Por que agilidade de negócios agora?

Denise LGB
Business Agility Insights
4 min readNov 23, 2020
Photo by XPS on Unsplash

O mundo está mudando mais rápido do que nunca. A incerteza é uma variável constante no dia a dia das pessoas e das organizações. As organizações, por sua vez, desejam permanecer relevantes sob a perspectiva de seus clientes, funcionários e a sociedade. Os clientes estão altamente informados e suas expectativas são maiores do que nunca. Nas organizações, seus funcionários desejam transparência, autonomia e propósito.

A agilidade de negócios, por sua vez, pode ser definida como a capacidade e o desejo de uma organização em adaptar-se e evoluir para estar conectada ao propósito de seus clientes, tendo como ponto central desta evolução o constante alinhamento dos serviços oferecidos. A agilidade de negócios permeia tudo que fazemos, nossas prioridades e o que entregamos. Neste contexto, é necessário que as organizações tenham um modelo de atuação que fomente aspectos como os identificados na Figura 1.

Figura 1. Aspectos chave da agilidade de negócio

Se analisarmos os aspectos apresentados na Figura 1, podemos nos perguntar: O que realmente mudou? Todos estes aspectos não eram importantes antes? Permanecem relevantes agora?

Sob minha perspectiva, as preocupações permanecem as mesmas, apesar de vivermos em contextos temporais distintos, porém, algumas variáveis fazem com que tenhamos que repensar e remodelar a maneira de observar cada um deles, e até mesmo a manera pela qual podem integrar-se. As varíaveis, que modificam a observação sob estes aspectos são o Contexto Complexo, a Percepcão e Interpretacão e a Conexão.

Temos que reconhecer que vivenciamos a complexidade em situações do nosso dia a dia e no das organizações. A complexidade é demonstrada através da grande incerteza, rapidez das mudanças, grande velocidade de geração e interpretação de dados para tomada de decisões, volume de conexões, entre outros. O contexto complexo requer a identificação de hipóteses e a experimentação. Nestes contextos não há resposta pronta, nem mesmo especialistas ou melhores práticas podem garantir um resultado bem sucedido. Ciclos curtos de iteração, que permitam aprendizado a partir da experimentação, da prática e da colaboração, facilitam a adaptabilidade e a resposta rápida às mudanças. A utilização da agilidade, adequada e adaptada a cada contexto, impulsiona este ciclo virtuoso. Pessoas e organizações dispostas a aprenderem com suas experiencias têm maiores chances êxito.

Grandes e rápidas mudanças vão requerer maior habilidade de percepção e interpretação do ambiente, para adaptar o negócio às novas necessidades e aos propósitos de seus clientes. Entender o propósito do cliente faz com que seja possível ajustar dinamicamente a estratégia e os objetivos de uma organização. O propósito do cliente conecta o propósito de uma organização, que por sua vez é derivado no propósito de suas estruturas internas, e consequentemente no das pessoas. Quando maior e mais profundo este alinhamento, maior o valor do produto ou serviço oferecido.

As organizações precisam repensar as suas estruturas tradicionais para evoluí-las em um organismo ou sistema único, fazendo com que todas as suas partes trabalhem de maneira integrada, para um propósito comum. Analisar e gerenciar dependências torna-se um tema fundamental. É importante também que estas estruturas contem com um sistema flexível e adaptável, ajustando-se ao contexto interno e externo no qual atuam. Entender como estas estruturas vão funcionar, através da definição de um modelo de trabalho que seja ajustado às necessidades de negócio é ponto chave. A comunição, em uma estrutura conectada, deve ter igual relevância para impulsionar a colaboração e a transparência.

Os modelos de trabalho que fomentam a agilidade, baseados na colaboração e em ciclos curtos, criam condições para um processo de feedback, aprendizado, e evolução contínua de suas práticas, criando abordagens emergentes.

Denise Lazzeri Gastaldo Bombonatti é Enterprise Agile Coach no Santander Espanha e Pensadora Visual. É integrante do grupo de agilidade de negócios do Business Agility Institute na Espanha. Atuou na transformação ágil de grandes organizações nacionais e internacionais. É palestrante em eventos de agilidade. Possui pos-PhD em Engenharia de Software, é professora e pesquisadora.

--

--

Denise LGB
Business Agility Insights

Enterprise Agile Coach no Santander Espanha. Atuou na transformação ágil de grandes organizações nacionais e internacionais. É professora e PhD em Eng. de Sw.