exponencialmente.

2. Estresse elevado

Segundo os pesquisadores da Universidade da Califórnia, profissionais que recebem um fluxo constante de atividades acabam passando por um estresse maior. Além disso, essas mesmas pessoas tendem a se manter em estado de alerta. Não apenas a multitarefa pode causar esse efeito, mas também as consequências que ela traz.

3. Criatividade em queda

O multitask acaba exigindo bem mais do que o cérebro pode oferecer, visto que necessita de uma boa “memória de trabalho”. Quando essa memória acaba se esgotando, a capacidade de pensar de modo criativo é prejudicada. Então, com várias coisas acontecendo ao mesmo tempo, torna-se mais complicado inovar na hora de desenvolver.

4. Redução do lazer

Nem sempre fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo pode significar produtividade. Entrar em uma rotina de multitarefa pode implicar em mais tempo para realizar as mesmas tarefas. Sendo assim, não há aproveitamento na vida profissional e, consequentemente, na pessoal.

Como se manter focado como Dev Full Stack?

O foco é uma maneira de manter a atenção direcionada para alguma tarefa, independente de qual seja. No entanto, para um Dev Full Stack, a concentração parece algo raro de se alcançar, visto que ele precisa lidar com várias coisas ao mesmo tempo e, também, manter a qualidade de cada uma delas.

Observe, abaixo, algumas dicas de como manter o foco em meio à rotina multitarefa.

Priorizar tarefas

Ainda que não seja uma verdade absoluta, o foco geralmente está ligado ao planejamento. Por isso, o ideal é que um Dev Full Stack reúna-se com o product manager a fim de organizar as tarefas por prioridade.

Isso fará com que ele possa produzir e, ao mesmo tempo, entregar a maior qualidade possível para o seu trabalho.

Diminuir distrações

As distrações são as principais responsáveis pela redução da qualidade do trabalho e, também, da produtividade. Então, principalmente para aquelas pessoas que trabalham em home office, a recomendação é se livrar delas.

Manter o celular longe e as notificações desativadas é um passo importante para conseguir desenvolver bem as atividades obrigatórias.

Acrescentar comentários

Por fim, para que a multitarefa não se torne algo negativo na vida de um Dev Full Stack, o ideal é selecionar uma das tarefas para se concentrar com mais afinco. Depois disso, é importante recolher feedbacks e adicionar comentários próprios para compreender se o desenvolvimento foi, ou não, proveitoso.

Ser um adepto do multitask não é nada fácil, mas com a concentração e a determinação necessárias, torna-se possível alcançar qualquer objetivo.

Quer saber mais sobre a rotina de um dev full stack? Não deixe de acompanhar a Buser!

--

--

Buser Brasil
Buser
Editor for

A Buser é uma plataforma que faz intermediação de viagens de ônibus, conectando pessoas interessadas em viajar e empresas de fretamento.