API

Filipe A.
BusOn & Market
Published in
2 min readAug 20, 2014

--

Hipótese: A quantidade de dados que podem ser utéis pelo usuário, não é suficiente para motivá-lo.

Solução: Criar uma aplicação que inserisse dados automaticamente de ônibus que tivessem suas posições publicadas.

Como poucos usuários estavam obtendo informações que podessem ajudá-lo, levantamos uma hipótese que os usuários não se sentiam motivados para colaborar. A partir de então, decidimos abrir a estrutura do BusOn, para permitir que aplicações fossem criadas utilizando os dados do BusOn. Para isso, criamos uma API que permite inserir a posição das linhas de ônibus, e recebê-las.

Com a API criada, criamos uma aplicação em Python que extrai a localização dos ônibus de São Paulo através da API da SPTrans, e insere no banco de dados do BusOn através da própria API. Tanto o Rio de Janeiro, como São Paulo possuem os dados de posicionamento aberto, mas na época do desenvolvimento os dados de São Paulo eram mais estáveis, justificando sua escolha.

Com isso conseguimos aumentar a quantidade de informações vistas pelos nossos usuários. Apesar de ter motivado os usuários que já contribuíam na cidade de São Paulo, isso não aumentou a quantidade de usuários ativos. Por ser um servidor simples, nossa aplicação estava exigindo bastante do banco de dados para ter as informações sempre recentes, o que nos levou a desativá-la

--

--