Não me mande seu currículo!

Leandro Jesus
Business Transformation
3 min readFeb 3, 2016

--

Como empresário, uma das coisas que mais me incomoda hoje é receber, todos os dias, diversos e-mails de pessoas solicitando emprego. E-mails do tipo “gostaria muito de trabalhar com vocês”, “envio meu currículo para apreciação”, “se houver alguma oportunidade estou à disposição” e por aí vai.

Se é o seu caso, desculpe a franqueza, mas isso não vai funcionar.

Veja, não é por maldade. Mas você possivelmente é um entre os milhares que estão por aí mandando currículos para as empresas. Inúmeros e-mails, a perder de vista. E-mails iguais, para vários destinatários, com o mesmo conteúdo. Tantos e-mails que as áreas de RH sequer conseguem processar.

Se você quer espaço para mostrar seu trabalho, fazer a diferença, vai aqui uma dica: saia dessa postura passiva de enviar currículo e esperar uma oportunidade.

O currículo convencional acabou, está obsoleto. Qualquer profissional que quer chamar atenção para suas virtudes precisa se mostrar de forma diferente. E não é com um documento padrão de 2 páginas que resuma suas qualificações que você conseguirá isso.

Aliás, hoje em dia os currículos são tão genéricos que todo mundo parece ser igual: “tenho formação em Administração”, “tenho MBA em Gerenciamento de Projetos”, “sou proativo e bom no relacionamento com pessoas”. Sinceramente, você e todos os seus concorrentes.

Estamos no mundo digital, em que tudo nos distrai e rouba atenção. Você tem alguns segundos para chamar a atenção de alguém, antes que esse alguém passe para o próximo assunto. Portanto, seja original.

Veja o exemplo da Luiza de BH. Um amigo dela criou o GIF animado abaixo, tentando valorizar seu perfil nas redes sociais. O post viralizou, conseguiu destacar suas características de uma forma simples e bem-humorada. Prendeu a atenção. Ela foi chamada para oportunidades e recebeu propostas (o amigo criativo também, por sinal).

(http://revistagalileu.globo.com/blogs/buzz/noticia/2016/01/publicitario-cria-curriculo-em-gif-para-amiga.html)

E mais, no mundo de hoje, não se trata apenas de quais conhecimentos você tem, ou quais formações você possui. O que se espera é ATITUDE. Postura para correr atrás e se virar frente a qualquer desafio. Conhecimento está disponível no Google, é acessar e consumir quando precisar.

Todos os grandes profissionais que conheço são pessoas que se destacam pela atitude. Encontramos isso normalmente em quem trabalha por propósito, ama o que faz e não mede esforços para fazê-lo da melhor forma. E isso não se ensina em curso ou faculdade alguma.

Então, essa é uma mensagem direcionada para você que está buscando emprego. Saia do lugar comum e busque ser diferente. Assuma uma postura empreendedora, arrisque-se, engaje-se em algo em que possa se destacar e ganhe visibilidade com isso. Está cheio de espaço aí para pessoas assim.

Quando isso der certo, pode ter certeza, você não vai mais precisar correr atrás das empresas. Pelo contrário, são elas que vão correr atrás de você. E aí você escolherá com qual empresa quer trabalhar. Ou escolherá não trabalhar com nenhuma delas e seguir seu próprio rumo (como autônomo, empresário, sei lá).

Portanto, não me procure para mandar seu currículo. Destaque-se e faça-me querer procurá-lo.

© Leandro Jesus, 03/02/2016

--

--